5 SUPER DICAS PARA TER HORTA EM CASA

Na correria do dia a dia, principalmente nas grandes cidades, as pessoas costumam sentir falta de um pouco de verde e natureza no seu dia. Afinal, são inúmeros os benefícios que as plantas podem trazer para as pessoas, desde a diminuição do estresse até o filtro do ar.


(Veja aqui 10 plantas para se ter dentro de casa)


E ainda mais do que isso, as plantas também fazem parte da alimentação! E não tem nada melhor do que você cultivar seus próprios temperos e hortaliças em casa livres de agrotóxicos, não é mesmo?



Essa é uma realidade que costumava parecer impossível para as pessoas que vivem em grandes metrópoles e em apartamentos cada vez menores. Porém, há várias formas que você pode montar pequenas hortas no seu apartamento em casa!


É importante lembrar que cada planta tem suas necessidades e é preciso estudar quais características sua casa oferece e quais plantas são ideais para prosperar naquele espaço. Para facilitar, separamos algumas super dicas para você que quer começar uma horta na sua casa ou apartamento!



Localização


O local em que vai ser feita a horta é muito importante! A incidência de sol é essencial para a maior parte das plantas e hortaliças, ainda que algumas consigam sobreviver na sombra.



Se você não possui uma varanda ou um quintal, você ainda pode colocar próximo a uma janela onde bata muito sol ou colocar floreiras na janela. Tome cuidado com as espécies que você irá plantar no caso das floreiras, é necessário que elas tenham um espaço mínimo entre as mudas que varia de planta para planta.


Outro cuidado necessário é em relação a ventilação. O local escolhido precisa ser bem ventilado, porém, é preciso tomar cuidado com ventos muito fortes que prejudicam o crescimento dessas plantas. Coloque-as sempre em local protegido.



Insolação


Vários tipos de plantas precisam de vários tipos de insolação diferentes e é necessário que você avalie o lugarzinho que você escolheu para sua horta. Ele tem sol? Quantas horas por dia?


A incidência de sol é classificada em:


- Sol pleno: onde bate sol durante o dia todo (do amanhecer até o fim da tarde) e é ideal para legumes, tubérculos (cenoura e beterraba), leguminosas e frutas como a pitanga.


- Sol médio: há incidência de sol durante quatro a seis horas por dia (mais comum em casas e apartamentos). Esse tipo de sol é ótimo para a maior parte das verduras e também para temperos, frutas como o morango e a framboesa, pimentas e ervas medicinais.




- Meia-sombra: Se a incidência do sol for menor do que o período acima, digamos cerca de duas a três horas por dia, damos o nome de meia sombra. As plantas que vivem bem em meia sombra são as ervas como a hortelã, erva cidreira, manjericão, orégano, boldo, entre outros.


-Sombra: não há incidência direta do sol, mas ainda assim, é bastante iluminado. É uma área ideal para brotos como o mini milho, mini alface, entre outros.


Se o seu desejo for investir um pouco mais de tempo e dinheiro na sua horta, você ainda pode adquirir luzes próprias para cultivo de plantas que precisam de mais tempo sob a luz do sol.



Vasos?


Uma das primeiras dúvidas que temos ao pensar em horta seria aonde plantar, se o ideal seria em vasos, floreiras, ou mesmo no caso de quintais, diretamente na terra.

A resposta para isso é que tudo é valido! Você pode até mesmo apostar em paredes verdes e hortas verticais e colocar suas hortaliças suspensas, desde que elas tenham o cuidado necessário, insolação e ventilação.


E se você quer fugir dos vasos convencionais, há alternativas mais sustentáveis reutilizando latas, potes de vidro e garrafas pet. Certifique-se de ter um bom sistema de drenagem necessário para algumas espécies.




No caso de você optar por uma floreira ou plantar diretamente na terra do seu quintal, preste atenção às necessidades de cada planta. A hortelã e a salsinha têm o que chamamos de “raízes invasoras” que acabam matando as demais plantas e devem ser plantadas em vasos separados. Pesquise por misturas que dão certo com o tomilho, o alecrim e a sálvia ou a manjerona, o manjericão e a cebolinha.





Cuidados


Um dos pontos essenciais para que sua horta prospere são os cuidados. Diferente das plantas ideais para ficar dentro de casa, as hortaliças requerem um cuidado maior e são ótimas para quem gosta de cuidar de plantas e faz dessa atividade um hobby.


Por ser de origem caseira, suas plantas estarão livres de agrotóxicos e outros produtos que podem ser prejudiciais à saúde, mas isso não significa que as suas plantas não precisam de adubo!



Algumas mudas necessitam de nutrientes específicos no solo, então vale a pena dar uma pesquisada nos melhores tipos de adubos orgânicos para as mudas que você escolheu cultivar. Alguns tipos de adubos orgânicos mais conhecidos são a torta de nim, húmus de minhoca e torta de mamona.


Outro cuidado importante é em relação a poda. Diferente do que as pessoas acreditam, as hortaliças secam e morrem se não forem podadas (no caso, colhidas para serem utilizadas). Quanto mais você as utilizar, mais forte elas irão crescer!



Principais hortaliças


Se você tiver as condições certas na sua casa ou apartamento, você pode ter todo tipo de planta! O mais interessante de se ter uma horta em casa é que ela é sua: você pode plantar as verduras, temperos ou leguminosas que você quiser e, por que não, ousar com alguns temperos diferentes? É importante dar um toque seu no cultivo.


Vamos aqui dar algumas sugestões plantas que você pode ter na sua horta!


- Temperos: Tomilho, manjerona, manjericão, orégano, alecrim, cebolinha, salsinha, coentro, tomilho, endro, hortelã. No caso das hortelãs, você pode apostar em espécies diferentes com cores diferenciadas para dar uma cara nova aos seus pratos.


- Verduras: Alface, alho poró, rúcula, couve, agrião (os mini também), espinafre.



- Legumes: Abobrinha, beterraba, batata, cenoura, rabanete.


- Frutas: Morango, amora, limão, laranja, framboesa, jabuticaba, pimenta, tomate. As frutas podem ser plantadas em grande variedade. Muitas árvores frutíferas podem ser cultivadas em tamanho menor em vasos grandes.



- Ervas medicinais: Hibisco, boldo, dente-de-leão, babosa, azedinha, funcho.




Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!

Espero que nossas dicas tenham sido uteis! Para mais dicas e inspirações, curtam nossa página no facebook e nos sigam no Instagram!




Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle