5 ERROS NA DECORAÇÃO DE QUARTOS QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

Sabemos que a casa é o lugar de expressão mais íntimo de uma pessoa ou uma família, onde ela pode expressar sua personalidade e seus gostos e tornar o ambiente aconchegante.


Porém, dentro do conjunto da casa também há um sistema de locais mais sociais como a sala e a cozinha, onde a família se encontra e recebe visitas, e locais mais íntimos, considerados refúgios e onde se receberão visitas muito pontuais, como o quarto e o banheiro privativo.



Nesses refúgios um cuidado especial para tornar o ambiente ainda mais aconchegante e com a sua cara é necessário! O quarto é o cômodo mais íntimo da sua casa e responsável por uma boa noite de sono, tão importante para a correria do dia-a-dia.


Por essa razão, não tema em abusar na personalidade! Esse é um espaço seu que deve suprir todas as suas necessidades para ter um descanso completo. As cores das paredes, o estilo dos móveis e os objetos de decoração devem permitir que você crie um ambiente relaxante e seguro.



(Vamos fazer juntos? O HOC Arquitetura pode auxiliar você na busca do quarto perfeito!)


Como o quarto é um ambiente tão importante e o nosso compromisso é sempre informar e inspirar você, trouxemos dicas sobre alguns erros na decoração do quarto que as pessoas cometem e não permitem que ele seja aproveitado com todo o seu potencial.


Vamos começar?


Planejamento do espaço


Um dos pontos mais importante para qualquer dormitório é a disposição dos móveis. O local ideal para a cama, os armários e, se possível, uma escrivaninha de apoio faz muita diferença no dia a dia quando o espaço é utilizado.


Algumas situações devem ser evitadas como a cama de casal debaixo da janela e armários sem espaço para abrir as portas. Também é necessário considerar um espaço de circulação razoável ao redor da cama de casal ou na lateral da cama de solteiro.



Nesses casos o auxílio de um profissional é importante para você ocupar o seu espaço da melhor forma, sem parecer tumultuado, principalmente porque os dormitórios tendem a estar cada vez menores e com menos espaço para armazenamento.


(Converse com a gente!! Temos boas soluções para você e o seu espaço)


Outra questão que deve ser considerada é o tamanho dos móveis. Muitas pessoas não consideram o espaço que tem disponível na hora da compra e acabam com uma cama muito grande num espaço pequeno, perdendo mobilidade e até mesmo espaço para armários.


Certifique-se de ter as medidas do ambiente antes de ir às compras!


Tamanho dos armários


Como já dito anteriormente, é importante considerar o espaço que você tem disponível para armários e sapateiros e, principalmente, a quantidade de coisas que você precisa armazenar. Muitas vezes as pessoas não levam esses quesitos em consideração e acabam com um guarda roupa cheio e roupas penduradas por todo o quarto.


Porém, existem ótimas opções para quem precisa de muito espaço! Armários planejados com módulos na cabeceira acima da cama são uma boa opção para aproveitamento do espaço.


(Quer saber mais sobre armários planejados e armários sob medida? Acesse nosso post aqui!!)




Outra opção seria a utilização de camas box, com gaveteiros embaixo. Essas gavetas costumam ser bastante espaçosas e ideais para guardar roupa de cama que ocupam bastante espaço no guarda roupa! Você ainda pode fazer com um marceneiro uma opção personalizada para as suas necessidades.


(Vamos fazer juntos? O HOC Arquitetura tem serviços de projeto de marcenaria para aproveitar melhor os espaços!!)




Pouca iluminação


Por não ser um local de trabalho como o home office ou de preparo como a cozinha, muitas pessoas acreditam que não se deve dar muita atenção a iluminação dos quartos. Mas você deve sim!


Além da iluminação natural ser muito bem-vinda durante o dia, tornando o ambiente mais aconchegante, a iluminação artificial deve ser pensada para uma boa noite de sono. Ter luzes secundárias que criam uma iluminação de meia luz é importante para entrar no “clima” para dormir. Além disso, luzes de cabeceira também são importantes para uma leitura noturna.



A temperatura da lâmpada também é essencial. Evite luzes brancas e frias no quarto, elas interferem diretamente no seu sono. Opte por luzes amareladas que não somente ajudam você a pegar no sono, como também dão mais aconchego ao ambiente.


(Mais dicas de iluminação? Acesse nosso post aqui!!)


Elementos de decoração


Ao contrário do que muitos imaginam, um dos erros na decoração de quartos é a falta de elementos de decoração, o que torna o ambiente muito menos aconchegante do que ele poderia ser.


Um dos elementos essenciais para se pensar é na cabeceira que, no caso de não ser ocupada por armários, é um dos pontos mais importantes do quarto! Não é necessário comprar uma cabeceira cara e super decorativa, muitas vezes um papel de parede já dá aquele toque que o seu quarto precisa.


Existem também outras opções com a utilização de pallets para cabeça que são consideravelmente mais baratos ou até mesmo complementar o espaço com quadros ou pinturas diferenciadas na parede. A criatividade é o limite!



(Quer saber mais sobre como utilizar pallets na decoração? Acesse o post do HOC Arquitetura)


Cortinas e tapetes


As cortinas e os tapetes são elementos essenciais para trazer conforto e aconchego ao ambiente, mas eles devem ser escolhidos com cuidado.


As cortinas têm o papel de garantir a privacidade e filtrar a luz externa. O ideal seria ter duas camadas, um blackout e uma segunda camada mais leve para filtrar a luz deixar mais decorativo. A altura da cortina também deve ser considerada. Varões muito baixos tendem a deixar o pé direito parecendo ser menor.



Em relação aos tapetes, é importante mantê-los ao lado da cama, principalmente se o cômodo for de piso frio. Sentir um tapete macio nos pés ao acordar faz uma grande diferença no seu bem-estar!



Esperamos que as dicas possam ajudar vocês a terem o quarto dos sonhos!! Lembrem que o seu quarto é o seu cantinho e você pode usar e abusar da sua criatividade para deixar com a sua cara!




Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest


Gostaram do post? Não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar! Curta nossa página no Facebook e nos sigam no Instagram para mais inspirações e informações!!


Estão inspirados? Vamos fazer juntos? Acesse aqui e saiba mais sobre os nossos serviços!!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle