top of page

ESTILO COTTAGE: Clima rústico e romântico

A palavra Cottage vem do inglês e significa “chalé”. Por esse motivo já podemos supor que o estilo tem tudo a ver com casas de veraneio, não é mesmo?


E é exatamente isso! O estilo cottage é similar ao estilo Provençal, mas com um apelo mais delicado e romântico. Ele costumava ser usado em chalés europeus, mas tem ganhado adeptos por todo o mundo!


Apesar de também ser uma variação do estilo rústico, o estilo cottage se difere do estilo provençal, principalmente no que diz respeito aos acabamentos! Enquanto o provençal traz uma presença mais rústica e mau acabada, o cottage traz mais feminilidade e delicadeza, materiais bem acabados e muitos adornos!




Vamos começar com um pouco de cores!


São utilizadas cores leves e claras, branco, off-white, cremes e beges. O frescor e o contato com a natureza também são bem característicos, então a textura da madeira é sempre bem-vinda, tanto para móveis, quanto para paredes! Piso em madeira também é uma boa pedida!


A combinação de tons neutros com poucos tores de cores pasteis é muito característico


Assim como no provençal, as estampas floridas são essenciais, mas nesse estilo elas aparecem de forma mais delicada, em padrões menores e muitas vezes tendo o branco como fundo. Também presenciamos listras e cenas românticas com fundo branco como padrões.


Estampas floridas estão muito presentes no cottage, porém, de forma delicada e com fundo branco.



Os detalhes são primordiais nesse estilo, estando presentes em abundância e sempre muito delicados. Há a presença de muitos objetos de decoração e principalmente porcelana. Xícaras, bules, vasos e várias outras peças costumam ficar a mostra, sendo decorados com temas floras e fios de ouro na borda.


Bule decorado de forma delicada usado como vaso de flores


A presença de cortina é indispensável, contanto que elas sejam leves e permitam a entrada de muita luz! São utilizados também tecidos delicados como algodão e a seda, e artigos artesanais como o crochê e a renda para decoração.


Também se usam muitas flores para decorar, trazendo o frescor e a leveza dos chalés dos campos.


O cottage pode ser usado em ambientes mais contemporâneos, com bastante madeira, plantas e um toque de feminino!

Como o estilo espalhou-se por várias localidades, existem algumas variações que vamos identificar para vocês:

  • Country cottage: Surgiu nos Estados Unidos, está mais relacionado ao campo americano, tecidos com xadrez e algumas estampas mais pesadas, porém, com as cores suaves do estilo original. Possui peças românticas e vintage que não deixam de lado o toque delicado original.


Padrões em pequenos xadrez são muito característicos

  • Cottage rústico: Originado na Europa, sua principal característica é a presença da natureza com móveis de madeira desgastados. Temos tecidos mais pesados relacionados ao campo e à natureza.


  • Beach cottage: Se apropria bastante de tonalidades de azul, remetendo ao ar litorâneo, mas sem perder a delicadeza e o frescor.

Contém elementos do estilo navy combinados com o cottage


  • Cottage romântico: Suas cores predominantes são os pastéis e o branco, junto com estampas florais. É comum observar a presença de candelabros, lustres, louças e pratarias.



  • English country: Mais ligado ao rústico puro, utiliza materiais mais pesados como a madeira e o couro e tonalidades um pouco mais fortes como o verde floresta, mas ainda sem cores muito vivas.

Gostaram do cottage? Você ainda pode adapta-los com outros elementos e trazer o clima romântico das casas de campo para sua casa!!




Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Gostaram? Querem mais? Não esqueçam de curtir a nossa página do Facebook e nos seguir no Instagram! Sempre temos novidades por lá!


Curtam, comentem e compartilhem com os amigos!! Sua opinião é muito bem vinda!


Está inspirado? Saiba como podemos ajuda-lo aqui!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page