top of page

PISOS: Laminado x Vinílico


Aqueles que reformaram já sabem e os que estão pensando em reformar logo vão descobrir que uma etapa essencial das reformas é a escolha dos revestimentos como O PISO!


Como você já deve ter lido no post prático anterior, o HOC Arquitetura preparou uma SÉRIE de posts que vão te ajudar a conhecer melhor as suas opções de piso, para que você possa escolher com mais segurança qual é o melhor para você!



No post de hoje falaremos sobre os dois tipos que mais parecem confundir as pessoas: pisos laminados x pisos vinílicos.


Na hora de optar por um deles, é preciso entender bem quais são suas principais características e diferenças para tomar uma decisão!


Vamos comparar:


"É feito de quê?"


O piso laminado é um derivado da madeira, pois pode ser composto por camadas de madeira nas suas mais diversas formas. Por exemplo, uma composição de uma base de retalhos de madeira, uma manta e uma lâmina de madeira nobre sobreposta, ou uma composta por aglomerado, uma manta e um painel de madeira de alta densidade coberto com um padrão decorativo, impregnado com resina. É encontrado na forma de réguas, disponíveis no sistema de cola ou click.




Já o piso vinílico é feito do que conhecemos como PVC (cloreto de vinila), um plástico que pode vir no formato de placas, réguas ou mantas no sistema de cola, click ou autoadesivo.




"Como instala?"


Para preservar as propriedades do piso vinílico, ele deve ser instalado sobre um contrapiso seco, limpo e extremamente nivelado. Para isso, aconselha-se o uso de uma massa niveladora de cola e cimento, o que também possibilita que esse seja instalado sobre outros pisos de cerâmica e pedras polidas. Não aconselha-se instalar o piso vinílico sobre pisos de madeira e laminado, pois estes podem apodrecer.



Do mais, a instalação é muito simples: basta colar ou encaixar as placas ou réguas do revestimento. Ainda que seja considerado de instalação simples, no melhor estilo DIY ou faça você mesmo, uma boa dica é contratar um instalador que saiba avaliar se o contrapiso precisa de correções.




O laminado também precisa de um contrapiso seco, limpo e nivelado, mas podem ocorrer variações de até 0,2% (que ainda assim é beeem pouquinho). Mas ainda assim pode ser aplicado sobre outros pisos de pedra, concreto ou cerâmica após receberem uma manta regularizadora de plástico.


Esse produto também pode ser instalado com cola ou com sistema de encaixe de maneira muito simples! Mas considere contratar um instalador especializado.


"Como limpa?"


Diariamente, varrer o piso vinílico com uma vassoura de pelo ou passar um pano umedecido já é suficiente, pois são raras as ocorrências de manchas. Nos dias de limpeza mais profunda, use sabão neutro junto a água na hora de umedecer o pano.



Mas a limpeza do laminado é um pouco mais suave. Limpe todos os dias com aspirador ou uma vassoura de cerdas suaves e depois finalize com um pano úmido em água e sabão neutro. Dica importante: passe a vasoura no sentido das réguas, isso vai evitar riscos e lembre-se que úmido é diferente de molhado, ok?


"Em que ambientes posso usar?"


O piso laminado, é indicado em qualquer área interna seca! Por ter um aspecto um pouco mais sofisticado que o vinílico, pois se assemelha muito à tábua corrida de madeira maciça, pode ser colocado na casa toda, desde a sala, quartos e escritório!




O piso vinílico também é muito eficiente em áreas internas que não recebam sol intenso. A luz solar excessiva pode diminuir a vida útil e fazer com que ele descole ou até rache, por isso, cortinas são sempre bem vindas! É muito indicado para quartos de crianças, por trazer conforto térmico e ser de fácil limpeza. Também é mais indicado para casas com animais de estimação, principalmente apartamentos.





Em resumo... PONTOS FORTES


Laminado:

- Sofisticado, pois se assemelha muito ao piso de madeira convencional;

- Ecologicamente correto, pois as placas são compostas por compensados de madeira de reflorestamento;

- Muito fácil de instalar, tanto colado quanto encaixado, a instalação pode ser feita em algumas horas e o ambiente pode ser usado após 24 horas da instalação;

- Sustentável, pois pode ser desmontado (no caso do sistema click) e reutilizado em outro espaço;

- Alta durabilidade, pode durar mais 15 anos instalado;

- Ótimo para ambientes comerciais, mesmo com alto fluxo de pessoas;


Vinílico:

- Confortável acusticamente, abafa ruídos de passos;

- Confortavel termicamente, pois ajuda a manter a temperatura dos ambientes;

- Baixa incidência de manchas;

- Antialérgico, de fácil limpeza e conservação;

- Muito fácil de instalar, tanto colado quanto encaixado;

- Ampla variedade de estampas;

- Muito resistente à água e alta durabilidade;

- Macio;

- Anti-chamas;




Em comparação... PONTOS FRACOS


Vinílico:

- Pode ser riscado ou até cortado, com objetos pontiagudos ou móveis pesado sendo arrastados, o que compromete a qualidade do produto;

- Pode ficar desbotado com a incidência de sol forte e até descolar;

- Apesar de poder ser molhado, não pode ser submerso em água ou produtos;

- Não aconselhado para áreas externas nem para banheiros e lavanderias;

- Não aconselhado para locais de alto fluxo de pessoas;


Laminado:

- Péssimo conforto acústico, recomenda-se a aplicação de uma manta acústica na instalação;

- Não aconselhado para casas com animais de estimação devido ao barulho e às condições de limpeza;

- Risca com facilidade;

- Não pode ser molhado e muito menos submerso em água ou produtos, deve ser seco logo que for derramado líquido sobre ele;

- Não aconselhado para áreas externas nem para banheiros e lavanderias;




"Qual escolher?"


Como tudo, cada piso tem seus prós e contras!


Na hora de escolher o piso para a sua casa, vá além da estética! Analise bem e avalie qual se adéqua melhor ao uso da sua família!


Se seu foco é conforto térmico, acústico e facilidade na limpeza aposte no piso vinílico! Ótimos também para casas com crianças, animais, de estimação ou pessoas alérgicas.


Mas se seu foco é sofisticação, mais resistência e durabilidade, o piso laminado é mais indicado! Ideais para ambientes residenciais e comerciais!


Pronto! Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens e indicações de cada um deles, ficou mais fácil fazer sua escolha, certo?


(Precisa de ajuda com essa escolha? Nossa equipe pode ajudar você com os revestimentos das sua casa em uma consultoria super acessível!)


Fique ligado no HOC Blog! Na próxima semana compararemos os pisos Porcelanato x Cerâmico!


POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page