top of page

5 DICAS PARA UTILIZAR CORES NOS ESPAÇOS




Muitas vezes quando as pessoas decidem decorar ou redecorar o ambiente de suas casas, elas acabam caindo, por receio, no mito que diz: “com cor neutra não tem erro” ou “cor neutra não enjoa”.


A verdade é que com cor neutra tem erro e enjoa sim!


Como já dito em outro post, os ambientes da casa são uma forma de expressão de quem você é. Você é uma pessoa de cores neutras?


Hoje em dia as pessoas têm acesso a inúmeras imagens de referência vindas de revistas, televisão e redes sociais e elas são realmente muito bonitas. Entretanto, as referências devem ser usadas como são denominadas, como referências. O intuito é adaptar essas imagens a quem você é, ao que você quer transmitir, às suas necessidades e as do próprio ambiente.


Se o neutro não combina com você e seu desejo é ousar um pouquinho mais nos ambientes, mas não sabe como, separamos algumas dicas!


Usando a roda de cores a seu favor



Retirado de: cdn3.limaonagua.com.br/wp-content/uploads/2014/11/roda-das-cores

Roda cromática básica.


A roda cromática básica é composta por cores primárias (vermelho, amarelo e azul), cores secundárias (resultado da mistura das cores primárias) e cores terciárias (resultado da mistura das cores primárias e secundárias). Ela também pode ser ampliada para agrupar um número infindável de cores.


Para o design de interiores, podemos usar as combinações da roda cromática para gerar ambientes harmônicos, sem errarmos na composição.


As pessoas que querem um pouco mais de cores nos ambientes podem utilizar mais de uma cor, escolhendo entre cores análogas ou cores complementares dependendo do que elas querem trazer para o ambiente.



CORES COMPLEMENTARES


CORES ANÁLOGAS

Cor tem temperatura?


Todo mundo já deve ter ouvido que determinada cor é quente ou fria. Essa expressão corresponde ao lugar que a cor ocupa na roda das cores. Cores mais vibrantes como o vermelho, o laranja e o amarelo são classificadas como cores quentes, enquanto cores opostas como o azul, o roxo e o verde são consideradas cores frias.


A utilização dessas cores não tem relação somente ao que você quer trazer para o ambiente, mas é importante analisar o espaço em que essas cores serão aplicadas. Espaços muito pequenos com cores quentes podem dar uma sensação claustrofóbica, enquanto o contrário, espaços grandes com cores frias, tendem a dar uma sensação de espaço vazio.


Ambiente claustrofóbico

Ambiente vazio com cores frias

Toques de cor


Se seu desejo é complementar um ambiente com um pouco mais de vida, você pode utilizar cores de formas pontuais em almofadas, tapetes, estofados e objetos de decoração. Podem parecer itens pequenos, mas são capazes de dar outra cara ao ambiente, deixando o espaço mais vibrante e acolhedor.



Paletas e mais paletas


Sempre que você vai pensar na composição de algum ambiente, organização também é importante !! Montar uma palheta de cores usando os materiais e cores chaves pode garantir a harmonia das suas ideias.


Afinal de contas, existem milhares de tons de madeira, tijolo ou pisos cerâmicos que interferem no conjunto final.


Outro aspecto importante para se ter em mente são as estampas. Muitas vezes não se percebe a quantidade de cores presentes em uma estampa, prestando atenção apenas na predominante. Cores secundárias também podem criar um desajuste no resultado final já que pode destoar de outros objetos usados como destaque na decoração.


Retirado de: decora GNT

Exemplo de composição de paleta de materiais.

Retirado de: Decora GNT

Exemplo de paleta de cores e materiais.


Então eu não posso usar tons neutros para dar vida ao ambiente?


Você pode! Uma boa combinação de tons neutros, utilizando uma escala maior de claros e escuros podem dar muita personalidade a ambientes, sem cair na monotonia. O segredo é saber onde investir nos contrastes.


Não misturar a gama de cores também é outra dica importante. Acredita-se que por serem tons neutros, todos eles combinam entre si, mas não é bem assim. Cinzas e beges não funcionam muito bem em qualquer ambiente, por exemplo.






Esperamos que as dicas ajudem e incentivem vocês a se aventurarem no mundo das cores.


NÃO SE ESQUEÇA: O ambiente ideal é aquele que traduz sua personalidade, seus gostos e principalmente, é o ambiente no qual vocês se sentem bem.


Toda quinta-feira, trazemos um POST PRÁTICO como este com várias dicas de decoração para deixar seus espaços cada vez mais com a sua cara.




ME COLORE QUE EU TO BEGE !


Retirado de: br.pinterest.com/pin/823244006857122439/



Gostou?


Então curta, compartilhe e deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.





Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page