top of page

5+ Dicas práticas de como usar lousa na decoração


Todos sabemos que as redes sociais são ótimos espaços de comunicação e interação!


Seguindo esse raciocínio, as LOUSAS são como redes sociais da decoração da sua casa ou trabalho.


Como muito bem dito no IT POST dessa semana, “o local onde você vive deve ser reflexo da sua personalidade” e como estamos sempre mudando é ótimo poder contar com um meio de expressão que seja completamente customizável e no qual possamos acrescentar, mudar, apagar, informar, lembrar, fazer e refazer!



Paredes e quadro de LOUSA são uma ótima opção para qualquer ambiente da casa e podem ser usadas em quase todos os estilos de decoração. Tudo é uma questão de como fazer!


Seguem algumas dicas de como usar e como fazer a sua lousa em uma parede ou quadro para todo canto da casa ou escritório.


Começando do começo


As lousas podem ajudar na organização da ENTRADA da nossa casa, informando os visitantes sobre algumas condutas, como por exemplo: “Seja bem-vindo!”, “Fique a vontade!”, ou “Pendure seus casacos e bolsas ao lado!”, ou ainda “Tire seus sapatos ao entrar, chinelos disponiveis!”. Nelas também podem ser escritos lembretes como “Pegou as chaves e documentos?”, “Não esqueça o guarda-chuva!” ou algum compromisso importante.


Nesse espaço, que normalmente é pequeno e com fluxo diário de pessoas, o ideal é que a lousa esteja no formato de quadro ou painel, posicionada perto da altura do olhos e de forma que as pessoas não esbarrem na superfície. Corre o risco de alguém se sujar e também apagar o que quer que estivesse escrito.


Todos se expressando e interagindo


Imagine que incrível poder personalizar toda uma parede da sua SALA com desenhos de lugares onde você esteve ou quer ir, frases que te marcaram ou pensamentos que te representam.


Porém, é bom ter cuidado com alguns detalhes!


Ao escolher a parede para aplicar a lousa pense sobre os riscos de alguém acidentalmente apagar ao passar, principalmente quando se usa giz para desenhar e escrever.


Além disso, tenha em mente que a lousa pode ser usada como um espaço de interação!


Se você NÃO QUISER que seus convidados interfiram na customização, escolha paredes de difícil acesso. Agora, se você QUISER que eles participem, escolha paredes mais livres de móveis e objetos decorativos. Também vale deixar frases de incentivo escritas na própria lousa, como “Deixe sua marca aqui”.



Cardápio do dia


Acho que todos já devem ter visto algum restaurante ou bar pela rua com o cardápio disposto em uma lousa, certo?


Talvez por isso seja tão natural pensar nela sendo usada na sua COZINHA, mas não por isso, pense que seu uso está limitado à informar quais pratos serão preparados a cada dia.




Além de decorar com receitas, frases de efeito e desenhos de alimentos essenciais, a lousa pode ser usada como um quadro de avisos comum a todos os usuários da casa.


Por que na cozinha? TODOS PRECISAMOS COMER! Ou pelo menos beber água! Por esse motivo, historicamente esse é um dos ambientes mais importantes de reunião. Todos passam por ali.


Um cuidado importante é criar algum método de organização para que isso não virem uma grande salada. Cada família tem sua peculiariadade. Por isso, usar temas pode ajudar a selecionar as informações. Exemplos: cardápio, calendário, lista de compras, telefones importantes, recados, entre outros.




Outra preocupação são as surperfícies e os materiais escolhidos para fazer a lousa e as gravações. Evite lugares com muito contato com a água, calor ou atrito e use materiais que facilitem a higienização da superfície.


É comum encontrarmos cozinhas no estilo americana, ou seja, integradas com a sala de jantare/ou estar. Nesses casos, há quem não goste muito de expor a rotina da família aos convidados.


Visando a funcionalidade, colocar uma lousa na LAVANDERIA pode ser a solução perfeita para ajudar na organização (como já comentado) e também na comunicação entre membros da família e a faxineira, por exemplo.


Lembretes práticos sobre alguns processos de como e com o que limpar cada cômodo ou roupa, podem ajudar a dar um toque decorativo a essa área de serviços.



Organização, inspiração e incentivo à criatividade


Muito usada atualmente em ambientes de ESCRITÓRIO formais, como as SALAS DE REUNIÕES, a lousa permite que muitas pessoas contibuam de forma esquemática num mesmo raciocínio sem que qualquer parte do processo seja perdido.


A visualização instantânea de um pensamento em uma superfície pode ajudar muito no processo criativo e de inspiração!


Quando usada em HOME OFFICE, a lousa pode ser mais do que um complemento ao comum painel de cortiça onde você pendura seus “post its”. O ideal nesse espaço é ter visualização direta da mesa de trabalho.



Já no QUARTO, o ideal é que a lousa não se torne uma decoração agressiva, que esteja posicionada em um ponto estratégico (mais de passagem do que de permanencia) e que não seja visivel diretamente da cama para não atrapalhar o sono.