4 PASSOS PRA NÃO ERRAR NO TAPETE DA SALA!


Como muito bem colocado no nosso POST dessa semana: "Tapetes são itens muito importantes para deixar sua casa mais aconchegante e trazem conforto e proteção para os pés."


Mas sua função não se limita ao conforto!!


O tapete é um elemento extremamente relevante num projeto de interiores. Ele não apenas decora, mas ajuda a dar dimensão trazendo cor, textura e até estampas para a composição do ambiente!


Muitos são os que tem receio de colocar tapetes em suas casas, arrumando desculpas como o clima tropical brasileiro ou a dificuldade de limpeza. Mas ainda que essa seja uma escolha pessoal, o HOC Arquitetura torce para que esse post incentive e todos sobre o potencial desse objeto tão importante!



"Mas como escolher um tapete pra minha sala?"


PASSO 1


Se a sua sala tem conceito aberto (não tem divisão entre sala de estar, tevê e estar + cozinha) uma ótima forma de definir esses espaços diferentes é por meio de tapetes!


Os quadrados e retangulares, principalmente, ajudam a dar dimensão e mais amplitude em ambientes ortogonais (com linhas retas).


Para criar esse efeito, é essencial que todos os móveis de um determinado espaço estejam pelo menos metade sobre o tapete! Como na foto:



Então nada de miséria na hora de escolher o tamanho, hein!


PASSO 2


O tamanho CONTA!


Na hora de escolher o tamanho do seu tapete, preste muita atenção às medidas disponíveis entre as paredes.


Algumas dicas úteis:

- Não cole o tapete nas paredes, deixe um espaço entre ele e todas as paredes próximas;

- Não se baseie em apenas uma parede, se a sua sala tem recortes, siga-os;

- Não deixe ele sobrando na passagem ou corredor, evite acidentes;



Em relação aos móveis, outra dica: tapete não serve para emoldurar o sofá e o sofá não serve para emoldurar o tapete! Deixe o conjunto harmônico escolhendo os dois juntos ou respeitando as medidas do que primeiro foi adquirido.



PASSO 3


Cada um no seu tapete!


Para sala de estar não tem regra rígida, desde que componha um espaço interessante e harmônico.


Já para a sala de jantar, é preciso ter cuidado! A forma deve seguir o formato da mesa. Para mesas retangulares sempre tapetes retangulares, assim como as ovais! Mas essa regrinha não vale para as outras: as quadradas pedem tapetes redondos e as redondas pedem tapetes quadrados!


Independente da forma, se sua mesa estiver centralizada no ambiente, sempre deixe de 70cm a 1m de sobra de cada lado da mesa, ok?

Se o espaço for apertado, talvez seja melhor não usar...


E finalmente, na sala de TV, quem dita a forma é o sofá! A forma favorita normalmente é a retangular, mas o importante mesmo é que ele seja amplo para comportar puff, almofadas e, eventualmente mais pessoas sentadas ali para assistir! Por isso preze pelo conforto!




PASSO 4


Último e talvez mais importante: o material!


Tapetes de fibra natural mantem a temperatura o ano todo, então são frescos no verão e quentes no inverno. Já os tapetes sintéticos são sempre fresquinhos durante todo o ano!


Existem vários tipos de trama, as mais conhecidas são a curta e a long hair (mais felpudos).



Seja qual for a forma, o material e a trama escolhida, lembre-se: por estar o chão, o tapete precisa de ainda mais atenção quanto a limpeza do que seus outros móveis de tecido. Procure sempre varrer, aspirar ou lavar da forma correta para não deteriorar sua peça!



Gostou das dicas?

Ainda precisa de ajuda com o design da sua sala? Conte com o HOC Arquitetura!





Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS