SEU ESPAÇO DE TRABALHO EM CASA: 5 DICAS PARA SEU HOME OFFICE

Cada vez mais as pessoas estão começando a trabalhar de suas casas. O trabalho tipo home office é ótimo para flexibilizar horários e permitir que você passe mais tempo com a sua família. E mesmo para aqueles que utilizam esse cantinho para apenas para trabalhos eventuais, ele se tornou um integrante essencial para todas as casas.


Afinal, quem não precisa de um cantinho para trabalhar ou mesmo para organizar o seu dia?


Entretanto, um dos perigos de se trabalhar em casa é não ter um lugar apropriado para fazer suas tarefas, o que acaba te tornando menos produtivo. Contratar um profissional nesses casos é essencial para ter um espaço verdadeiramente funcional e produtivo, sem perder aquele aconchego que a sua casa proporciona.


(Vamos fazer juntos? Da uma olhadinha em como podemos te ajudar!!)


Pensando nos maiores desafios que nossos clientes encontram na hora de fazer um home office e no compromisso de sempre inspirar e informar vocês, fizemos uma lista com 5 dicas para tornar seu home office mais funcional e aconchegante para que você possa ser cada vez mais produtivo!



Escolha do local


A escolha de onde vai ser implantado o home office depende bastante da frequência que ele será usado e por quem. Se você pretende usá-lo de vez em quando, não seria incomodo se este ficasse conjugado à sala ou ao quarto. Porém, se a sua intenção é fazer do home office sua estação de trabalho, então seria mais apropriado que ele ficasse num local mais reservado, tendo um cômodo próprio para ele.


Home office em um cômodo separado. É possível adicionar cadeiras secundárias para reuniões.


Projeto para sala da Mayra e do Felipe por HOC Arquitetura. Integração de um home office à sala de estar.


Por quem ele vai ser usado também deve ser considerado. Muitas vezes o home office acaba sendo também um lugar para as crianças fazerem os deveres de casa e outras atividades. Nesses casos, ao invés de terem diversos home offices espalhados pela casa, por que não ter um espaço contínuo que caiba toda a família?




É importante lembrar que o home office é um local de trabalho e deve estar num local com bastante iluminação ou ventilação, afinal, você terá que ficar horas trabalhando naquele lugar, então é melhor que ele seja o mais confortável possível, não?



Iluminação


Principalmente para as pessoas que trabalham exclusivamente em casa, o home office precisa ser o mais confortável possível. E quando se diz confortável, não se refere apenas a uma cadeira muito bem estofada, ainda que isso tenha sua importância.


O lugar tem que ser confortável! Boa iluminação e ventilação natural são essenciais e, se for possível posiciona-lo perto de uma janela, melhor ainda! Além de melhorar significativamente a iluminação e a ventilação, olhar um pouco pela janela para espairecer é super bem-vindo naqueles dias estressantes, não é mesmo?



Mas não se esqueça de planejar uma boa iluminação artificial também. Certifique-se que a luz está bem distribuída, mas sem ser incômoda e não se esqueça de colocar uma luminária de apoio para uma luz mais focal.


(Quer saber mais sobre iluminação? Acesse aqui nosso post e saiba mais!)


Ergonomia


A ergonomia é o estudo da relação humana com os ambientes, ou seja, como melhorar o espaço ao redor para evitar dores e mau jeitos causados por posições e posturas incomodas para o ser humano.


No caso do ambiente de trabalho, ela estuda a posição e altura de mesas, cadeiras e demais móveis para que o trabalho fique mais confortável e saudável.




Mesmo que você trabalhe em casa, essas medidas são importantes. Certifique-se de consultar um profissional na hora de projetar seu home office, a saúde das suas costas agradece!


(O HOC Arquitetura trabalha sempre para o seu bem-estar! Marque uma reunião com a gente para saber o que podemos fazer opor você)


O mesmo vale para os pequenos. Se eles irão utilizar o espaço para fazer seus deveres, o balcão ou escrivaninha deve ter uma parte ajustada para o tamanho deles.


Estantes de trilhos são boas alternativas para ajustar a altura da mesa de acordo com a sua necessidade.


Outra dica importante é o uso de cadeiras giratórias. Elas são um pouco mais caras, porém, te deixam mais livre para se movimentar pelo espaço e alcançar objetos, de forma que você consiga trabalhar de forma mais produtiva.



Armazenamento


Com os apartamentos e casas cada vez menores, o espaço destinado para home office costuma ser mais restrito o que prejudica o espaço destinado a armazenamento. E por mais que você seja uma pessoa desapegada, é sempre necessário um lugarzinho para guardar arquivos, papéis e documentos.


Para resolver essa questão, procure usar o espaço em cima e embaixo da mesa. Prateleiras, nichos e armários suspensos podem resolver o problema de forma funcional. E se faltar um pouco de espaço, utilize gaveteiros embaixo da mesa para arquivos que precisam estar a mão.


(Não sabe como aproveitar melhor o seu espaço? O HOC Arquitetura pode te ajudar a deixar seus espaços mais funcionais)



Personalização


Trabalhar em casa geralmente tem muito mais vantagens que trabalhar em uma empresa. Uma delas é a possibilidade de você personalizar o seu cantinho com a sua cara e de forma muito mais livre!


Não tenha medo de cores, quadros e objetos de decoração! Se você vai passar muitas horas no home office, é muito importante que você se sinta bem e confortável nesse espaço. Por que não colocar um tapete para deixar o ambiente mais aconchegante? Ou uma planta para alegrar o espaço?


Você ainda pode fazer calendários e quadros de avisos personalizados, uma parede de cortiça ou de lousa para deixar lembretes. A imaginação é o limite, até mesmo para os itens mais funcionais!




Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest.


Gostaram das dicas?? Não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar com os amigos!!


Nos sigam no Instagram e deixem um like na nossa página do Facebook, sempre temos informações e inspirações para vocês!!


Está inspirado? Vamos fazer juntos? Acesse aqui e saiba como podemos te ajudar!!

POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle