SEU ESPAÇO TRABALHANDO PARA VOCÊ - A reforma da lavanderia do Seu João

O que faz um bom comércio?


Muitas pessoas diriam que um bom comércio é feito por bons produtos e um bom atendimento, e de fato, esses fatores são essenciais. Porém, para os comércios físicos (ou seja, aqueles que não são estritamente online), um bom estabelecimento é fundamental!


O seu local comercial é a primeira impressão que o cliente tem de seus produtos ou serviços, o que quer dizer que um espaço bem resolvido e bem decora transmite a sensação de produtos de qualidade. Afinal, seu espaço tem que refletir a sua identidade, seja na sua casa ou no seu trabalho.


A decoração da loja passa credibilidade para o cliente. Imagem do Pinterest


Essa relação de espaço e produto é tão importante que várias áreas de arquitetura e de marketing se dedicam a estudar montagem de vitrines e a disposição de produtos nas lojas. Faz bastante diferença os produtos que o cliente vê primeiro e os que ele vê apenas quando chegar perto do caixa.


Um exemplo interessante disso seria a disposição de alguns mercados em relação ao percurso de compra dos seus clientes. A entrada geralmente fica perto das frutas, legumes e demais vegetais para que eles sejam os primeiros a serem escolhidos, enquanto que perto dos caixas ficam produtos como bebidas, doces, bolachas e afins.


Essa disposição faz quem os clientes passem e escolham os alimentos saudáveis primeiro e dessa forma se sintam menos culpados ao pegar alguns doces, bolachas ou bebidas no final das compras!


Exemplificação do circuito de compras de um mercado. Imagem do Pinterest


Existem mais milhões de exemplos porque a arquitetura é essencial para o comércio. Muito além de dar uma boa aparência ao local, a arquitetura e o design de interiores é estritamente necessária para auxiliar na jornada de compra dos seus clientes, independentemente do tamanho do seu comércio!


(O HOC Arquitetura fornece um serviço especializado para espaços comerciais, vem saber mais!)


E foram essas vantagens que o Seu João buscou quando contratou o HOC Arquitetura para fazer o projeto de sua lavanderia!


Vamos saber um pouquinho mais?


O Seu João tem uma lavanderia no centro de São Paulo que estava meio caidinha. Com a construção de vários novos empreendimentos ao redor, ele sentiu a necessidade de reinventar seu negócio para atingir esses novos clientes.


Foi aí que entrou o HOC Arquitetura!


Decidimos, juntamente com ele, fazer uma lavanderia coletiva onde o cliente pagaria e lavaria as suas roupas na máquina, porém, ele ainda manteria o serviço tradicional com passadeiras separado da área comum. Ao flexibilizar seu negócio, ele foi capaz de captar públicos diferentes!


(Vamos tomar um café e conversar sobre o que podemos fazer por você e seu comércio!)


O primeiro ponto foi identificar as áreas de serviço e as áreas de espera e convívio. Essa delimitação foi feita através do revestimento do piso e das paredes, optando por laminado na área de espera e cerâmica na área de serviços. O mesmo acontece nas paredes, optamos por papel de parede na área de espera e azulejo de metrô azul na área de serviço.


A divisão de ambientes é clara e ao mesmo tempo sutil, sem deixar de dar a impressão de conjunto. Imagem autoral



Essa mudança de acabamentos faz a separação de ambientes, sem perder a unidade do local. O mesmo princípio foi utilizado para a divisão da área comum da área de serviço das passadeiras. Ela foi feita através de um vidro, para ter a divisão física, porém, ainda fazer parte de um conjunto através do olhar.


Complementamos com um balcão para atendimento do público e apoio para o Seu João.


Área reservada para os serviços tradicionais de lavanderia mas ainda se integrando ao todo. Imagem autoral



Para a área comum, empilhamos máquinas de lavar através de suportes para que possa caber mais máquinas, mas sem tumultuar a área. Alocamos uma mesa comprida com cabideiros no meio do ambiente para servir de apoio.


Escolhemos móveis em fórmica branca com estrutura metálica em preto por uma questão de contraste e sofisticação das linhas que compõem o mobiliário. Acrescentamos toques de laranja por ser uma cor forte e complementar ao azul do azulejo, sendo ideal para elementos fortes de contraste e para dar vida ao ambiente.


Área comum com espera, mesa de apoio e máquinas de lavar a serem utilizadas pelos clientes. Imagem autoral


O resultado foi um ambiente multifuncional, prático e sofisticado, sem perder a identidade da lavanderia do Seu João, porém, acrescentando elementos que o tornem mais convidativos para os clientes e que se adaptem as mudanças comerciais que foram feitas.


Quem não gostaria de lavar as roupas num ambiente como esse, não é mesmo??


A arquitetura e o design de interiores fizeram muito pelo negócio do Seu João e podem fazer muito pelo seu também! Marque um café com a gente! Vamos conversar sobre como transformar seu comércio no negócio dos sonhos!!




Gostou do post? Curta, comente e compartilhe com os amigos! Não se esqueça de deixar um like na nossa página do Facebook e nos seguir no Instagram, temos sempre muitas dicas e novidades para vocês!!


Está inspirado? Vamos fazer juntos? Fale com a gente!!

POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle