ESTILO GÓTICO: Decoração dramática e impactante

Como todos já sabem, dia 31 de outubro comemora-se o Halloween. É uma festa tipicamente americana que vem ganhando cada vez mais atenção aqui no Brasil, onde as pessoas costumam fazer festas temáticas e se fantasiarem das mais diferentes criaturas!


Aqui no HOC Arquitetura nós teremos uma semana temática e vamos trazer um pouco do Halloween para a decoração da sua casa!!


Vamos começar pela história??


O Halloween é uma festa da cultura celta datada de mais de 2500 anos atrás. Os celtas viviam em uma região denominada Galia onde hoje corresponde ao Oeste da França, sul da Alemanha e regiões da Áustria, República Tcheca, Hungria e Eslováquia. A cultura desses povos se espalhou por quase toda a Europa, atingindo a Península Ibérica, a Grã-Bretanha e chegando até mesmo na Turquia.


Mapa da expansão celta pela Europa


Para os celtas, o dia 31 de outubro representava o fim do verão e o começo do inverno, assim como o fim das colheitas e o início de um novo ano para o calendário deles (gregoriano). Durava tradicionalmente 3 dias e era denominada de Samhain.


Agregava-se a esse dia um valor muito positivo e por essa razão, eles acreditavam que os fantasmas e demônios iriam estraga-lo. Para afasta essas ameaças, os moradores enchiam suas casas de objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitas, entre outros.


O costume de enfeitar as casa perdura até os dias atuais.


O nome Halloween vem da expressão “All Hallow’s eve” que significa “véspera de todos os santos”.


Durante a Idade Média, quando a religião Católica tomou conta da maior parte da Europa, a festa foi condenada por ser considera pagã. Deram então o nome de “dia das bruxas”. O catolicismo substituiu a festa pelo Dia de Todos os Santos ou Dia de Finados comemorado dia 2 de novembro.


Entretanto, grande parte do simbolismo e da tradição não apenas perdura até hoje, como também se espalhou por todo o mundo. O Brasil, influenciado pela cultura norte-americana, costuma adotar o costuma de usar fantasias assustadores e ter festas temáticas com muita decoração!




Porém, o governo brasileiro afirmando que a festa é norte-americana e não teria nada a ver com a nossa cultura instituiu em 2005 no dia 31 de outubro o Dia do Saci, uma forma de valorização do folclore local.


Agora vamos trazer um pouco do Halloween para a decoração!!


Quando as pessoas pensam em Halloween, logo associam ao gótico! Seja em relação às roupas ou à decoração, o estilo gótico traz um apelo um pouco mais sombrio.


Mas ele não se limite apenas ao sombrio! O estilo pode trazer muita sofisticação e principalmente personalidade para seus ambientes!


Atenção! Existe uma diferença entre o gótico atual e a arquitetura e as artes do período medieval correspondente!


A arquitetura gótica surgiu na Idade Média em igrejas e, ao contrário do que se pode imaginar, era muito clara e colorida devido ao uso de vidros coloridos em enormes vitrais, prática que não era muito comum nas igrejas anteriores (românicas) que possuíam janelas pequenas e discretas.


Catedral de Notre Dame em Paris


Além dos vitrais, elementos como arcos ogivais, rosáceas, abóbodas em cruzaria e paredes trabalhadas com estátuas de gárgulas e santos fazem parte dessa arquitetura que tem como principal característica sua verticalidade e majestade. Além do mais, o gótico representa uma época de grandes descobertas estruturais para as construções!


Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença, na Itália


O gótico dos dias atuais está relacionado mais ao movimento dos anos 80, sendo um estilo desenvolvido a partir do punk. Ele questiona as regras da sociedade atual e traz um ar mais melancólico, mas ainda assim, com muita personalidade e elementos impactantes. Além disso, eles resgatam alguns elementos como os contos sobre vampiros que foram criados na época gótica medieval.


Agora vamos traduzir todos esses elementos para sua decoração!


Os elementos da arquitetura gótica como vitrais, arcos ogivais e móveis com muitos adornos estão super presentes nessa decoração, mas o ponto principal é acrescentar dramaticidade ao conjunto!



São utilizadas muitas cores de tons escuros e médios na composição dos ambientes, mas sempre de forma sóbria. A combinação de branco e preto é ideal para trazer a dramaticidade que o estilo pede, porém, é bastante utilizado variações como cinzas, azul petróleo, marrons e tons puxados para a camurça.


É possível utilizar cores como azuis e vermelhos para quebrar a sobriedade e trazer um pouco mais de alegria e leveza para os ambientes.


Composição de tons terrosos, azul petróleo e verde


Ambiente com cores sóbrias e a utilização do vermelho para quebra e contraste


Um piso em madeira escura é muito usado nesses ambientes, ou paredes pintadas em cores mais carregadas. É importante ressaltar que neste, assim como em qualquer estilo, a harmonia entre os elementos é primordial para qualquer ambiente!


Os móveis são protagonistas! Geralmente em estilo vitoriano (com muitos adornos, carregados e trabalhados), eles costumam trazer sofisticação aos ambientes e tem um aspecto mais pesado e majestoso, além de trazer um aspecto vintage para os ambientes. No caso de sofás e assentos, o uso de capitonê é ideal.


Sala gótica um pouco mais clean tendo o sofá em capitonê como protagonista



A madeira exposta também faz parte do estilo. Estando presente em revestimento de paredes, piso, ou móveis, o ideal é que ela de tons mais escuros, porém, madeiras mais claras também fazem uma boa composição no ambiente criando elementos de contraste.


Apesar do uso de beges e madeiras claras, o segredo desse ambiente são os elementos como o lustre e alguns móveis pontuais que trazem todo o charme do gótico.



Em relação aos padrões, também recorremos ao vitoriano, entretanto, de uma forma um pouco mais pesada. Listras, principalmente em preto e branco, são muito características, podendo ter variações como o Chevron. Outros padrões como os florais e cenas no campo também são bem-vindos tendo um fundo mais escuro.




Outro elemento de extrema importância dentro de uma decoração gótica suave seriam os objetos de decoração e nessa hora você pode abusar da criatividade! Espelhos com molduras douradas e trabalhadas, lustres suntuosos, castiçais e velas compridas, esculturas em madeira e muitos elementos vintage trazem toda a dramaticidade que o ambiente precisa!!


Muitos quadros também são uma boa dica. Fotos em preto e branco ou em tons de sépia, paisagens, pratos decorados, relógios antigos, entre outros tantos elementos podem ser alocados nas paredes.



Lembrando que os ambientes góticos são muito decorados e um pouco de exagero não apenas é bem-vindo, como faz parte! Você ainda pode optar por objetos de decoração que podem ser facilmente trocados para criar uma atmosfera de Halloween na sua casa!


Você ainda pode combinar esse estilo com outros tantos, trazer um pouco de modernidade para ele ou até mesmo suaviza-lo com o uso de cores pastéis, padrões diferenciados e elementos mais leves! Trouxemos mais algumas imagens para vocês se inspirar!!


Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Gostaram? Não deixem de curtir, comentar e compartilhar!


Dê uma passadinha em nossa redes sociais como Facebook e nos deixem um like ou nos sigam no Instagram! Está inspirado? Que tal trazer isso para os seus ambientes? Acesse e descubra como!


POSTS RELACIONADOS