top of page

IN-DICA: Aniversário de São Paulo

Quem não adora um feriado?


Aproveitando que nessa quinta-feira, 25 de janeiro, toda a cidade de São Paulo estará em festa, nós do HOC Arquitetura preparamos esse post recheado de indicações para você que quer curtir o feriado na Capital!


Ah, claro! Sabemos que é possível se informar sobre vários eventos culturais que acontecerão principalmente no Centro e na Zona Oeste, mas aqui vamos falar sobre algum dos lugares que, para nós, fazem dessa cidade incrível o que ela é!


Esperamos que aproveitem as dicas para curtir e relaxar, seja nesse feriado ou em outro!


PARA COMEÇAR O DIA


Os parques são sempre uma ótima pedida para os paulistanos que querem mudar de ares!


Na Zona Oeste, o Parque Villa-Lobos, por exemplo, receberá o evento chamado Verão Divertido. Criado para as crianças se divertirem ao ar livre durante as férias. Tem início as 9:00h na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Pinheiros. Acessível por transporte público (ônibus e CPTM) e com estacionamento no local.


Na Zona Sul, o Parque do Ibirapuera, também é sempre uma ótima opção, pois conta com lugares para aluguel de bikes e patins, além de muita área livre nos gramados sombreados para quem quer fazer um pic-nic. Localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, pode ser acessado de ônibus e conta com estacionamento no local (verifique a interdição de ruas próximas que podem ocorrer).


Já na Zona Leste, o Parque do Piqueri, localizado no começo da Rua Tuiuti com a Marginal Tietê, dispõe de muita área verde e sombra, ideal para crianças e animais de estimação. Infelizmente não é permitido pedalar no interior do parque, mas ele pode ser facilmente acessado para aqueles que toparem uma pequena caminhada da Estação Tatuapé do Metrô.


SP É CULTURA


No quesito cultural, o feriado estará repreto de atrações por todo o canto!


Eventos na Pinacoteca do Estado (Estação da Luz), no Museu Catavento (Parque Dom Pedro), nos Sescs (diversos endereços) e os shows abertos no Centro prometem entreter a todos os gostos.


Vale uma passadinha no nosso querido MASP que, nessa quinta, terá entrada livre para todos os visitantes, das 10:00h às 20:00h. Quem quiser visitar um dos prédios mais icônicos de São Paulo, basta dar uma passadinha na Av. Paulista, 1578. Lembrando que a Av. Paulista estará fechada para carros e ônibus, o melhor acesso é feito pelo metrô.


Também nessa região, a sede do Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424), aberto ao público desde 20 de setembro do ano passado é um dos exemplos mais recentes de prédios de arquitetura emblemática em São Paulo, bem como o Sesc 24 de Maio (R. 24 de Maio, 109 – Centro).


Aproveitando a data comemorativa, o Grupo Santander inaugurará nesses 25 de janeiro o Farol Santander, um centro cultural alocado no prédio histórico conhecido como “Banespão”, na R. João Bricola, 24 – Centro. Contando com 11 andares de exposições e atrações, esse promete ser um novo antigo ícone para a cidade.



DIVIRTA-SE EM SP


Para aqueles que vão aproveitar o feriado para juntar os amigos, eis algumas dicas de lugares com atividades bem diferentes.


A Ludus Luderia é uma casa de jogos de tabuleiro com mais de 900 jogos! Tentando resgatar esse velho hábito de reunião entre amigos e familiares, pessoas de todas as idades podem se divertir juntas e tirar dúvidas com os monitores do lugar. Localizada na R. Treze de Maio, 972 – Bela Vista.


Para os mais ativos e competitivos, sugerimos algum dos diversos centros de Paintball, para travar verdadeiras batalhas com seu grupo de amigos. O Snipers Paintball (R. Evans, 601 - Vila Esperança) na Zona Leste, tem um ótimo espaço de gramado e equipamentos.


Já para aqueles que só querem curtir e rolar por ai, o Roller Jam, na R. Fernando Falcão, 393 – Mooca, promete te dar uma experiência totalmente nova! Inspirada nos modelos americanos, essa pista de patinação ao Estilo Disco vai te transportar no tempo e espaço. O estabelecimento tem patins para aluguel, mas você pode levar os seus.



COMIDA TRADICIONAL PAULISTANA


Como viver e visitar São Paulo e não conhecer um dos tradicionais pratos paulistanos? Para aqueles que nunca provaram, seguem algumas sugestões de dar água na boca:



O melhor bauru da cidade, para muitos, continua a ser o do local de ser surgimento: o Ponto Chic do Largo do Paissandu. Sim, o famoso sanduiche de queijo, rosbife e tomate no pão acreditam-se foi inventado há 80 anos nesse estabelecimento. Ainda assim, para descobrir se é o melhor, só provando pra saber! Hoje possui duas outras unidades no Paraíso e em Perdizes. Já o típico sanduiche de mortadela não poderia ser encontrado em outro lugar senão no Mercado Municipal de São Paulo, R. Cantareira, 306 – Centro. Nesse incrível ponto turístico da cidade você encontra de tudo um pouco no que diz respeito a quitutes, pasteis e bolinhos de bacalhau são apenas alguns dos exemplares.