MADEIRA: Descubra porque o Estilo Escandinavo está super em alta

"BATE NA MADEIRA !"

Tenho certeza que todo mundo já ouviu essa frase! É comum associarmos o fato de batermos na madeira com a proteção de más energias, mas esse material pode ser acrescentar muito mais aos seus cômodos do que um amuleto.


A madeira foi utilizada na arquitetura durante séculos como estrutura, revestimento e mobiliário. Ela pode ser aplicada em todos os ambientes sem restrições, inclusive em áreas externas desde que tratada adequadamente.


Utilização da madeira no piso, forro e mobiliário ao ar livre.



Uma de suas maiores atribuições é trazer a sensação de se estar em contato com a natureza, além de ser aconchegante e acolhedora nos ambientes internos.


A madeira ainda é muito empregada nos dias atuais, sendo usados como piso, esquadria, painéis de madeira super presente como revestimentos de parede, mobiliário e muitos outros usos. O único limite é a imaginação !!


Banheiro utiliza da textura da madeira para compor o piso, os painéis e a bancada criando um ambiente aconchegante e que remete a natureza.


Entretanto, a grande demanda de madeira tem sido um problema considerável incentivando a extração ilegal. Por essa razão, o ideal é obter madeira com o certificado de reflorestamento, adequadas para o uso na construção. Temos também a madeira de demolição proveniente do reaproveitamento de construções, sendo a peroba rosa a mais utilizada no Brasil nos dias de hoje.


Outra alternativa é o uso do bambu. Muito resistente, tem uma versatilidade grande, podendo ser usado em painéis, moveis e objetos de decoração.


Divisória em bambu. Ótima alternativa para o uso da madeira.


Madeira de demolição utilizada como revestimento.



Podemos encontrar no mercado madeiras não nobres envelhecidas através de processos químicos. Essas madeiras geralmente não são consideradas nobres, mas acabam com o mesmo aspecto por um preço mais acessível.


A madeira pode ser classificada como componente essencial em vários estilos arquitetônicos. Presente de leste a oeste, podemos enquadra-la no estilo rústico, escandinavo, industrial, oriental, contemporâneo, entre vários outros.


Vamos falar um pouco do estilo escandinavo que está SUPER EM ALTA!!


Primeiramente, onde é essa tal Escandinávia ??


A Escandinávia é uma região da Europa Setentrional que engloba a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Esses três países formam a Península Escandinávia, considerada o núcleo principal, mas podemos incluir a Finlândia, as ilhas Feroe e a Islândia para formar a Fino-Escandinávia.


Essa é a terra de origem do povo germânico e dos Vikings e é cortada ao meio pelo Círculo Polar Ártico, ou seja, as temperaturas podem chegar a -15ºC no inverno e a apenas 22ºC no verão!



E O QUE ISSO TEM A VER COM ARQUITETURA??


Um dos maiores arquitetos modernista era finlandês. Ganhador do Pritzker, Alvar Aalto combinou a arquitetura modernista com o sistema construtivo e a experiência escandinava para criar obras que exploram a textura dos materiais e a relação da paisagem natural com o construído.


Devido a sua forte ligação com sua cultura, o interior de suas obras sempre foi bastante expressiva. A utilização do branco nas paredes e uma grande presença da madeira e do tijolinho criam um ambiente clean e ao mesmo tempo aconchegante.


Sua interação com a arquitetura não se limitou apenas aos edifícios, tendo ele projetado vários móveis em madeira com um aspecto mais modernista. De novo, uma interligação entre o movimento moderno e suas origens.


Cadeira desenhada por Alvar Aalto.



E como aplicar o estilo em nossas casas ?


Primeiro, precisamos entender seus aspectos.


O design escandinavo se caracteriza por ser simples, básicos, sem muitos objetos de decoração e explora uma paleta de cores neutras, principalmente com o branco. Há pequenos toques de cor pontuais em plantas ou nas madeiras, que deixam o ambiente mais confortável e aconchegante.


Como os dias no inverno lá podem ser muito curtos, o branco é a cor predominante. Paredes, esquadrias e até mesmo alguns móveis! O intuito é potencializar a iluminação durante as poucas horas de luz natural que eles podem usufruir. Levando em conta este fim, os cômodos costumam ter grandes janelas e cortinas finas.


Sala com cores pontuais com plantas e madeira, tendo o branco como base, e grandes janelas com cortinas finas caraterizam o estilo.

Cozinha em estilo escandinavo utilizando a madeira pontualmente para deixar o ambiente aconchegante.



As demais cores da paleta vão de bejes, marrons, cinzas e até mesmo preto, que em contraste com o branco da vida ao local. A madeira chega para complementação. Pode ser utilizada no piso, em mesas, na estruturação de poltronas e sofás, em armários ou qualquer outra peça de mobília.


O estilo não permite muitos adornos e objetos de decoração, atendo-se ao essencial para deixar o ambiente confortável. Plantas são sempre bem-vindas para quebrar um pouco da frieza do branco.


As plantas e as cores dos materiais trazem vida à sala.


Os tecidos geralmente são naturais como o couro, o linho, o algodão e as peles. É possível explorar o uso de padrões simples como ziguezagues ou formas geométricas em preto e branco para dar um certo dinamismo ao ambiente.


Os móveis são compostos por linhas retas e tem um ar mais retro. São clean, sem muitos adornos e com poucas curvas, muitas vezes em madeira. Luminárias estão muito presentes e podem ser muito simples, como uma lâmpada pendurada e um fio apenas.


Pode-se ainda ousar um pouco mais e acrescentar toques de cor (Veja como fazer isso aqui) em lugares estratégicos do ambiente, dando mais vida sem perder as características principais do estilo.


Exemplo do uso de padrões na decoração escandinava.


Pequenos toques de cor em ambientes de estilo escandinavo. Você sempre pode deixar o ambiente um pouco mais com a sua cara !



É importante lembrar que vivemos em um país tropical com abundância de luz natural e calor. A utilização de grandes janelas deve ser feita de forma consciente e protegida para garantir o maior conforto térmico do ambiente.


Existem mil outras formas de utilizarmos a madeira nos cômodos! Separamos alguns exemplos para vocês se inspirarem:


Você pode encontrar todas as nossas imagens no Pinterest.


Gostou? Não esqueça de curtir, compartilhar e deixar a sua opinião! Podem deixar um like na nossa página do face para saber das novidades ou seguir-nos no Instagram.


Quer ainda mais? Se inscreva na nossa página !! Você terá acesso a pins exclusivos separados para você se inspirar ainda mais!


Quinta-feira falaremos ainda mais sobre a madeira, como escolher e como utilizá-la no nosso POST PRÁTICO! NÃO PERCA!


Está inspirado ? Vamos por em prática juntos ? Acesse para saber como podemo te ajudar !



Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS