DANDO ACABAMENTO: Dicas de iluminação e efeito
Como você leu no It post dessa semana 6 ERROS NA DECORAÇÃO DA SALA QUE VOCÊ PRECISA EVITAR, apesar de parecer, decorar um ambiente não é tarefa fácil!
Além dos erros comuns que algumas pessoas cometem na decoração, poucos são os que dão atenção a um dos elementos mais importantes da arquitetura: a luz!
O dando acabamento de hoje vai abordar a iluminação de ambientes e seus efeitos.
O que conhecemos Lighting Design é uma área especializada em projetos de luz para criar diferentes efeitos e exaltar características de uma cenografia, eventos, design de interiores, uma casa ou até mesmo uma arquitetura de escala urbana.

Focando na decoração de interiores, o projeto de cada ambiente é único, assim como deve ser a sua iluminação. Por esse motivo, o auxílio de um escritório de arquitetura no planejamento e execução do seu ambiente pode ajudá-lo a conseguir o melhor resultado possível!
(Saiba como o HOC pode ajudar você e seu ambiente! Conheça o Mude +, AQUI!)
É para continuar informando e inspirando que preparamos essas dicas para que você possa começar a usar a luz a seu favor!

ILUMINAÇÃO GERAL
Bem como se fala, a iluminação geral é homogênea, ou seja, tem o mesmo efeito uniforme em todo o ambiente.
Mas não pense que basta colocar uma grande quantidade de lâmpadas sobre a sua cabeça que tudo estará resolvido.
A iluminação geral não se limita à luz direta downlighting (luz de cima para baixo), ela é resultado de uma composição de vários tipos de iluminação trabalhando em conjunto para melhor iluminar e valorizar seu espaço e as atividades que ali serão desenvolvidas.
LUZ DIRETA
Simplificando é basicamente toda a luz voltada diretamente sobre o plano do chão no que chamamos de downlighting (luz de cima para baixo).
Dessa forma, tanto o teto quanto as paredes não recebem uma quantidade de luz significativa, o que pode ocasionar sombras que não valorizam nenhum um pouco a sua decoração. Logo, aconselha-se compor essa com outros elementos luminotécnicos.
Atenção também à distribuição das fontes de luz e os ângulos de abertura dos fachos, pois como efeito final geralmente temos os seguintes casos:
LUZ DIRETA DIRIGIDA
Nesse caso, a iluminação é direcionada para frente de forma focada, ou seja, ela evidencia a os objetos e materiais que estão sendo iluminados diretamente.

LUZ DIRETA DIFUSA
Apesar de estar direcionada, a luminosidade é difundida uniformemente para todos os lados, o que ocasiona uma iluminação básica e sem muitos contrastes.

Desse modo, não fica evidenciada a percepção dos materiais. Em acabamentos com brilho, por exemplo o porcelanato e outras pedras, a luz difusa é a mais recomendada.
Você pode conseguir esse efeito com difusores de acrílico, tecido ou papel.
LUZ INDIRETA
Luz indireta nos lembra suavidade! Se você procura ter um efeito aconchegante, a luz indireta é perfeita para você.
Trata-se de ocultar a fonte de luz por meio de sancas, abajures ou mesmo com spots voltados para superfícies e não diretamente para os olhos dos usuários do ambiente. Ou seja, você evita o ofuscamento aos olhos e proporciona mais conforto visual.

O efeito da luz indireta auxilia muito na decoração, pois evidencia volumes e estruturas como painéis, quadros, espelhos e até mesmo dentes ou assimetria de paredes.
COMBINANDO
A combinação de luz direta e indireta é a forma certa de pensar a iluminação dos seus ambientes.
Use luz direta dirigida para evidenciar objetos, luz direta difusa para clarear tudo e a luz indireta em teto e paredes como superfícies de reflexão.
Uma dica: a iluminação do perímetro do espaço dá a impressão de ele é muito mais amplo, mas cuidado com as cores!

LUZ DE DESTAQUE
Como o próprio nome diz, VAMOS DAR DESTAQUE!
Essa forma de iluminação dá ênfase pontualmente a objetos, elementos e superfícies.
Muito usada sobre esculturas, quadros, painéis decorativos, cortinas, halls de entrada, foyers e em detalhes de projetos de paisagismo.

LUZ DE DESTAQUE DIRIGIDA
Evidencie e destaque os pontos de maior interesse na sua decoração!
Se você deseja destacar um quadro ou painel decorativo em uma parede, por exemplo, a iluminação de destaque dirigida pode ser obtida com a instalação de uma sequência de spots no teto, paralelamente à parede, com os fachos voltados num ângulo 30°.