5 DICAS PARA UTILIZAR CORES NOS ESPAÇOS

Muitas vezes quando as pessoas decidem decorar ou redecorar o ambiente de suas casas, elas acabam caindo, por receio, no mito que diz: “com cor neutra não tem erro” ou “cor neutra não enjoa”.
A verdade é que com cor neutra tem erro e enjoa sim!
Como já dito em outro post, os ambientes da casa são uma forma de expressão de quem você é. Você é uma pessoa de cores neutras?
Hoje em dia as pessoas têm acesso a inúmeras imagens de referência vindas de revistas, televisão e redes sociais e elas são realmente muito bonitas. Entretanto, as referências devem ser usadas como são denominadas, como referências. O intuito é adaptar essas imagens a quem você é, ao que você quer transmitir, às suas necessidades e as do próprio ambiente.
Se o neutro não combina com você e seu desejo é ousar um pouquinho mais nos ambientes, mas não sabe como, separamos algumas dicas!
Usando a roda de cores a seu favor

Retirado de: cdn3.limaonagua.com.br/wp-content/uploads/2014/11/roda-das-cores
Roda cromática básica.
A roda cromática básica é composta por cores primárias (vermelho, amarelo e azul), cores secundárias (resultado da mistura das cores primárias) e cores terciárias (resultado da mistura das cores primárias e secundárias). Ela também pode ser ampliada para agrupar um número infindável de cores.
Para o design de interiores, podemos usar as combinações da roda cromática para gerar ambientes harmônicos, sem errarmos na composição.
As pessoas que querem um pouco mais de cores nos ambientes podem utilizar mais de uma cor, escolhendo entre cores análogas ou cores complementares dependendo do que elas querem trazer para o ambiente.
CORES COMPLEMENTARES
CORES ANÁLOGAS
Cor tem temperatura?
Todo mundo já deve ter ouvido que determinada cor é quente ou fria. Essa expressão corresponde ao lugar que a cor ocupa na roda das cores. Cores mais vibrantes como o vermelho, o laranja e o amarelo são classificadas como cores quentes, enquanto cores opostas como o azul, o roxo e o verde são consideradas cores frias.
A utilização dessas cores não tem relação somente ao que você quer trazer para o ambiente, mas é importante analisar o espaço em que essas cores serão aplicadas. Espaços muito pequenos com cores quentes podem dar uma sensação claustrofóbica, enquanto o contrário, espaços grandes com cores frias, tendem a dar uma sensação de espaço vazio.

Ambiente claustrofóbico

Ambiente vazio com cores frias
Toques de cor
Se seu desejo é complementar um ambiente com um pouco mais de vida, você pode utilizar cores de formas pontuais em almofadas, tapetes, estofados e objetos de decoração. Podem parecer itens pequenos, mas são capazes de dar outra cara ao ambiente, deixando o espaço mais vibrante e acolhedor.
Paletas e mais paletas
Sempre que você vai pensar na composição de algum ambiente, organização também é importante !! Montar uma palheta de cores usando os materiais e cores chaves pode garantir a harmonia das suas ideias.
Afinal de contas, existem milhares de tons de madeira, tijolo ou pisos cerâmicos que interferem no conjunto final.