top of page

DANDO ACABAMENTO: Rodapé

Acompanhando as postagens nas redes sociais durante a última semana, nossa equipe pode perceber que há muitas dúvidas sobre o uso de alguns tipos de acabamentos.


Como parte da nossa missão é inspirar e informar, o HOC Arquitetura preparou para esse post uma seleção de dicas práticas sobre RODAPÉ!



Para muitos pode parecer uma bobagem dedicar um post inteiramente a isso, mas a verdade é que até mesmo esse elemento prático e também decorativo merece o holofote!



CURIOSIDADES SOBRE O RODAPÉ


Afinal, o que é e para que serve o rodapé??


Ele é um acabamento que costuma ter de 5 a 7 cm e é posicionado no começo da parede, logo onde ela deveria se encontrar com o piso. Sua principal função é proteger a parede de água, choques e o acumulo de sujeira das quinas. E, é claro, dar um ar mais acabado ao ambiente! Pode ser utilizado em áreas internas, externas e inclusive em áreas molhadas.


A sua cor costuma acompanhar a tonalidade do piso, de forma discreta. Mas não existem regras! Você pode encontrar rodapés muito expressivos que fazem parte da decoração e são um toque a mais na decoração.




Em ambientes amplos é possível ainda que o rodapé atinja até 12, 15 ou 20 cm! Existem também um rodapé chamado boiserie, que são rodapés que podem chegar até mais ou menos o meio da parede, que podem ter recortes e enquadros, e trazem muita sofisticação ao conjunto.


Ele pode ser acompanhado também de balizadores (pequenas luminárias) se houver altura suficiente.


A escolha do melhor material e cor para o rodapé deve ser feita de forma cuidadosa, pois existem diversas opções no mercado e tudo depende das suas necessidades em cada cômodo!


E um ambiente em que o rodapé estará em contato com muita água, sujeira e choques irá danificar um material que não seja próprio para isso, enquanto em um ambiente em que o desgaste é menor, pode-se escolher um material mais leve e mais barato.


Procure sempre a orientação de um profissional para fazer a melhor escolha para sua casa ou comércio!



RODAPÉ DE CERÂMICA E PORCELANATO



Alinhamento é muito importante no caso do acabamento de pisos frios. Muitas vezes, tentando evitar despesas e desperdícios de material, os azulejistas e clientes optam por utilizar as sobras dos recortes mesmo que essa não tenha o tamanho ou a padronagem que dá sequencia ao piso.


Essa economia raramente compensa, pois o dinheiro salvo não é tão significativo, mas o resultado pode ser muito ruim.


Certifique-se de que o profissional contratado para a instalação está trabalhando para entregar o melhor resultado possível!


Contratar um arquiteto para gerenciar a obra pode assegurar que o serviço seja executado como se deve e diminuir a sua dor de cabeça durante a reforma.



RODAPÉ DE CIMENTO



Também usado no acabamento de pisos frios como cerâmicas, porcelanatos e cimentícios, o rodapé de cimento é pré fabricado, mas sua instalação é considerada obra. Fatores como durabilidade, versatilidade e personalização são os pontos forte aqui.


RODAPÉ DE PISO LAMINADO


Existem sempre opções que combinam o mesmo padrão e cor para o piso e todos os seus acabamentos, se for comprar e instalar sozinho, informe-se. As vezes contratar uma empresa especializada tem melhor custo-benefício.


RODAPÉ BRANCO



Em MDF ou em gesso, esse tem sido o favorito atualmente quando o assunto é design de interiores. Sinônimo de sofisticação e bom gosto, não é preciso fazer par entre o piso e o rodapé.


Destaque e evidencie essa moldura da sua casa!



Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page