5+ Dicas sobre o uso de azulejo na decoração

Quem não ama azulejo??


Bom, mesmo que esse não seja seu revestimento favorito, não há como negar que azulejos ideias para áreas molhadas (cozinha, lavanderia, benheiro) de toda casa e que podem ser utilizados de forma criativa na decoração de outros ambientes!



Como muito bem colocado no IT POST da última segunda-feira, os azulejos são peças cerâmicas impermeáveis - graças a uma de suas superfícies ser esmaltada -, de pequenas dimensões, usados para revestir paredes (NÃO PISOS!), pois não são muito resistentes a peso e impacto.


Entendido que azulejo não é piso (nem ladrilho hidráulico) partimos para o que interessa:


Me parece que existe um grande tabu sobre azulejos hoje em dia! Talvez seja um trauma decorrente dos banheiros de casas antigas e a overdose de estampas florais ou geométricas por todas as paredes. Ou então aqueles monocromáticos em tons que iam do famoso azul-calcinha ao marrom-asteca.


É compreencível que atualmente exista uma tendência ao “branco total” e ao “béginho”, mas não sejamos drásticos!


Seja para reformar totalmente ou apenas para dar uma cara nova para seu banheiro, cozinha ou lavanderia; algumas dicas são sempre úteis!


O REJUNTE


Você pode escolher o azulejo mais lindo do mundo, a aplicação faz toda diferença!


É muito importante contratar um profissional qualificado e escolher uma argamassa de qualidade. Além disso, não economize em espaçadores próprios para o tipo de azulejo e o espaçamento desejado.


Hora de rejuntar!


Uma verdade: rejunte suja! Sim, a porosidade desse material é própria para ajudar a unir, fixar e dar possibilidade da cerâmica se dilatar sem rachar, mas justamente por isso ocorre um acumulo de sujeira ali. Existem vários produtos que fazem uma limpeza profunda, mantendo-o higienizado e da cor branco. Porém, com o tempo e uso contínuo desses produtos, o rejunte vai se desgastanto e, para evitar fendas e, consequentemente, mais sujeira.


Há quem coloque mais rejunte por cima do anterior, o que não soluciona o problema por muito tempo. O ideal nesse caso é contratar um profissional para fazer a raspagem de todo o material desgastado e a aplicação de um novo. Cuidado! Se a raspagem não for feita com cuidado, pode danificar as extremidades dos azulejos, prejudicando o resultado.


Para um melhor resultado de acabamento é comum o uso de cor no rejunte. Fique atento sobre a tonalidade escolhida! O ideal é escolher o mesmo tom ou CORES ANÁLOGAS às dos azulejos. O uso de cores contrastantes pode fazer com que a parede fique visualmente sobrecarregada por linhas que segmentam a superfície e que pode causar um desconforto visual.


SEM QUEBRA-QUEBRA


CUIDADO! O material usado para aplicar “PISO SOBRE PISO” nada mais é do que uma ARGAMASSA COLANTE que assenta a ceramica nova sobre a antiga que forma mais rápida e prática, pois não exige a retirada do revestimento existente e diminui o tempo de interdição da área em obra.


O grande problema do uso desse tipo de técnica é a falta de preparo da superfície existente! Esta deve estar nivelada para que não haja desperdício de material e também é preciso conferir se as placas da base estão devidamente fixadas, pois isso pode resultar num futuro descolamento e mesmo na quebra do resvestimento novo e antigo.


Como o próprio nome diz, é uma aplicação conhecida como “piso sobre piso”! O uso dessa técnica não é muito aconselhada para azulejos de parede, principalmente em construções muito antigas. Isso se deve ao fato conhecido de que antigas argamassas tendem a ter uma concentração maior de cau, o que pode fazer com que ela estufe devido ao tempo e a umidade. Lembre-se que a argamassa e a nova camada de cerâmica PESAM e a gravidade não ajuda!


Então, cuidado! Apesar de ser uma boa alternativa, o barato pode sair caro!


Outra opção para renovar sem quebra-quebra, é a PINTURA EPÓXI sobre o azulejo. Trata-se de uma tinta que cobre a superfície, apagando as cores, mas mantendo visíveis os relevos do revestimento e marcação do rejunte. Pode ser aplicado como uma tinta e não necessita de mão de obra especializada.



Para que o revestimento de superfícies azujejadas obtenham um aspecto similar ao da alvenaria é preciso regularizar tudo com massa acrílica. Essa técnica dá um pouco mais de trabalho e aconselha-se a contratação de um profissional.


Mas continuando na linha do “faça você mesmo” ou DIY, o uso de ADESIVOS DECORATIVOS em azulejo é rápido, prático e barato! Há vários vídeos tutoriais de como fazer a aplicação disponíveis na internet. Ótima opção pra quem quer dar uma cara nova e meio retrô.


Importante! Ter o cuidado de utilizar adesivos do mesmo tamanho dos azulejos garante um melhor resultado, pois a linha do rejunte casa com as extremidades do adesivo, o que evita um relevo desconjuntado.



Falando em RETRÔ, fica aqui a dica de um fornecedor maravilhoso de móveis nesse estilo para toda a casa. A Arte Moderna Retrô é uma loja situada em São Paulo Capital, também disponível online, que conquistou o HOC.




MINHA CASA VINTAGE


Apesar de sermos super afavor de mudanças, concordamos que há um certo charme em conservar os azulejos originais de uma casa antiga, afinal esse é um símbolo da história do lugar.


Para aqueles que querem manter intacta a identidade de suas casa antigas ou integra-la ao novo projeto de reforma e precisam desesperadamente de peças de reposição, os CEMITÉRIOS DE AZULEJO (sim, esse é o nome popular) já estão com um pesinho nesse século e podem ser encontrados na versão de loja física e virtual. Para facilitar a vida!




DESIGN NAS PEQUENAS COISAS


Foi uma surpresa maravilhosa quando na última edição da CASACOR São Paulo tomamos conhecimento do trabalho do COLETIVO MUDA.



Com murais extremamente artísticos de mosaicos de azulejos, eles seguem trazendo cor de uma forma totalmente não convencional para a decoração de interiores e também para a cidade, em intervenções que se assimilam ao grafite ou arte urbana.


Também merece ser sitado o LURCA, referência na produção de estamparia de azulejo com design super diferenciado. Vale a pena conferir!

AZULEJO EM TODO LUGAR!


Ainda remetendo ao estilo RETRÔ, e até mesmo ao RÚSTICO, o uso de azulejos estampados e coloridos no mobiliário tem estado muito presente.


Ótima opção para quem que restaurar aquele móvel sem graça ou até mesmo fazer um quadro no estilo DIY.


Seguem algumas inspirações:



Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


GOSTOU DO POST?


Curta, comente e até mesmo compartilhe com os amigos!


Sua opinião é essencial parar trazermos mais assuntos que você quer saber.


Inscreva-se também no nosso site, curta nossa página no Facebook e siga- nos no Instagram!


Temos sempre mais informação e inspiração para você.


Vamos fazer juntos? Clique aqui e saiba como podemos te ajudar!



Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS