top of page

ESPECIAL DE NATAL: 5+ DIY montagem da mesa para ceia e almoço de Natal

FALTA POUCO AGORA!

Casa decorada, árvore enfeitada, presentes embrulhados e compras feitas, agora é hora de começar as preparações para reunir familiares e amigos na ceia de domingo e almoço de segunda.

Para ajudar a inspirar o HOC Arquitetura tem um post especial para caprichar na arrumação e decoração da mesa. Cada detalhe conta


Tudo em seu lugar


Pensando num jantar tradicional com todos sentados à mesa, na hora de alocar pratos, talheres, copos e taças na mesa é comum ficar confuso com o posicionamento de cada item!


Na imagem a seguir, você pode ver a diferença entre o modo casul, informal e formal de colocar a mesa:



A principal diferença é a quantidade e variedade de pratos a serem servidos. Afinal, uma vez que temos aperitivo, salada e prato principal sendo servidos nessa ordem, nada mais fácil do que deixar todos os utensílios a disposição do convidado.


Mas a maior parte das pessoas opta por montar a mesa casulmente, afinal é uma ocasião especial mas estamos em família!



Decorando a mesa


Uma vez resolvida a organização dos utensílios passamos para a decoração! Trata-se de uma festa temática, por isso você pode trazer para a mesa alguns elementos que incorporem essa essência festiva!


Você pode pode se limitar ao uso de guardanapos de pano coloridos, um suplá e uma composição de toalhas e passadeiras, mas também pode ousar fazendo uma base de ramos de pinheiro, por exemplo.


Bem no centro


Um ótimo ponto de partida para começar a decorar é o centro de mesa. Antigamente eram usadas velas para iluminar a mesa durante a refeição, mas esse costume se mantém por tradição.


Podemos combinar velas com pinhas, folhas, flores, frutos e até enfeites natalinos. Seguem alguns exemplos:


Tudo cheiroso

Uma opção interessante para deixar a sua decoração ainda mais charmosa é usar ervas aromáticas nos arranjos de talheres e guardanapos. Veja a seguir como fazer um marcador de assentos com um ramo de alecrim:

Você também pode faze-los com caneca e ramos de pinheiro.


Dobradinho

Os guardanapos de pano simbolizam eventos especiais na casa da maioria de nós. Por isso, que tal dar um tratamento especial na hora de dobra-los?

Tudo decorado


Um último toque na decoração da mesa é a decoração da cadeira. Poucas vezes exploramos a decoração dos móveis e perdemos a oportunidade de dar um toque a mais!


Use uma fita para dar um laço no encosto das cadeiras. Se quiser, complemente com algum enfeite e tenha um resultado incrível!


"Minha família é grande e não cabem todos à mesa. E agora?"


Para aqueles que vão servir os convidados no estilo buffet, seguem algumas dicas importantes:


Não se esqueça dos detalhes! Da mesma forma, é possível fazer uma decoração própria para a mesa de apoio de uma recepção em buffet, com porta guardanapo e talheres decorado e um centro de mesa decorativo.


E na mesa de buffet self-service, capriche na decoração e montagem dos pratos, na disposição desses em várias alturas e nos complementos decorativos!


"É que eu não sou muito fã de decoração temática, sabe?"


Independente de qualquer coisa, o Natal é uma comemoração de confraternização! Uma oportunidade de reunir aqueles que você ama para celebrar antes que o ano acabe!


Então não se prenda a isso na hora de arrumar a mesa para receber seus entes queridos. Seja na temática tropical, rústica ou qualquer outra, é momento de celebrar!

Lembramos que todas as imagens estão disponíveis no Pinterest!


Esperamos que tenham gostado do post de hoje e de todos os outros do ESPECIAL DE NATAL que fizemos durante o mês de dezembro.


Nosso compromisso é inspirar e informar vocês!


A Equipe do HOC Arquitetura deseja a todos um Feliz Natal, cheio de paz e harmonia! Que esse momento seja de confraternização e alegria para todos nós!


Obrigada!






Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page