MUDANDO: Móveis planejados x Móveis sob medida
Caso você ainda não tenha percebido, o MUDANDO é uma modalidade dos POSTS PRÁTICOS que o HOC Arquitetura elaborou para falar de forma mais focada sobre elementos específicos da decoração, trazendo dicas e curiosidades pontuais.
No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre uma diferença que poucos conhecem: móveis planejados x móveis sob medida.

Tem aumentado atualmente a procura por móveis planejados ou sob medida pela necessidade de adequação dos móveis ao ambiente decorado.
Um fato conhecido é que a grande maioria dos lançamentos imobiliários atualmente são de um padrão pequeno, comparado aos apartamentos antigos. Ainda esse não seja o seu caso, parece que cada vez mais temos coisas para guardar e muito para organizar.
Seja seu espaço espaço de armazenamento grande ou pequeno, é extremamente necessário que os seus móveis são funcionais além de bonitos. Afinal, eles existem para atender às suas necessidades e ganhar espaço ao serem personalizados.
Vamos começar entendendo por que existe essa diferença e entender qual a melhor opção para você!
A DIFERENÇA
Não se engane! Móveis planejados e sob medida não são a mesma coisa!

Os móveis planejados são feitos em módulos de medida padrão que se encaixam e recebem uma finalização para dar acabamento e fechar de eventuais “frestas de sobra”. São parcialmente adaptáveis em si e juntos se “adequam” ao tamanho do ambiente em que será instalado.
Os móveis sob medida, por sua vez, são feitos especialmente para cada cliente, suas necessidades, o espaço que possui e as dimensões desse. Eles são fabricados especialmente para o ambiente por um marceneiro autônomo ou uma empresa especializada que vai averiguar todas as medidas para elaborar o projeto do mobiliário.
A vantagem dos móveis sob medida é a personalização que se tem em cada detalhe, pois esse deverá se adequar perfeitamente ao seu espaço.
Mas entre uma vantagem e outra, o que todos querem saber é qual escolher para seu próprio espaço, certo?
Eis que temos o HOC IN-DICA.
Para deixar tudo mais dinâmico, vamos indicar CASO A CASO a solução que achamos mais coerente! Fique atento e tire suas dúvidas:
- Armários da cozinha
Quando se trata de um apartamento “novo” (com até 10 anos), há uma série de padrões e normas de construção que acabam deixando as cozinhas dos novos empreendimentos com dimensões e formatos parecidos. Nessas cozinhas, por exemplo, os armários planejados geralmente são os escolhidos. Eles tem um ótimo custo benefício e há atualmente tantas opções de módulos e acabamentos, que você pode montar seus armários de acordo com seu uso e deixá-lo com aspecto personalizado.

Já em casas ou imóveis mais antigos, o armário feito sob medida para a cozinha começa a ser uma opção mais atraente. Isso se deve a uma necessidade de personalização para tornar os espaços mais funcionais.
Também é possível fazer uma composição mista de armários planejados e sob medida, no caso de uma cozinha convencional com ilha ou península em conceito aberto.

- Estantes e cristaleiras
De modo geral, esses móveis são escolhidos de forma avulsa, como uma peça de destaque única na decoração do ambiente. Eles têm a função de armazenar e decorar. Por isso, não é raro vermos versões de design arrojado ou feitas sob medida para um melhor aproveitamento do espaço.
