PAREDE LOUSA: Saiba como usar na decoração ao Estilo Boho
A personalização da decoração sempre foi um dos pontos que o HOC Arquitetura mais defende. O local onde você vive deve ser reflexo da sua personalidade e, assim, proporcionar bem-estar, afinal quem não gosta de um cantinho seu?
Por essa razão vamos falar sobre a parede lousa!!
A parede em lousa pode ser feita das mais diversas formas, utilizando tintas especiais, papel contact, entre outros meios. O intuito é criar uma superfície em que possa ser feito desenhos ou escritas em giz, assim como as lousas das escolas.

Parede em lousa destinada aos convidados de uma residência de forma super divertida.
E a melhor parte é que ela é completamente customizável por você! É possível fazer e refazer desenhos quando enjoar, escrever frases que tenham algum significado para você ou deixar um recadinho para alguém da casa. Nesse caso, a imaginação é realmente o limite.
Ela pode ser aplicada nos mais diversos ambientes, sendo uma ótima opção para cozinhas, home office e quartos infantis. Mas você ainda pode colocar na sala de estar, quarto principal e qualquer outra parede que você sinta que falta algo a mais!
Acredito que todos lembram das lousas das salas de aula de escolas, não? Mas de onde de fato vem a lousa??
Podemos voltas milhares de anos e fazer uma associação com a pintura rupestre como meio de passar conhecimentos através de uma superfície. Através do tempo foram usados vários outros materiais para desenho em superfícies como a pedra branca e o carvão.

Pintura rupestre encontrada em uma caverna na Índia a cerca de 10 mil anos a.C. As pinturas eram feitas a partir do suco de frutas ou sangue de animais caçados.
Foi somente no final do século XIX que a lousa (ou quadro negro que tende a ser verde) como conhecemos instala-se nas escolas e passa a ocupar um espaço central nas salas de aula. Era feita em ardósia (por essa razão o termo quadro-negro) e cada aluno carregava uma pequena lousa com eles para anotações antes da popularização do caderno escolar no século XX.
Desde então, o quadro negro tem ganhado as mais diversas cores dependendo das exigências do sistema de ensino de cada país/época, passando pelo branco, verde e até mesmo azul. Passamos também pela lousa branca que aposentou o giz e era escrita com canetinhas até chegarmos nos dias de hoje onde em vários lugares temos lousas touch, ligadas a um computador e sensíveis ao toque.

Crianças aprendendo em pequenas lousas no século XIX.

Lousa digital sendo utilizada em sala de aula.
E a lousa foi parar nas nossas casas!
Mas antes de chegar nas nossas casas, ela passou pelos bares e restaurante (e até algumas cafeterias) compondo o estilo boêmio ou boho.

Cafeteria em estilo boho com parede em lousa.
Para tudo! Vamos falar sobre o boho!
Esse estilo se caracteriza por ser uma junção de culturas e épocas, combinando itens da cultura ocidental e oriental, hippie e punk com estilos mais românticos como o country e o vintage, remetendo aos anos 70.

Mas a origem da palavra Boêmio vem da região da Bohemia, na Europa Central, mais conhecida como República Tcheca e Eslováquia. Era uma região conhecida por ter regras muito estritas em relação à sua sociedade e por essa razão a palavra boho ou boêmio ficou conhecido por se referir a tudo que vai contra às regras!