ESTILO PROVENÇAL: Um pouco de história em casa

Apesar de não estar muito presente nos ambientes atuais, o estilo provençal foi muito expressivo durante várias épocas e sempre podemos encontrar uma peça ou outra compondo os mais diferentes espaços.


Ele se caracteriza por ser rico em detalhes e tem um ar bastante luxuoso. Vamos começar contando um pouco de história!



No século XVI e XVII, o palácio de Versalhes, na França, era referência para tudo que havia de mais sofisticado. O estilo preferido pela família real francesa era o Rocaille, que teve seu auge durante o reinado do Rei Luiz XV e da Rainha Maria Antonieta se caracteriza por apresentar muitos detalhes rebuscados e folheados a ouro.


Os camponeses costumavam se espelhar na família real francesa para decorar suas casas, escolher suas roupas e os lugares a se frequentar, era uma questão de status.


Aposentos da rainha da França no Palácio.


Os habitantes de Provença, uma região do sul da França, estavam determinados a incorporar o requinte do palácio em suas casas, mas não tinham recursos financeiros suficientes para isso. Dessa forma, nasceu o estilo provençal que, com o tempo, ganhou status e virou sinônimo de sofisticação e luxo.


Casa tradicional de Provença.


Você quer trazer um pouco do ar provençal para sua casa? Vamos falar um pouco de suas características.


Primeiramente são utilizados tons pasteis e cores mais claras como o bege e o branco. Amarelos, azuis e rosas também aparecem em elementos decorativos e algumas paredes.



Os móveis de estilo provençal são bem trabalhados com curvas sinuosas e entalhes em madeira, principalmente em forma de concha. Como já mencionado, os camponeses produziam móveis de qualidade inferior aos da realeza e por essa razão foi inventado uma mistura a base de gesso e cola denominada gesso-ocre. O intuito era esconder as falhas de execução e os defeitos da madeira.


Com o tempo, essa mistura também se desgastava e descascava dando um aspecto envelhecido e patinado que se tornou característica do estilo. Para ter esse acabamento, criou-se a chalk paint, uma tinta à base de gesso própria para madeira.


Muitas vezes o móvel é tratado para ficar com aspecto envelhecido.


Grande parte das pessoas associam os móveis mais românticos ao estilo provençal, mas não é bem assim. Devido ao seu aspecto envelhecido e à dificuldade de reproduzir os móveis reais, grande parte da mobília tem um aspecto mais rústico e gasto que combinado com estampas e peças de decoração podem dar um ar mais romântico ao ambiente.


Saiba mais sobre o rústico aqui.




Também é importante ressaltar que apesar da delicadeza das peças, os camponeses ainda moravam em casebres no campo, muitas vezes com vigas de madeira a vista e paredes de pedras sem acabamento.


As estampas estão muito presentes nesse estilo, principalmente em tons pastéis e lavanda, com temas floras, listras e cenas do campo. Elas são tão características que ganharam uma denominação própria: Toile de Jous.


São estampas românticas com traços delicados, com fundo em branco e off-white ou cores leves que podem ser aplicadas em estofados, almofadas, cortinas, tapetes e papéis de parede.


Padrão de estampas florais bem discreto.



Os objetos de decoração são também muito trabalhados. É comum encontrarmos lustres suntuosos e trabalhados nesses ambientes, com várias lâmpadas e cristais pendurados.


As flores são também muito utilizadas, mas sem cores fortes. A lavanda é ideal para trazer o ar provençal uma vez que era muito usada para trazer vida aos ambientes devido a sua grande quantidade nos campos franceses.


Sala de jantar em estilo provençal. Os toques de cor no mobiliário são bem sutis, destacando as flores em tons de lavando e o lustre.


Quer trazer um pouco dos campos franceses para sua casa? Você pode abusar de objetos de decoração de estilo retrô mais românticos, cores pasteis e móveis com aspecto gasto que pode ser alcançado através de pintura!


Separamos mais imagens para vocês se inspirarem!!




Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Gostaram do post? Não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar sempre!


Não deixem de nos seguir no Instagram e curtir nossa página no Facebook. Sempre temos novidades e inspirações para vocês!!


Está inspirado? Vamos fazer juntos? Acesse e descubra como!!



Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS