top of page

DANDO ACABAMENTO: O VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PISOS!

Seja na entrega das chaves, com o apartamento inteiro no contrapiso, ou ao entrar na casa que você já mora a mais tempo do que pode se lembrar, a pergunta é a mesma: “E agora?”


Bem, é tempo de mudar e cedo ou tarde chegará a hora de escolher o piso!


Não sabe por onde começar? Calma!

Piso cerâmico estampado com padrão geométrico finaliza a decoração

dessa cozinha moderna e clean com um toque de cor amarela.

Para que não haja arrependimentos ao fazer a escolha, que geralmente é baseada principalmente no preço, o HOC Arquitetura preparou uma SÉRIE de posts que vão te ajudar a escolher a melhor opção de piso para que você fique satisfeito com o resultado em cada canto da sua casa!


A primeira e talvez mais importante informação sobre qualquer piso é: o revestimento do piso é um investimento no seu imóvel!


Piso de madeira em taco no padrão Chevron, sofisticação e estilo clássico.


Então vamos começar a conversa por onde mais interessa: o bolso.


01


Embora muitos tenham uma cultura de que “gastar dinheiro” é sempre ruim, você deve entender que investir valor na sua casa não é jogar dinheiro fora. Você está aplicando dinheiro em conforto, segurança e qualidade de vida para sua família.


Você precisa se lembrar que a instalação desses revestimentos é algo que não se faz com tanta frequência. Ainda que seu piso não dure para a eternidade, é importante que ele seja durável e adequado para o uso que você quer dar ao seu espaço. Esses são os aspectos que devem te influenciar na escolha muito mais do que o custo.


Não estou dizendo com isso que a questão financeira é menos importante! Mas é preciso que o piso uma vez escolhido, atenda às suas necessidades, seja qual for o material e o tipo de instalação, certo?


Piso em resina epóxi ou também conhecido como porcelanato líquido,

seu efeito reflexivo e brilhante dão a ideia de limpeza.


O que nos leva a outra questão importante: a instalação.


02


Pode até não parecer, mas a não é apenas a qualidade e marca do piso escolhido que determina as chances de problemas futuros ou não. Todos queremos uma instalação impecável, afinal, contratamos alguém para fazê-lo.


Mas uma verdade deve ser dita: um serviço impecável não pode ser feito com qualquer material e nem por qualquer pessoa.


Se você deseja um piso instalado com um padrão de qualidade diferenciado é preciso ter muita cautela ao fazer essa contratação do instalador!


Busque sempre por indicações de profissionais que já trabalharam para as pessoas que você confia! E se for o caso de buscar esse tipo de serviço online, busque por avaliações e comentários de quem já contratou.


Além disso, converse bastante com esse profissional ou empresa, sejam indicados ou achados no Google, conhecê-los vai te dar mais confiança na hora de acertar os detalhes e todo o processo poderá ser mais fácil se houver harmonia entre vocês na hora da execução do serviço.


De qualquer forma, é preciso que a mão de obra seja conhecedora ou até mesmo especializada na instalação do tipo de piso escolhido por você.


Piso vinílico, achou que era madeira?

Cozinha decorada e funcional.


Logo, é importante entender o principal: o tipo de revestimento do piso.


03


Como você já deve saber, cada tipo de piso apresenta seus prós e contras.


Para escolher é necessário pensar em vários aspectos como: a praticidade da limpeza, o conforto térmico e acústico, durabilidade, segurança e beleza!


Há também que se considerar o tipo de instalação, nível de especialização da mão de obra, custo, o nível de obra, quebradeira e dor de cabeça envolvidos.


No mercado são várias as opções de revestimento, cada uma com suas vantagens e indicações específicas. Há dois tipos principais de pisos: frio e “quente”. Entenda que essa diferença nada tem a ver com instalar ou não um aquecimento para pisos!


Porcelanato é muito sofisticado e tem um acabamento incrível.


Os pisos frios seriam os cerâmicos, porcelanatos, resina de porcelanato líquido e cimentícios. Já o que podemos entender por pisos quentes são: madeira (tábua ou taco), laminados, vinílicos e carpetes.


No que diz respeito aos tipos de revestimento, atualmente existem alguns favoritos entre os consumidores! Revestimentos de madeira (tábua ou taco) não tem sido uma opção tão popular devido ao valor e à sustentabilidade (infelizmente há poucas empresas idôneas e responsáveis social e ecologicamente), e os carpetes têm caído em desuso, afinal estamos em um pais tropical.


Entre outros tipos de piso comentados, surgem muitas dúvidas na hora de escolher entre laminados x vinílicos, cerâmico x porcelanato e resina epóxi ou porcelanato líquido x cimentício. Na hora de optar por um dentre eles, é preciso conhecê-los bem e compreender suas diferenças para tomar uma decisão mais assertiva para sua casa!


Piso cimentício é ótimo para acentuar ainda mais os estilos industrial e moderno!


É por isso que o HOC Arquitetura preparou essa série de posts!


Nas próximas 3 semanas, os nossos posts práticos iram explicar e comparar os tipos de piso, explicando do que são feitos, como é sua instalação, limpeza, conservação, enfim, seus prós e contras para ajudar você a escolher a melhor opção para a sua casa dos sonhos!


Você precisa de mais ajuda? A nossa equipe pode te auxiliar na reforma e transformação da sua casa! Fale conosco e saiba mais.


Piso laminado. Conforto, sofisticação e ótimo custo benefício.


Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page