ITENS INDISPENSÁVEIS PARA UMA COZINHA MAIS PRÁTICA!

Já falamos dos erros, dos acertos, das dicas para tornar sua cozinha mais funcional e até de como planejar seus armários para esse espaço!


Mas muitas são as dúvidas sobre como ter uma cozinha completa, sem abrir mão de um ambiente bem decorado e esteticamente harmônico.



Eis que o HOC Arquitetura traz hoje um post falando dos objetos e utensílios essenciais em toda cozinha e como coloca-los da melhor forma possível na sua decoração e na sua vida prática.


(Quer reformar completamente a sua cozinha? Vamos fazer juntos, HOC Arquitetura)



01. Barras para pendurar


Parece que em todos os lugares que olhamos atualmente, elas estão lá! Seja na revista mais descolada, na mais básica, nos programas de tevê sobre reforma ou mesmo nas inspirações diária do HOC Arquitetura, as barras para pendurar e organizar utensílios na cozinha estão super em alta e não é atoa.



Além de deixar tudo sempre a mão, essa é uma ótima forma de decorar! O segredo para ter o melhor resultado possível é pensar bem nos utensílios que você mais usa no seu dia a dia e ir comprando aos poucos, sempre seguindo o mesmo padrão estético, material e cor.



Infelizmente, por conta de todo esse sucesso, os valores dessas barras e seus respectivos ganchos e suportes é muito elevado! Por isso, fique atento às alternativas, como essa placa perfurada, pintada e adaptada com ganchos para organizar seus utensílios pendurados.




02. Escorredor de pratos e talheres


Um dos maiores desafios das cozinhas compactas atualmente é escolher um escorredor que irá ajudar a resolver seu problema de espaço. Produtos versáteis como escorredores embutidos aos armários, aqueles que podem ser transportados para o interior do armário como porta-pratos ou mesmo as prateleiras suspensas com escorredor sobre a pia .



(Vamos planejar os armários para ter mais espaço na sua cozinha? Fale conosco!)


03. Cepo e conjunto de Facas


Utensílios de primeira necessidade: as facas devem ser resistentes e confortáveis de usar. Existe um conjunto básico:


- Faca do Chef;

- Faca de Pão;

- Faca de Legumes;

- Faca do Açougueiro;

- Afiador;

- Tesoura;



Para guardar e dispor compondo a decoração, escolha um bom cepo, eles tem destaque como objetos de decoração e você também pode optar pelo DIY com um vaso de vidro e palitos de churrasco, ou você pode coloca-las em um imã.




04. Tábuas para corte


É importante ter no mínimo duas tábuas, uma para carnes e uma para legumes, verduras e frutas frescas. A maioria dos blogs aconselha o uso de tábuas de resina, plástico ou vidro pela facilidade de limpeza,


Mas por aqui ainda preferimos as tradicionais tábuas de madeira! Pra melhor conservação, lembre-se sempre de lava-la com sabão neutro, não deixa-la imersa em água, e seca-la bem!



Para uma melhor secagem, prefira deixa-las penduradas ou apoiadas na vertical, respeitando os veios da madeira para deixa-la respirar. Estas tábuas podem fazer parte da decoração de sua cozinha, sejam penduradas em meios aos outros utensílios ou juntas num pequeno kit próximo ao fogão.


05. Temperos


Super impostantes para aqueles que gostam de cozinhar como um verdadeiro chef, os temperos tem que estar sempre à mão! Mas onde colocar?


Atenção! Não aconselha-se colocar os temperos, sejam secos ou frescos, próximos ao fogão. O calor e o vapor podem alterar o sabor, a textura e até estraga-los.


Eis que se tornou muito popular pendurar as especiarias e deixa-las à vista, fazendo com que os seus recipientes façam parte da decoração da cozinha, como na imagem abaixo: é organizado e todas essas cores, tornam esse utensílio como um quadro de sabores!


E o mesmo vale para as hortas de temperos frescos: Vamos pendurar tudo!

(Quer saber como fazer sua horta em casa? Leia nossas super dicas!)

06. Lista de lembretes da cozinha


"Nossa, mas isso é essencial?" SIM! Todos temos uma vida agitada nos dias atuais não nos lembramos das coisas.


Como as famílias atualmente são menores e não temos mais a necessidade de estocar comida em casa como antigamente, é preciso estar atento às faltas e aos exageros que cometemos ao comprar comida ou ao deixa-la estragar porque nos esquecermos.


Segundo especialistas, o ato de escrever faz aumentar a probabilidade de nos lembrarmos, afinal demanda tempo e concentração da nossa parte. Como todos temos que comer, a cozinha é um bom lugar para colocar uma lista de lembretes em casa!


Seja a lista do mercado, a lista de alimentos perecíveis na geladeira, a lista de comidas prontas guardadas, a validade do pão e do leite, os utensílios que estão em falta na sua cozinha ou o cardápio da semana, você pode ter ali um espaço que vai ajudar você a se organizar na rotina da sua casa e da sua alimentação.


(Leia aqui o nosso post prático sobre lousas!)

07. Limpeza sempre a mão


Talvez a maior dificuldade de se ter uma cozinha bem decorada e organizada é conciliar isso aos produtos e utensílios de limpeza.


Alguns projetos de armário visão aproveitar o espaço sob a pia e colocam gavetas que contorna a cuba da pia por baixo. Esse é um ótimo espaço para os produtos de limpeza, esponjas, panos, ect.. Afinal, não é um espaço aconselhável para colocar alimentos e utensílios de mesa (pratos e copos).

Mas quando o assunto é cozinha, o seu melhor amigo na hora da limpeza é a toalha de papel! Super essencial, é sempre bom ter à mão.


Exitem suportes específicos para você anexar aos armários, mas para quem prefere não deixar à vista e tem a oportunidade de planejar os armários com um espaço determinado para isso, uma dica é coloca-lo próximo ao lixo, como na imagem.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

A Equipe do HOC Arquitetura está sempre a disposição para ajudar a criar a cozinha dos seus sonhos!

Lembrando que todas as imagens estão disponíveis no nosso Pinterest!


Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS