5+ Dicas de como usar madeira nos seus ambientes



Madeira é um dos materiais naturais mais usados no mundo para construção e decoração!


Além de existir em grande quantidade, grande diversidade e ser uma fonte “renovável”, pode ser totalmente reaproveitada, sendo transformada, reutilizada e consumida de forma quase 100% limpa.


Versatilidade da madeira no ambiente. Podemos ver ela sendo utilizada nos móveis, como revestimento de parede, bancada e até mesmo na luminária.


Sustentabilidade e consumo consciente são muito importantes hoje em dia!


Porém, quando o assunto é o uso da madeira na decoração (especialmente no piso), as questões ambientais cedem lugar para outros questionamentos:


“ AH! MAS NÃO É MUITO CARO? ”


É sempre importante pensar em termos de investimento quando se trata da sua casa. Custo-benefício é sempre algo que deve ser levado em consideração, bem como as suas prioridades!


Então, por favor, responda:


COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ VÊ AS PESSOAS TROCANDO O REVESTIMENTO DO PISO DE SUAS CASAS?


Pois bem, vamos começar do começo: O PISO!


Separação de ambientes pela mudança de piso. A madeira, assim como a parede lousa complementam e dão vida a uma cozinha simples.



MADEIRA MACIÇA


Não é raro nas cidades das regiões Sudeste e Sul do país, encontrar apartamentos e casas antigas com um assoalho original de madeira maciça, geralmente danificados e cobertos por grossas camadas de cera.


Apesar de ser lastimável o estado em que muitas vezes o encontramos, isso só faz reafirmar a sua durabilidade e qualidade! Por esse motivo, cada dia existem mais opções de tratamentos especializados na recuperação desses pisos.


Mas não pense por isso que madeira maciça é algo ultrapassado!


Cozinha com piso antigo em madeira maciça. É possível integra-lo a um ambiente mais contemporâneo e despojado.



TÁBUA CORRIDA


Os pisos em tábua corrida são sinônimo de elegância e sofisticação! Além terem brilho e cores inigualáveis, a pouca quantidade de juntas ajuda a ampliar a sensação de continuidade e fluidez. Também por isso é muito indicado para ser aplicado em ambientes amplos.


Deve ser levado em consideração o uso e o fluxo dos ambientes, pois este material é conhecido por riscar facilmente, logo não é indicado para casas com animais de estimação. Infelizmente, seu valor tende a ser muito superior aos demais tipos de piso em madeira.


Mais uma vez a madeira divide o espaço e cria outro ambiente. Sua tonalidade contrasta bem com a parede preta e complementa o mobiliário. É válido lembrar que você pode encontrar tabuas em diversos comprimentos e larguras.


Sala em estilo rústico, as tabuas de madeira e a textura da parede criam um cenário rústico e acolhedor que o mobiliário completa.


TACO


O taco nada mais é do que pequenos módulos retangulares de madeira maciça, instalados segundo padronagens diversas para criar uma superfície lisa!


Também devemos considerar aqui o uso e fluxo do ambiente para conservação de riscos, mas este pode ter um valor um pouco mais acessível!



PARQUET


Quem nunca se deparou pelo menos uma vez com um chão de madeira cheio de padrões e desenhos? Pois é! Chama-se PARQUET as composições feitas com tacos dos mais variado tamanhos e cores! Temos a famosa “escama de peixe” e o “jogo da velha”, entre outros exemplos que separamos para vocês:



LAMINADO


Há quem pergunte se laminado é madeira mesmo. Esclarecendo, o próprio nome diz: laminado nada mais é do que uma lâmina de madeira mais nobre colada a uma base de madeira menos nobre filetada ou compensada!


Tudo é madeira do mesmo jeito! O que varia é a qualidade da madeira tanto da lâmina quanto da base, a espessura da lâmina, o valor (obviamente proporcional à quantidade de madeira nobre) e os tipos de instalação.


Sala com piso laminado e estilo escandinavo.


LAMINADO COLADO


O laminado colado, também conhecido como carpete de madeira, foi muito utilizado a partir de meados dos anos 80, como uma das opções mais baratas e rápidas aos tradicionais pisos de madeira maciça.


Hoje em dia, devido à grande variedade de preços e qualidade de pisos laminados, podemos perceber como o laminado colado não está entre os mais populares. Afinal, a sua instalação não é das mais práticas e rápidas, e não tem muita durabilidade.



LAMINADO ENCAIXADO


O laminado encaixado é aplicado pelo sistema de encaixe “macho-fêmea” que une as bases das peças e justapõe as lâminas da superfície lisa.


A tecnologia empregada para deixar o laminado cada vez mais resistente e durável tornaram esse tipo de piso uma ótima opção para todos os tipos de ambiente! É possível conferir as tabelas indicativas criadas pelos próprios fabricantes, como Eucatex e Duratex, que comentam qual linha é mais adequada para tal uso.



É natural, ao falamos de materiais, dar exemplos de alguns fornecedores idôneos e populares pela sua qualidade e profissionalismo. É importante saber quem se está contratando!


Afinal, como muito bem colocado no IT POST sobre MADEIRA, dessa segunda-feira (04/10/2017): “ o ideal é obter madeira com o certificado de reflorestamento, adequadas para o uso na construção. “


Mas há ainda outras formas de ser consciente e sustentável! O uso de madeira de demolição proveniente do reaproveitamento de construções ou madeiras não nobres envelhecidas através de processos químicos (mesmo aspecto por um preço mais acessível) também são ótimas alternativas!


Ambiente todo revestido com madeira de demolição



PAINEL DE MADEIRA


Quando se trata de painéis decorativos para parede, a madeira é um revestimento muito versátil para trazer aconchego às áreas de tevê, home theater e sala de jantar!

Normalmente de madeira maciça ou madeira de demolição tradicional ou genérica, esses painéis podem ser projetados para esconder fios dos aparelhos, ter nichos para apoiar e expor livros e objetos de decoração, ter iluminação embutida, entre outros detalhes.


Por conta da personalização desse tipo de projeto que procuram atender diferentes ambientes, diferentes clientes, diferentes necessidades e diferentes gostos; é preferível que se contrate um projetista e um marceneiro especializado nesse tipo instalação, que possa executar o projeto em colaboração com outros profissionais (pedreiro e eletricista, por exemplo) dependendo da complexidade.



MÓVEIS DE MADEIRA


A grande questão com o móveis de madeira é o acabamento!


Quando falamos de móveis de madeira maciça ou laminada compensada, sem revestimento ou pintura, devemos ter em mente o cuidado com a conservação!

Apesar de não parecer, a madeira é um material “macio” que fica marcado com facilidade, seja por risco ou água! Porta-copos e porta-trecos, podem ser ótimos aliados na conservação nos seus móveis.


Sofá em madeira compensada.


Armários e cadeiras em madeira.




SIM!! ÁGUA É UM DOS PIORES INIMIGOS DA MADEIRA! BEM COMO CUPINS!


ENTÃO! Tenha cuidado com seu piso, painel e móvel de madeira! Informe-se sobre como limpar essas superfícies e certifique-se de que tudo que entrar na sua casa foi devidamente tratado!


Armários geralmente são os maiores móveis de madeira em uma casa! Porém, convenhamos, esse é um assunto para um POST EXTRA inteirinho!!! Então AGUARDE que em breve ele estará postado aqui no nosso BLOG!


MOMENTO FAÇA VOCÊ MESMO!


São tantas as opções de móveis feitos a partir do reaproveitamento de pallets, caixotes e caixas de madeira que encontramos na internet atualmente, não é mesmo?


Além de ser uma alternativa barata, sustentável e criativa de decorar, existem diversos tutoriais que explicam como faze-los, de uma maneira fácil, rápida e divertida.


CRIATIVIDADE É ESSENCIAL!



Mas lembre-se: pense bem se esse tipo de móvel combina com seu estilo, personalidade e espaço!


Tendências são ótimas, desde que usadas a seu favor!!!



Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


VAMOS FALAR DE MATERIAIS!


TODA SEMANA UM NOVO MATERIAL,


IT POST na segunda-feira


POST PRÁTICO na quinta-feira!


CURTA ! COMPARTILHE ! COMENTE !


No Facebook e Instagram !


Mande uma mensagem com a sua opinião e ajude-nos a melhorar SEMPRE!

Está inspirado ? Vamos fazer juntos? Acesse e descubra como podemos te ajudar!



POSTS RELACIONADOS