top of page

5+ Dicas de alternativas para tijolinho para todo gosto e bolso



“ O tijolo é um dos materiais mais adaptáveis e versáteis que existem, [...] em qualquer estilo que você quiser usá-lo, ele será a escolha certa! ”


Como vocês puderam ler no IT POST “ Tijolinho por tijolinho ”, dessa segunda-feira (28/09/2017), o tijolo aparente tem se tornado praticamente um protagonista quando o assunto é revestimento, adequando-se aos mais diversos estilos de decoração de interiores, sejam rústicos ou contemporâneos.


Primeiro aspecto importante sobre o uso desse material: a estética da junta! SIM, JUNTA! Sabe aquela massinha entre os tijolos? Então... Temos três opções de juntas:


JUNTA CHEIA


A argamassa entre os tijolos preenchem completamente a profundidade da peça, deixando toda a parede num mesmo nível, sem reentrâncias.



JUNTA FRISADA


A argamassa preenchem parcialmente a profundidade dos tijolos, deixando a textura segmentada tradicional dos tijolinhos, cheio de reentrâncias!



JUNTA SECA


Aplicação dos tijolinhos sem junta aparente, ou seja, a argamassa é aplicada entre o revestimento e a superfície base.



Entretando, apesar da versatilidade desse material, muitos devem estar pensando:

“AH! Mas custa caro! AH! Mas dá trabalho pra instalar! AH! Mas tem que ser feito por um profissional especializado! AH! Mas faz sujeira! AH! Mais dor de cabeça!”


CERTO ?? NÃÃÃÃO !!


Apesar de o HOC Arquitetura apoiar sempre a contratação de uma mão de obra instruida, experiente, competente e até mesmo especializada em alguns casos; reunimos aqui diversas dicas e alternativas para quem quer usar tijolinho de tudo quanto é jeito!


TIJOLINHO I : PINTANDO


Como ilustrado nas imagens, você tem duas alternativas: ou você cria o stencil/carimbo para criar o padrão; ou você define o padrão, com a ajuda de MUITA fita adesiva, reguas e um nível.


De qualquer maneira, esse método não é muito indicado. Afinal, apesar de parecer bem simples, são grandes as chances de ficar torto, sujo e de o resultado final ficar muito aquém do desejado.




TIJOLINHO II : RECORTANDO E COLANDO


O reuso de materiais tais como caixas de papelão, ovo e até leite, na criação de revestimentos e objetos de decoração não é grande novidade!


Porém, novamente nos deparamos com um desafio anterior: encontrar disposição para terminar o que começamos, mantendo a qualidade!


Pode ficar muito bom, mas o resultado é sempre incerto! Dá trabalho transformar e dar novo uso às coisas!


Embora seja bem mais fácil lidar com um moldagem e recorte de papel do que com pintura, você deve pensar bem no que deseja como produto final!



TIJOLINHO III : RECORTANDO, COLANDO E ESCULPINDO


Mais uma vez: não se engane com o quão fácil isso parece!


Talvez a melhor das três opções até o momento, o recorte e a moldagem de peças de tijolinhos de isopor fica com um aspécto muito mais realista por ser tridimencional.


O resultado pode ser ótimo! Mas já aviso: prepare seu aspirador de pó! Vem sujeira por ai!


Essa opção não é muito indicada para casas com crianças e animais, pois se trata de um material frágil quanto ao desgaste! Cuidado também com móveis e objetos que possam raspar a superfície revestida, o que na hora da limpeza, também exige cautela.


TIJOLINHO IV : MOLDANDO


Moldar os tijolinhos com uma forma individual pode dar muito certo! O volume do molde e o material (argamessa ou gesso), ajudam a parecer mais realista!


Porém, o trabalho e os materiais a serem usados, nos fazem contestar o custo-benefício dessa empreitada!


Sujeira e qualidade estética do produto final, também devem ser consideradas.



TIJOLINHO V : MOLDANDO E ROLANDO


O uso de um rolo texturizador sobre uma superfície coberta com gesso pode parecer a melhor alternativa, afinal fica realista e é uma das aplicações mais limpas e certeiras! MAS... gera um grande desperdício de material, o que torna a opção cara.



TIJOLINHO VI : PLACA DE ISOPOR


Existem hoje no mercado placas prontas de isopor ou outros plásticos flexíveis e borrachas que parecem bem realistas.


Além disso, sua maior qualidade é a praticidade da instalação e reservabilidade, ótimo para decoração de espaços alugados ou ambientes temporários.


Entretanto, esse material não é muito fácil de achar e nem é muito acessível.


Não indicado para superfícies de contato com móveis, pois se trata de um material frágil quanto ao desgaste.



TIJOLINHO VII : PAPEL DE PAREDE


Talvez a mais prática e acessivel de todas as opções aqui listadas, o papel de parede de tijolinhos tem feito muito sucesso!


Apesar de se tratar de um revestimento chapado bidimensional, a qualidade da imagem dá a ilusão visual de tridimensionalidade.


Ótimo custo-benecífio e resultado! Fácil instalação! Pouca sujeira! SUCESSO!



TIJOLINHO VIII : PLACA DE CERÂMICA I


As placas de cerâmicas texturizadas podem ser uma alternativa mais prática e rápida. Podendo ser feitas em acabamento vitrificado brilho ou fosco, essas placas maiores com textura de tijolinho existem em diversas cores, em cerâmica ou até porcelanato.


Apesar de ter valores mais altos, tem bom custo-benefício, principalmente quando uma das preocupações com o ambiente é limpeza e a durabilidade.



TIJOLINHO IX : PLACA DE CERÂMICA II


As placas de cerâmicas únicas são a melhor alternativa para revestir no estilo tijolinho aparente. São pequenas placas com formato de tijolo único, mas que são bem mais finas e leves do que os tijolinhos maciços originais.


Também tem valores mais altos, mas bom custo-benefício. Necessita mão de obra especializada e não é uma aplicação tão limpa quanto outras alternativas comentadas.


Mas tem um resultado estético maravilhoso!



TIJOLINHO X: O ORIGINAL


O famoso tijolinho maciço já foi muito usado, mas atualmente é encontrado mais em construções antigas. Quando reformadas, as paredes de tijolinhos são deixadas aparentes após receber os devidos tratamentos, podendo se adequar a diversos estilos, mas ressaltando a idade e história do lugar.


Devido ao seu peso, ele é menos usado hoje como opção revestimento novo, principalmente quando em reformas de apartamentos. Mas vemos exemplos de sua utilização em novas divisões de construções térreas, seja em estabelecimentos comerciais ou residenciais, e mesmo em paredes estruturais de novas construções.



Um bom exemplo é o projeto do anexo da área gourmet no Sítio Recanto dos Manacas, realizado pelo IS Porcel Arquitetura.




Inspiração e informação são superimportantes!


Você pode encontrar todas as imagens e ainda mais na nossa pasta do Pinterest !!


CURTIU?


CURTA ! COMPARTILHE ! COMENTE ! No Facebook, Instagram, Pinterest !


Todas as semanas: IT POST na segunda-feira, POST PRÁTICO na quinta-feira!


Mande uma mensagem com a sua opinião e ajude-nos a melhorar SEMPRE!




Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page