top of page

MUDANDO: Mesas de jantar

Apesar de não estar em evidência na Lista de Móveis Essenciais do IT POST dessa segunda-feira, a mesa de jantar é uma peça de mobiliário importantíssima em nossas casas!


Além do fato óbvio de que todos precisamos nos alimentar, a reunião que acontece durante as refeições à mesa é algo que simboliza e fortalece a união da família e amigos.



Na hora de escolher uma mesa para sua casa é primordial que você mantenha isso em mente!


A mesa certa para você é aquela que acomoda confortavelmente as pessoas da sua casa diariamente e as pessoas que você recebe com frequência.


Afinal, mesas pequenas demais não acomodam e acabam excluindo as pessoas que não conseguem se sentar, enquanto mesas grandes demais podem acabar criando distância entre os usuários diários.


O HOC Arquitetura traz nesse post com dicas para você descobrir qual a sua mesa de jantar ideal:



Respeite o espaço que você tem

Casa pequena? Entenda que o número de pessoas que você pode receber é limitado, bem como o espaço que você tem.

Prefira usar uma mesa menor e integra-la à decoração para que o ambiente pareça mais espaçoso e crie opções criativas para quando for receber seus convidados.


O que você tem e o que você pode

Você já tem uma mesa de jantar? Que tal dar uma repaginada nela?

São muitas as soluções menos drásticas para você mudar!

Restaurar, pintar, mudar o tampo, mudar as cadeiras, trocar algumas cadeiras por um banco, trocar o pendente e dar nova cara pro seu espaço de jantar.


Forma e função

Vai trocar por uma nova? Hora de definir qual é o formato adequado para você.


Retangular

A mesa retangular nossa de cada dia é o tipo mais usado, pois é o que melhor acomoda mais do que 4 pessoas. Uma dica: uma mesa retangular num espaço retangular é um match perfeito!



Redonda

Uma mesa redonda é ótima para ambientes pequenos e também para espaços quadrados. O formato redondo dá a ideia de aconchego, pois aproxima as pessoas. Mas lembra-se que diâmetros muito grandes afastam, então para essa mesa no máximo 6 pessoas numa média de 100 a 120cm de diâmetro.



Quadrada

A mesa quadrada parece muito bonita, mas não funciona muito bem em ambientes pequenos, pois a de 8 lugares requer muito espaço e a de 4 lugares chega a ser desconfortável.



Oval

Nossa favorita, a mesa oval é maravilhosa! Além de acomodar muitas pessoas de forma confortável como a de formato retangular, seus cantos arredondados fazem com que ela se acomode melhor a espaços menores!

Quanto mais melhor, sempre cabe mais um!

Mas cuidado: a mesa oval é uma peça de destaque, não tente esconde-la ou encosta-la num canto, vai parecer deslocada.



Tamanho e conforto

“Asas fechadas” como diria a minha avó para não batermos cotovelos com o primo do lado.

Comer espremido é muito desconfortável, e para que isso não aconteça atente-se a uma dica:

uma pessoa sentada à mesa ocupa aproximadamente 65cm laterais.

Você precisa medir bem seu espaço antes de comprar sua mesa, pois é preciso espaço para circular ao redor dela confortavelmente, seja com ela vazia ou cheia. O ideal é que você deixe pelo menos 70cm entre a mesa e uma parede ou móvel. No caso de uma passagem, deixe 100cm para que quem estiver passando não esbarre na pessoa sentada.

CUIDADO com as regrinhas! O tamanho da estrutura da própria cadeira às vezes pede mais espaço disponível.·

As mesas de jantar têm uma altura padrão de aproximadamente 70cm .


Feito de...

O material da sua mesa de jantar pode mudar tudo!


VIDRO

Tampo de vidro pode parecer a solução tudo, mas a neutralidade deve ser usada com parcimônia. A verdade é que muitas vezes é difícil combinar com alguns estilos como o Rústico, Provençal, Cottage e até mesmo o Escandinavo!

São muitos os tipos de acabamento para o vidro, que pode ser colorido, fosco e incolor, nas bases de aço, madeira e pedra.

Sua maior qualidade é a facilidade de limpeza e a durabilidade desse material.




MADEIRA

Extremamente durável e versátil, a madeira possui uma infinidade de cores, acabamentos e tipos que fazem dela um coringa para diversas decorações. Não é diferente com as mesas.

A pluralidade da madeira, quando usada em mesas possibilita a criação de composições variadas com vários outros materiais.


PEDRA

Atribuído à decorações mais clássicas e requintadas, a pedra se destaca por suas características naturais únicas que tornam as peças singulares.

A durabilidade é uma qualidade, já o valor... é um investimento considerável.


Sob medida

Uma opção que vem se tornando cada vez mais comum, as mesas de jantar feitas sob medida, planejadas e personalizadas, permite que você tenha um móvel de acordo com o espaço físico que você possui.

Para apartamentos pequenos essa pode ser uma boa solução e uma curiosidade é: não é necessariamente mais caro do que se você comprar em uma loja.

Caso esteja fazendo os armários da sua casa com um marceneiro de confiança, consulte-o sobre essa possibilidade.




Você sabia que o HOC Arquitetura tem um serviço de projeto e desenho de móveis?

Podemos ajudar você a planejar os armários para acomodar melhor todas as suas coisas e te ajudar na sua rotina. Consulte-nos!


Todas as Imagens disponíveis no Pinterest.


Gostou? Deixe-nos o seu comentário! Queremos saber a sua opinião.


Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page