top of page

ESTILO NÁUTICO: Da praia para sua casa

O estilo Navy começou a ser utilizado nas casas próximas ao litoral na Califórnia, Estados Unidos. Costuma ser associado a uma atmosfera litorânea por trazer um ar fresquinho e agradável, como se você estivesse sempre de férias!



Entretanto, engana-se quem acha que o estilo só pode ser usado em casas do litoral e no verão, você pode traze-lo para qualquer ambiente e em qualquer estação do ano! Ele ainda pode ser combinado com estilos mais urbanos e contemporâneos, pois seus elementos são simples e bastante característicos.


O navy pode ser aplicado em qualquer ambientes, inclusive banheiros e cozinhas!

Então vamos falar um pouco dos aspectos desse estilo?


Já podemos supor que o navy, também conhecido como náutico, traz todos os elementos relacionados ao mar e à praia não é mesmo? Mas é exatamente isso! Começando pelas cores, são muito usados azuis marinhos, branco e vermelho para compor o ambiente.


Podem ser utilizados tons pastéis como bejes e areia para usar de base em ambientes em que não se deseja ter muito contraste. E se seu desejo for combinar o náutico com algum outro estilo que você tenha em seus ambientes, toques de azul marinho e vermelho são ideais!


Podemos notar a presença de tons pastéis, vários tons de azul e o vermelho para compor a sala.


Quanto aos móveis, são bastante utilizados aqueles de aspecto mais rústico, com muita madeira a mostra. Fibras naturais em vime também são indispensáveis e podem aparecer em cestos, baús e até sofás, mesas e poltronas.



Como já era esperado, as estampas estão muito presentes na decoração, aparecendo em tapetes, almofadas, estofados, cortinas, roupa de cama e até papeis de parede! O listrado em azul e branco é imprescindível e um dos elementos mais característico do estilo.


Também podemos trazer estampas como o Chevron e combinar com as cores náuticas. É um excelente toque de contemporaneidade no seu design navy!


Os móveis rústicos trazem aconchego e a sensação de casa de veraneio.




E por falar em estampa, os tecidos também são característicos! São utilizadas fibras naturais e principalmente muito linho. As jutas são bastante utilizadas em detalhes para dar mais vida a composição.


Os objetos de decoração costumam ser, juntamente com o uso de cores, os mais simbólicos. Âncoras são muito usadas como objetos de decoração, assim como todos os elementos que lembram de praia e mar! Temos muitos peixinhos, estrelas do mar, boias, pratos pintados nas paredes, lemes e vários outros elementos! A imaginação é o limite.



O estilo navy também é uma ótima ideia para decoração de quartos infantis, com vários elementos que vão divertir e estimular os pequenos.



Se você quer elementos mais discretos para composição, um vaso em fibra natural de flores de cores vivas (girassóis são uma boa pedida) já trazem aquele ar de férias, praia e tranquilidade. Elementos em tons de areia em um ambiente mais neutro também ajudam a trazer esse clima.


Para cômodos como quartos e salas de estar pode-se usar velas longas para iluminar cantos específicos a noite.




Você ainda pode acrescentar esse estilo nos seus ambientes quando chegar o verão! É só apostar em peças e objetos de decoração como tapetes, almofadas, quadros e colchas que podem ser facilmente trocados uma vez que o verão for embora.


Quer saber mais como utilizar o estilo navy? Separamos algumas imagens para você se inspirar!


Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Gostou do post de hoje? Curta, comente e compartilhe!


Não esqueça de deixar um like na nossa página do Facebook e nos seguir no Instagram! Sempre temos novidades e inspiração e você não vai querer perder, não é?




POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page