MUDANDO: Móveis planejados x Móveis sob medida

Caso você ainda não tenha percebido, o MUDANDO  é uma modalidade dos POSTS PRÁTICOS que o HOC Arquitetura elaborou para falar de forma mais focada sobre elementos específicos da decoração, trazendo dicas e curiosidades pontuais.


No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre uma diferença que poucos conhecem: móveis planejados x móveis sob medida.



Tem aumentado atualmente a procura por móveis planejados ou sob medida pela necessidade de adequação dos móveis ao ambiente decorado.


Um fato conhecido é que a grande maioria dos lançamentos imobiliários atualmente são de um padrão pequeno, comparado aos apartamentos antigos. Ainda esse não seja o seu caso, parece que cada vez mais temos coisas para guardar e muito para organizar.


Seja seu espaço espaço de armazenamento grande ou pequeno, é extremamente necessário que os seus móveis são funcionais além de bonitos. Afinal, eles existem para atender às suas necessidades e ganhar espaço ao serem personalizados.


Vamos começar entendendo por que existe essa diferença e entender qual a melhor opção para você!


A DIFERENÇA


Não se engane! Móveis planejados e sob medida não são a mesma coisa!









Os móveis planejados são feitos em módulos de medida padrão que se encaixam e recebem uma finalização para dar acabamento e fechar de eventuais “frestas de sobra”. São parcialmente adaptáveis em si e juntos se “adequam” ao tamanho do ambiente em que será instalado.


Os móveis sob medida, por sua vez, são feitos especialmente para cada cliente, suas necessidades, o espaço que possui e as dimensões desse. Eles são fabricados especialmente para o ambiente por um marceneiro autônomo ou uma empresa especializada que vai averiguar todas as medidas para elaborar o projeto do mobiliário.


A vantagem dos móveis sob medida é a personalização que se tem em cada detalhe, pois esse deverá se adequar perfeitamente ao seu espaço.


Mas entre uma vantagem e outra, o que todos querem saber é qual escolher para seu próprio espaço, certo?


Eis que temos o HOC IN-DICA.


Para deixar tudo mais dinâmico, vamos indicar CASO A CASO a solução que achamos mais coerente! Fique atento e tire suas dúvidas:


- Armários da cozinha


Quando se trata de um apartamento “novo” (com até 10 anos), há uma série de padrões e normas de construção que acabam deixando as cozinhas dos novos empreendimentos com dimensões e formatos parecidos. Nessas cozinhas, por exemplo, os armários planejados geralmente são os escolhidos. Eles tem um ótimo custo benefício e há atualmente tantas opções de módulos e acabamentos, que você pode montar seus armários de acordo com seu uso e deixá-lo com aspecto personalizado.


Já em casas ou imóveis mais antigos, o armário feito sob medida para a cozinha começa a ser uma opção mais atraente. Isso se deve a uma necessidade de personalização para tornar os espaços mais funcionais.


Também é possível fazer uma composição mista de armários planejados e sob medida, no caso de uma cozinha convencional com ilha ou península em conceito aberto.




- Estantes e cristaleiras


De modo geral, esses móveis são escolhidos de forma avulsa, como uma peça de destaque única na decoração do ambiente. Eles têm a função de armazenar e decorar. Por isso, não é raro vermos versões de design arrojado ou feitas sob medida para um melhor aproveitamento do espaço.



Mas não subestime a estante planejada modular, uma alternativa bem mais acessível e que mantém a função.



-Paineis e hack integrados


Para a área multimídia, os painéis planejados podem não atender as suas necessidades. Afinal, as dimensões de um painel do chão ao teto ou de parede inteira são bem específicas, bem como os equipamentos e as conexões entre eles. Para esse caso, indicamos um móvel feito sob medida, para um resultado mais funcional e de acordo com a sua estética.


-Home office


Optar com um mobiliário de home office planejado ou sob medida é algo que dependerá muito da sua intenção de decoração e de onde este ficará alocado.


Há muitas opções de mobiliário de escritório em lojas como a TOK&STOK e outras mais especializadas. Mesmo as empresas de planejado tem diversos modelos de espaços de estudo e trabalho em casa.


No caso de escritórios sob a escada, no corredor,  num nicho ou canto da casa, o ideal seria fazer um projeto sob medida, para que ele fique coerente e confortável num lugar tão pouco convencional. Também é o caso dos home offices integrados ao painel e hack na sala. Optar por um projeto de móvel sob medida pode solucionar não apenas a função, mas também a decoração.




Exatamente como no caso da sala da Mayra e do Felipe. O desenho de mobiliário feito pelo HOC Arquitetura, tornou o ambiente mais dinâmico e multifuncional, além de mais interessante e elaborado!


Fiquem ligados! Logo mais no HOC BLOG um post contando mais sobre o projeto Mude+ da sala da Mayra e do Felipe, do HOC Arquitetura!

-Armários de banheiro


Devido as limitações naturais desse espaço para mobiliário, os planejados são a escolha mais apropriada no caso de projetos convencionais.



-Armários do quarto


Sem dúvidas, indicamos a escolha de armários planejados para o quarto por terem o melhor custo benefício. A personalização da decoração deste ambiente fica por conta dos revestimentos e da mobília adicional, que pode ser muito marcante e personalizada.



-Camas


As camas box tem sido as favoritas hoje em dia. Mas em ambientes pequenos onde vale se aproveitar de cada espaço disponível, é possível ganhar algum ao elaborar uma base sob medida para a cama com gavetas ou nichos.

Há também aqueles incríveis mobiliários infantis, que oferecem quase um playground para o quarto dos pequenos! Eles tipos de móvel podem ser encontrados prontos em lojas como a TOK&STOK, por exemplo.

Porém, a adaptação é impossível nesses casos. Há algumas empresas de móveis planejados com modelos, mas para esse caso, vale o orçamento de um projeto inteiramente personalizado e sob medida.




-Despensa e roupeiro


Ainda que esses móveis sejam alocados em lugares não específicos, os módulos dos planejados comportam as necessidades de armazenamento.



CONCLUSÃO


Não é possível estipular como regra geral para quando se deve usar um ou outro. Tanto o móvel planejado quanto o sob medida tem suas vantagens e desvantagens.


De qualquer forma, as últimas e talvez mais importantes dicas:


-Opte pela alternativa que melhor atende às suas necessidades e possibilidades! Caso precise, consulte a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.


-Escolha empresas e profissionais idôneos e responsáveis, preferencialmente indicados por alguém em quem você confia!


-O projeto de mobiliário é feito para garantir que tudo será feito de forma correta para que atenda às suas expectativas. Caso a empresa ou marceneiro contratados não forneçam o projeto, contrate esse serviço para te ajudar a ter o melhor resultado




O HOC Arquitetura por ajudar você a decorar e transformar sua casa!


Vamos fazer juntos? Fale com a gente!


Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle