5 ERROS NA DECORAÇÃO DA COZINHA QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

Para muitas pessoas, a cozinha é a alma da casa. O preparo das refeições costuma ser um momento de carinho entre o indivíduo e a sua família e, em casos em que não há espaço para sala de jantar, a cozinha também pode tomar o papel de sala de jantar e reunir toda a família!


É por essa razão que a cozinha deve ser um local não apenas agradável de se estar, mas também super funcional, para que seus usuários possam aproveitar o máximo possível!


(Tem dúvidas de como melhor aproveitar seu espaço? Fale com a gente! Vamos fazer juntos!)




Durante várias consultorias e projetos, notamos que muitos clientes têm dificuldades com alguns pontos na hora de planejar a cozinha. Para ajudar a todos vocês, separamos algumas dessas dúvidas e pontuamos com soluções aqui!! Vamos dar uma olhada?



Acabamentos


É importante lembrar que a cozinha é uma área molhada e, por mais cuidadosa que uma pessoa possa ser, acidentes podem acontecer e molhar ou sujar o piso. Por essa razão, é necessário pensar em pisos fáceis de limpar e que não serão prejudicados pela umidade. Alguns pisos podem ser muito bonitos, mais pouco práticos quando se trata da cozinha!


A atenção aos acabamentos também é necessária quando se trata dos armários planejados e da pia. Consulte um profissional para escolher o melhor material para seus armários, afinal, não é sempre que você poderá troca-los, não é?


Piso em uma combinação de cerâmica com cimento queimado é uma boa opção para dar um toque diferente na cozinha sem comprometer a funcionalidade.



O mesmo vale para o tampo de armários e bancadas. Avalie quais as suas necessidades na hora de cozinhar e as vantagens e desvantagens de cada material. Tampos em fórmica tem uma estética única, mas não são adequados perto de cooktops por conta do calor; enquanto granitos tem uma variedade enorme de tonalidades, porém, quanto mais claros eles forem, mais manutenção eles precisarão pois são mais propensos a manchas.


Consulte sempre um arquiteto para aliar as suas necessidades e vontades ao melhor custo benefício, sempre!


(O HOC Arquitetura oferece serviços de consultoria para você tirar TODAS as suas dúvidas, vem saber mais aqui!)


Armazenamento


Outro erro comum no planejamento de cozinhas é não considerar o espaço de armazenamento que você necessita. Sabemos que as cozinhas hoje em dia estão cada vez menores e com menos espaço de parede para armários, mas com um pouco de planejamento, é possível ajustar ao que você necessita!


Elementos como ganchos para pendurar panelas e utilitários podem ser salva vidas na hora de armazenar seus instrumentos, além de ser um toque decorativo interessante. Colocar armários no balcão ou prateleiras suspensas também podem ganhar espaço para você!



O inverso também acontece. Muitas vezes você tem armários demais em uma cozinha e ela acaba tendo um aspecto pesado. Um jeito fácil de resolver isso seria alternar entre armários fechados e nichos e prateleiras abertas.


(Sente que a sua cozinha não é ideal para você? Vem falar com a gente!)


Para evitar que a cozinha corredor ficasse pesada, alternou-se o uso de armários e nichos abertos.




Layout


Poucas pessoas sabem, mas para uma cozinha ser funcional de verdade ela precisa seguir uma ordem de triangulação com a geladeira, pia e fogão (nessa ordem) que fazem parte do armazenamento do alimento, preparo e cocção, respectivamente.


Essa triangulação faz muita diferença na hora de cozinhar, inclusive quando há mais de uma pessoa utilizando a cozinha!



Ela pode ser obtida em qualquer modelo de cozinha, inclusive em cozinhas corredores que tem se tornado bastante comuns em apartamentos. Nessa última, não possível fazer um triangulo, porém, as estações devem ser colocadas em ordem para ter o melhor aproveitamento e funcionalidade.


Consulte sempre um arquiteto para melhor planejar a sua cozinha! Ele é capaz de te dar soluções funcionais que vão facilitar a sua vida!


Balcão


Seja em formato de ilha ou península, todos querem um balcão em estilo cozinha americana hoje em dia, afinal, ter uma superfície a mais para preparo dos alimentos é sempre bem-vinda, não?


Mas é necessário tomar cuidado para que o balcão não passe de uma ajuda para uma dor de cabeça! Balcões mal dimensionados e mal posicionados podem deixar a cozinha apertada e pouco funcional. É necessário estudar se a sua cozinha de fato comporta um balcão e se ele irá realmente ajuda-los.


Balcão com formato mal planejado, acaba sendo pouco prático na hora de cozinhar.


Também é necessário estudo se seu desejo for um balcão de formato diferenciado, eles costumam exigir um pouco mais de espaço disponível e podem não ser ideais para o uso no dia a dia.


Outro erro comum é deixar o balcão abandonado. Ele é uma peça de decoração linda, porém, em vários casos alguns pendentes e banquetas são essenciais para dar uma funcionalidade e integrar o balcão ao espaço.


Balcão integrado ao ambiente e bem utilizado. Acompanha prateleiras para agregar espaço de armazenamento.

Ventilação e iluminação


A cozinha deve ser muito funcional para os moradores e isso inclui uma iluminação e ventilação adequadas. A iluminação natural é essencial e, mesmo nos apartamentos atuais onde a janela só está posicionada na área de serviço, é preciso ter cuidado para não tampa-la com divisórias ou cortinas muito opacas.


Em relação a luz artificial, assim como em todos os outros cômodos, é preciso explorar mais do que a iluminação direta. Luzes auxiliares no balcão ou nos armários superiores a pia podem ser uma ajuda muito bem-vinda na hora de preparar o alimento!


(Vem saber mais sobre iluminação no post da semana passada aqui!!)


Luzes embutidas nos armários.

Quando não é possível a utilização de luzes embutidas, alguns spots podem fazer toda a diferença e dar um charme a mais na cozinha.

O mesmo cuidado deve-se ter em relação a ventilação. Nos casos de cozinha americana, a ventilação se torna ainda mais importante!


Para que o cheiro de comida não viaje para os outros cômodos, o fogão deve ser posicionado próximo a uma janela e, quando não for possível, deve-se investir em um exaustor potente. Além do mais, você deve ter a liberdade de cozinhar o que você quiser na sua casa sem se preocupar com o cheiro nos demais cômodos.


Fogão próximo à janela.

Exaustor no Cooktop da bancada.


Um pouco de planejamento é capaz de trazer para você a cozinha dos sonhos, sem dores de cabeça!! Certifique-se de consultar um profissional que você confiar para melhor auxilia-los!


Gostaram das nossas dicas?? Sempre temos mais para vocês com inspirações do dia e posts toda semana! Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS