top of page

ESPECIAL DE NATAL: Tradições natalinas pelo mundo

É NATAL!!


Primeiramente, a equipe HOC Arquitetura deseja um feliz Natal a todos e a toda a sua família!!

É época de trocar presentes, comer bastante e compartilhar de bons momentos com a sua família. Sabemos que o Natal aqui no Brasil é cheio de tradições, mas o natal conta com tradições inusitadas por todo o mundo!




Foi por isso que fizemos uma lista com uma série de tradições de diferentes países para trazer para vocês!


Filipinas


Na capital do país, San Francisco, acontece na véspera do natal um festival chamado Festival das Lanternas Gigantes. Como o próprio nome diz, os diversos vilarejos das Filipinas competem para criar a lanterna mais elaborada.


Antigamente as lanternas eram simples e iluminadas por velas. Hoje em dia, elas são feitas dos mais variados materiais e podem atingir até seis metros. O modo de iluminação também mudou, sendo agora iluminadas por luzes artificiais que podem formar caleidoscópios e sequencias de luzes.





Outro fato curioso é que a época natalina nas Filipinas dura quatro meses! Eles costumam começar com os enfeites natalinos e as canções em setembro.


Áustria


As festividades na Áustria são muito similares às das demais partes da Europa. Com exceção de que o Papai Noel tem um ajudante um tanto assustador!


Enquanto São Nicolau recompensa os meninos e meninas que foram bons durante o ano todo, o Krampus, figura de feições demoníacas, sai nas vésperas do dia de São Nicolau capturando crianças que foram malcriadas e levando-as dentro de um saco.

Nesse país, as crianças mais velhas se vestem de Krampus na primeira semana de dezembro e saem assustando as crianças menores com sinos.




O mesmo costume também é visto na Alemanha e em outros países da Europa, ainda que mudem o nome do demônio e a data comemorativa.


Japão


Sabe-se que a maioria do Japão não faz parte de religiões cristãs e, por esse motivo, o Natal não tem tanto significado nesse país, sendo considerado um costume estrangeiro. Algumas famílias acham a festa curiosa e trazem alguns elementos para suas casas e adaptam.


Um desses casos é a ceia de natal que, nos países ocidentais, tendem a ser compostas por peru, tender e outros pratos caseiros. Já no Japão, o costume tem sido a compra de um grande balde de KFC! Esse costume tem se tornado tão comum, que a rede de fast food até incluiu um menu especifico para a ceia de natal japonesa.




Suécia


Na Suécia constroem-se um bode chamado Yule de 13 metros de altura na Praça do Castelo durante o Advento desde 1966. Porém, junto com essa tradição, também temos a tradição de tentar queimar o bode por completo.


Essa tarefa provou ser muito difícil, tendo o bode sido queimado completamente apenas 29 vezes.




Noruega


As pessoas da Noruega têm uma tradição super diferente: elas costumam esconder vassouras em lugares seguros! A razão disso seria que a muito tempo atrás acreditava-se que as bruxas e os espíritos ruins saiam a noite em busca de vassouras para voarem.


Até hoje, em muitas casas, as vassouras são trancadas em lugares seguros para não serem roubadas. Como apenas essa precaução não é suficiente, os homens costumam dar um tiro para o alto durante a noite para afastar qualquer espírito ruim.




Iraque


Depois de uma reunião familiar contando histórias sobre o nascimento de Jesus, no Iraque, as famílias costumam ir até seus quintais e acender uma fogueira com espinhos secos. Dizem que como o fogo queima é um prelúdio de como será o destino da família.




Eslováquia


A Eslováquia tem uma tradição muito diferente! O chefe da casa, antes de começar a festa, deve ir para a cozinha preparar um prato chamado Loksa, que é a base de pão. Em seguida, ele joga esse preparo para cima e a quantidade de tempo que ela ficar presa no teto é relativa a riqueza e a felicidade que a família vai ter naquele ano.




França


A festa francesa costuma ser bastante tradicional, mas ela incluiu uma prática bastante positiva: todo dia 25 as pessoas fazem as pazes com um de seus inimigos. Essa prática deveria ser adotada no mundo todo, não?


Austrália


Assim como no Brasil, o Natal lá acontece no verão. E, assim como aqui, as famílias costumam passar as festividades nas praias com atividades aquáticas. O fato curioso seria que o Papai Noel deles vem de barco ou, muitas vezes, surfando!




Estados Unidos


Os Estados Unidos possuem uma diversidade de costumes diferentes. Um deles é chamado de Weihnachtsgurke ou picles de natal. Os pais escondem um enfeite no formato de um picles na árvore de natal e a primeira criança a achar o picles na manhã de Natal ganha uma guloseima!




Outra curiosidade seria que, diferentemente do que é mostrado nos filmes e programas de tv, nem todas as casas nos Estados Unidos tem lareira. Pensando nisso, um emissora de tv se propõe a passar durante 24h entre os dias 24 e 25 a imagem de uma lareira em chamas para que o papai Noel possa colocar os presentes.




Finlândia


Acredita-se que o Papai Noel mora de fato na Finlândia! Por esse motivo, o Natal é levado muito a sério por esse país, começando os preparativos até um mês antes. A tradição conta com uma visita às saunas antes da ceia do dia 24 e após o jantar as famílias costumam ir aos cemitérios acender uma vela para os mortos.


Em seguida, um Papai Noel entra pela porta da frente das casas, pergunta ás crianças se elas se comportaram bem e dá o presente a elas.


Gruta do Papai Noel na Lapônia, Finlândia



Grécia/Islândia/Letônia


Nesses três países, a comemoração do Natal é feita durante os 12 (no caso da Islândia 13) dias que antecedem a data, ainda que de forma distinta.


Na Grécia, os 12 dias que antecedem o Natal seriam o período que, segundo o folclore, os Kallikantzaroi, elfos travessos saem da terra para assustar e pregar peças nas pessoas. Por essa razão, é necessário realizar vários rituais para mantê-los afastados.


Na Islândia, há uma crença similar. Mais da metade da população islandesa acredita que duendes de fato existem. A comemoração do Natal nesse país inclui os Yule Lads, homens vestidos de duendes que passam de casa em casa deixando presentes nos sapatos que elas colocam nas janelas durante os 12 dias.




Na Letônia não há duendes ou elfos, mas as crianças ganham presentes durante os 12 dias que antecedem o natal.


Rússia


A Rússia é provavelmente o último país a comemorar a Natal. Assim como em outras culturas cristãs ortodoxas, a Rússia só comemora de fato essa festividade no dia 7 de janeiro. A razão é que eles seguem o calendário juliano, ao invés do calendário gregoriano que é seguido aqui no Brasil, e ele te 13 dias de diferença.





Gostaram da nossa seleção de tradições diferentes? Existem muitas outros tradição e costumes já que cada cultura faz a sua adaptação!


Aqui, nós adaptamos de acordo com as nossas próprias tradições familiares não é mesmo? Conte para a gente qual a tradição diferente da sua família!!



A equipe HOC Arquitetura deseja a todos um muito bom Natal para vocês e toda as suas famílias!!



Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!



Não esqueçam de curtir e compartilhar o post com os amigos!


Nos sigam no Instagram e deixem um like na nossa página do Facebook! Temos sempre mais informações e inspirações para vocês!!

POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page