AZULEJO: Descubra como usá-lo nos seus ambientes com o estilo Retrô

O azulejo é um dos materiais mais utilizados no design de interiores. Versáteis e impermeáveis devido ao seu revestimento em esmalte, eles são ideais para as áreas molhadas como cozinhas e banheiros. Mas eles não se limitam a essas áreas apenas, podendo ser um elemento de cor em qualquer ambiente!


Temos inúmeras estampas e cores disponíveis hoje que permitem que o azulejo seja utilizado nos mais diversos estilos e ambientes. E se você enjoou do azulejo e quer mudar? Ainda temos várias opções de adesivo para azulejo que mudam a cara do ambiente sem precisar de quebradeira.


Azulejos em tamanhos e formatos diferenciados formam desenhos únicos nos ambientes.


Quer dar outra cara ao ambiente? Que tal usar adesivos de azulejos para substituir um quadro por exemplo? Você também pode colar esses adesivos em cima de azulejos antigos dando outra estética para o ambiente.



É importante ressaltar que azulejo e ladrilho hidráulico são materiais diferentes! Os azulejos são peças decoradas, brilhantes, protegidas por esmaltes, tornando-o impermeável.


Já o ladrilho hidráulico é uma peça feita a partir da mistura de cimento e corantes, sem brilho e poroso. Por conta de sua porosidade, ele não é impermeável, necessitando de proteção após instalado pois sua tendência é manchar. Também necessita de uma manutenção a cada 15 dias com cera incolor líquida.


Ladrilho hidráulico utilizado na sala. Sabe aquela parede que precisa de um algo a mais? Que tal utilizar ladrilhos hidráulicos ao azulejos para decora-la?


Quando se trata do material, é importante lembrar que chamamos de azulejo o revestimento de parede, que não é resistente a grandes pressões (fluxo de pessoas e peso de móveis) podendo apresentar rachaduras. O material referente ao piso é encontrado como piso cerâmico e este é mais resistente e suporta as cargas necessárias.


Os azulejos fazem parte das nossas casas desde sempre, mas você nunca se perguntou de onde ele veio ou porque o utilizamos?


Vamos começar com um pouco de história!


Ele é encontrado desde a antiguidade, no Antigo Egito e na região da Mesopotâmia, se estendendo por uma ampla região devido à expansão Islâmica, adentrando o norte da África e o Mediterrâneo.


Porta de Ishtar na Babilônia datada de 575 a.C. revestida em azulejo.


Cerâmica encontrada na Mesopotâmia no século XIII a.C.



O oriente islâmico impulsionou a produção do revestimento com o uso da porcelana chinesa que era muito presente em centros artísticos devido à rota da seda.


Na Península Ibérica (Espanha e Portugal), os azulejos foram trazidos pelos mouros que invadiram o local entre o século XIII e XIV. Os artesões muçulmanos instalam suas manufaturas na Espanha e disseminam a técnica pelo país.


Entretanto, no século XVI, Portugal que já tinha experiência com a produção cerâmica abraça o revestimento e o incorpora na sua cultura. Não é de hoje que ouvimos falar dos azulejos portugueses não é mesmo? Eles são verdadeiras obras de arte, tendo padrões com formas geométricas, arabescos, florais ou cenas pintadas.


Capela das almas na cidade do Porto toda revestida em azulejos.


Exemplos de padrões de azulejos portugueses trazidos na época da colonização.



Os azulejos portugueses utilizam o azul como cor principal de seus desenhos devido à influência da combinação de cores das louças chinesas que foram descobertas durante as grandes navegações.


Sendo um país de colonização portuguesa, esse material passou a fazer parte da nossa cultura e das nossas casas.


Hoje em dia não nos limitamos somente ao português, podendo encontrar o revestimento em várias cores e tamanhos, e até mesmo imitando outros materiais como o tijolinho e a madeira. Por esta razão, ele pode se adequar a qualquer ambiente ao qual seja aplicado e tendências, além de criar novas como o azulejo de metro, muito popular para uma decoração com toques industriais.


O azulejo imitando madeira é uma ótima ideia para dar um ar mais rústico ao banheiro.


Azulejo estilo metrô em uma cozinha com ar industrial.



Uma outra tendência que abrange os azulejos é o estilo retro, perfeito para aqueles que gostam de ambientes com um pouco mais de cor e despojados. Podemos até mesmo utilizar o famoso português!


Mas o que é o estilo retro??


Chamamos de estilo retro ou vintage aquele que lembra a arquitetura dos anos 20 aos anos 60. Ela se caracteriza por resgatar elementos icônicos de variadas tendências do design de interiores.


Utilização do azulejo e do mobiliário para criar um visual retro.



Mas espere ai! Tem diferença entre retro e vintage!


A decoração vintage resgata elementos dos anos citados com móveis e materiais antigos restaurados (com pelo menos 20 anos) enquanto a decoração retro faz uma releitura do passado com elementos contemporâneos que adotam uma aparência antiga (um exemplo são as novas geladeiras em tons de amarelo e vermelho e design antigo).


Em ambos os estilos a paleta de cores depende bastante do período que você procura resgatar, mas uma coisa é certa: CORES! Desde uma paleta com tons pastéis e combinações de azul claro, rosa claro e turquesa até o amarelo, vermelho e preto! Todas as cores são válidas e podem trazer aquele aspecto nostálgico que o estilo promete.


Sala de estar em estilo retro. Combinação de várias cores complementares que deixam o ambiente mais dinâmico.


Sala de estar em estilo vintage. Reutilização de móveis antigos para compor o ambiente entre o antigo e o contemporâneo.




Essa tendência se reflete nos revestimentos de pisos e paredes, assim como móveis. Os azulejos costumam ser ideais, com padrões fortes e cores vibrantes (incluindo os portugueses, por que não?), podem ser usados em qualquer parte da casa como elemento de quebra da monotonia.


As cozinhas tendem a ser os ambientes preferidos para uma viagem no tempo! Os revestimentos cerâmicos completam o conjunto, sendo principalmente utilizados no revestimento entre os armários e a bancada. Outro aspecto interessante para cozinhas é o uso de piso em xadrez, eletrodomésticos coloridos e estofados vermelhos que remetem à hamburguerias dos anos 60.


Decoração do banheiro em azulejos portugueses remetem ao estilo retro sem deixar a elegância de lado.


Cozinhas em estilo anos 50.



Pode-se usar também a madeira e o tijolinho, principalmente pintados em branco, como revestimento.


Como já dito anteriormente, os móveis são característicos de outras épocas com a diferença do vintage ser um móvel antigo que foi restaurado ou reformado, e o retro são móveis novos com aparência antiga.


Mas não pense que os padrões e as estampas se limitam aos azulejos! Os tecidos também ganham todo tipo de estampas como as geométricas, poá e principalmente as florais.


Estofados florais e tapetes com padrões são característicos.





E quanto aos objetos de decoração? É onde você pode abusar da criatividade! Tudo é válido, desde fotos de família com molduras antigas até discos de vinil pendurados nas paredes.


É característico ter muitos objetos de decoração em prateleiras; quadros e pratos nas paredes; até mesmo os objetos do dia-a-dia podem ser usados como decoração como cestinhas de metal e latinhas para guardar alimentos.


Abajur estilizado.



É característicos encontrarmos uma parede preenchida por quadros e objetos de decoração.



Os estilos vintage e retro são os considerados mais livres, onde você pode expressar seus gostos e sua visão de mundo através de peças e revestimentos que lembrem de outros tempos.


Mas o azulejo para por aí? É claro que não! O azulejo é super versátil e pode ser usado onde você quiser e da forma que você quiser com um adendo de ser completamente impermeável! Quer mais? Temos algumas inspirações separadas para você!




Lembrando que todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Quinta feira temos um POST PRÁTICO falando sobre dicas e curiosidades sobre o nosso material da semana: o AZULEJO!


Curta nosso post, comente e compartilhe com os amigos. Toda opinião é bem-vinda!


Tem algum assunto que você quer saber mais? Diga para nós e faremos acontecer!


Quer mais? Se inscreva no nosso site, curta nossa página no Facebook e siga a gente no Instagram! Temos sempre mais conteúdo e inspirações para você.


Está inspirado? Vamos fazer juntos? Acesse e veja como podemos te ajudar!



Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle