5 DICAS PARA ESCOLHER O IMÓVEL CERTO PARA VOCÊ

Todos nós buscamos a casa dos sonhos! Independente de este ser seu primeiro imóvel ou não, procuramos um local que atenda as nossas necessidades e que possamos chamar de lar. Mas como saber se este é o imóvel certo para você?


Essa é uma pergunta que passa pela cabeça de muita gente que está comprando sua casa ou apartamento. É normal ficar inseguro nessas decisões, afinal, elas envolvem muito dinheiro e muita expectativa!


Uma das formas de você se sentir mais seguro em relação a sua compra é contratar uma consultoria de arquitetura. O arquiteto pode ir até o local, avaliar os pontos positivos e negativos e te dizer se esta é a escolha certa para você!


(A equipe HOC Arquitetura disponibiliza um serviço de visitação para ajudar vocês nas escolhas de apartamentos ou casas no qual você apenas paga por diária!)


Para ajudar um pouco vocês como essa decisão, separamos alguns pontos que os arquitetos prestam atenção durante uma visita.



Preste atenção nas suas necessidades


É importante que você considere o tamanho da sua família, se você possui animais de estimação ou se você ou algum membro da família tem dificuldades de locomoção. Tudo isso conta! Quantos mais membros na família, mais espaço vocês precisam para morar, assim como um animal de estimação precisa de espaço para gastar energia.


Apartamento espaçoso com dois quartos, ideal para famílias que cozinham bastante.



O tamanho do animal de estimação também é algo a ser lavado em consideração. No caso de apartamentos, alguns condomínios não admitem animais de grande porte, enquanto outros tem até espaços destinados aos seus animais. Entender as regras do condomínio também faz parte da busca.


Outro fator que o arquiteto vai levar em consideração ao avaliar um imóvel é quem você é! Você e a sua família irão morar e desfrutar do local, o ideal é que ele atenda tudo que você precisa, não?


Por exemplo, se você costuma receber muitos convidados, é importante verificar se o lugar tem um espaço de estar potencialmente grande. Ou se você costuma cultivar plantas, o ideal é ter um quintal ou uma varanda grande onde tenha bastante sol.


Apartamento com a sala de estar espaçosa, mas sem espaço para fazer um jantar.



Olhando fora da caixinha


Não leve em consideração apenas o número de cômodos, mas também avalie o espaço disponível. Não tenha medo de uma reforma! Muitas vezes é possível ajustar um imóvel para ser a casa dos seus sonhos sem grandes dores de cabeça se ele tiver espaço disponível para essas mudanças.


Isso vale tanto para imóveis antigos como para novos empreendimentos. Não se prendam à decoração existente ou ao apartamento decorado. Experimentem ver o potencial do espaço. As alterações necessárias podem ser desde trocar um piso ou pintar uma parede a até mesmo adicionar ou retirar cômodos inteiros.


Lembrando que é necessário consultar um arquiteto para as mudanças, para ter certeza de que você não estaria comprometendo a estrutura do local.


(O HOC Arquitetura oferece serviços de consultoria, mudança de ambientes a partir do existente e projetos com preços acessíveis para ajudar você a transformar seu imóvel na casa dos sonhos)




Localização


Um dos pontos mais importantes de uma boa compra é a localização do imóvel. Isso vale não apenas para a localização dele dentro da cidade, mas também sua posição em relação ao sol.


É importante saber para que direção suas janelas apontam. As aberturas ao Leste recebem sol de manhã, as aberturas ao Norte irão receber sol o dia todo, as aberturas ao Oeste irão receber no final da tarde e as ao Sul dificilmente irão receber sol.


Esse conhecimento é essencial não apenas para o cultivo de plantas, mas também por uma questão de temperatura dentro do apartamento e também de saúde, uma vez que um pouco de sol dentro de casa é necessário para afastar mofo e ácaros.



Também fique atento aos imóveis ao redor. Muitas vezes você pode estar interessado em um apartamento ou casa em que a maior parte das aberturas estão a Norte, mas existem outros empreendimentos que fazem sombra o ano todo e, assim, você não terá o sol desejado.


Em relação a localização do imóvel dentro de um bairro, é importante saber se existem elementos como transporte público, lojas e instituições como hospitais e escolas por perto. Também fique atento ao transito e locais barulhentos como bares nos arredores.




Onde você vai estar a médio prazo?


Escolher uma casa ou apartamento pode não ser definitivo, mas você com certeza vai passar uns bons anos vivendo lá! Por essa razão, avalie onde você pretende estar a médio prazo. Considere sua carreira, onde você está trabalhando e se pretende continuar nesse local; se você pretende ter mais filhos ou se seus filhos irão sair de casa logo e até mesmo se você pretende ter animais de estimação.


Faça o exercício de se ver daqui 5, 10, 15 anos e veja se esse imóvel comporta os seus planos.


Planejamento!


Esse é um elemento chave para qualquer mudança, mas que muitas pessoas não levam em consideração. O planejamento engloba o financeiro e também o de tempo, principalmente para locais que precisam de uma reforma.


(O HOC Arquitetura oferece um serviço de consultoria que te ajuda a entender o que você precisa mudar de acordo com as suas necessidades para ter a casa dos seus sonhos)


No caso de imóveis antigos, é importante saber o que você quer mudar, quais móveis você já tem e quais você ainda vai adquirir. Ninguém quer se mudar e ter que acampar na sala, não é mesmo? Por isso, o ideal é que você tenha um projeto e um cronograma para auxiliar vocês entre as etapas.


Em imóveis novos, principalmente os que você adquire na planta, ter um auxílio de um profissional salva vidas! Uma vez que você tem uma ideia de projeto e do que você quer, você pode usar a própria mão de obra da construtora para instalação dos revestimentos, assim, quando você entrar só terá que se preocupar com os móveis.





A compra de um imóvel geralmente é um grande investimento que vem com muitas expectativas. Muitas vezes vale mais a pena você investir em um imóvel mais barato e reformar, do que você investir naquele que parece estar “pronto”, mas que não é a casa dos sonhos.


Não tenha medo de um pouco de quebra-quebra! Com um profissional competente, você não terá muito com o que se preocupar e poderá atingir o resultado ideal de forma mais rápida, organizada e muitas vezes mais barata.


Tem alguma dúvida? Fale com a gente!! Temos agendamento gratuito para tirar suas dúvidas.


Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest! Não esqueçam de deixar um like na nossa página do Facebook e nos seguir no Instagram para mais inspiração e informação!!



Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS