top of page

Sua sala com cozinha integrada: você pode estar cometendo esses 5 erros


Decorar um ambiente não é tarefa fácil, quem dirá dois!


Todos já ouvimos alguns jargões clássicos do ramo imobiliário, como: conceito aberto, ambientes integrados, cozinha americana, entre outros tantos, certo??


Mas qual é a promessa de todas essas expressões trazem? MUITO ESPAÇO para viver, receber e estar!


Seja lá o tamanho de seu espaço, eis que começa a avalanche de referências, que ajudam e ao mesmo tempo confundem a cabeça de muitos na hora de juntar tudo e colocar em prática o ambiente.




E foi para você, que já tem seu espaço quase completo, que decidimos fazer esse post com alguns dos erros que você pode ter cometido na decoração da sua sala com cozinha integrada:



IGUAL NÃO! COMPLEMENTAR!


Sim, os ambientes estão unidos, mas a escolha de como trata-los é sua!


Há muitas formas de se pensar a decoração nesses casos, as principais são: trata-los como uma coisa única ou espaços independentes usando de revestimentos que expressem a sua intensão. Por exemplo:


- Para unir:

Usar o mesmo piso como base, é sempre uma boa forma de criar uma conexão entre cômodos. Para esse caso específico, prefira os pisos vinílicos, cerâmicas ou porcelanatos, pela sua durabilidade e resistência à água.

Nas paredes, procure usar cores análogas e estampas que não se agridam, principalmente no uso de papel de parede em concordância com pastilhas da rodabanca.

Nos móveis, o uso de cores análogas e texturas que se relacionem também ajuda.

Mas no caso do uso de muita textura de madeira, cuidado com os tons de cada uma!



- Para dividir

O uso de padrões de piso diferentes já um enorme divisor para ambientes.

Quanto às cores, o uso de padrõs análogos, ajuda a suavizar a separação, porém o uso de cores contrastantes pode gerar um incomodo visual. Cuidado na escolha!

Quanto às texturas, lembre-se que mesmo que você decida mante-los separados, eles ainda estão integrados! Não se empolgue na escolha de padrões e texturas, pense sempre na harmonia visual.





ARMÁRIOS QUE DECORAM (E ESCONDEM)


Como já foi comentado, o revestimento dos armários é algo muito importante, mas mais importante ainda é a presença deles! rs



Muito provavelmente você já salvou um pin com aquelas belas cozinhas e suas prateleiras abertas cheias de louças maravilhosas, certo?



Mas isso não funciona no mundo real! Esse tipo de local para armazenamento exige uma organização sem igual e pode ser tornar um agente causador de estresse ou até um motivo para você não querer usar a sua cozinha para na desorganizar a sua cozinha.


Além disso, se você está nessa pela estética, muito provavelmente vai querer combinar tudinho e esse sentimento só vai piorar quando, do seu sofá, você tiver plena visão de todo o seu jogo de jantar desparelhado empilhado.


É bom poder ter um lugar para esconder aquela panela manchada, a forma amassada ou o pote de sorvete que virou “tupperware”. rs



COIFA, SUA MELHOR AMIGA!


Não importa se você tem as maiores janelas do mundo, não há ventilação natural que te salve do aroma da sua refeição dominando a sua sala com cozinha integrada!


Por isso, vale o investimento em uma coifa com potência e tamanho suficiente para o seu espaço. Fogões e cooktops de quatro bocas pedem coifas com largura de 60 cm e os de cinco ou seis bocas necessitam das com largura de 90 cm.



Outro fator importante é para onde vai isso tudo! O que chamamos de coifa é o equipamento que aspira o ar e o leva por dutos até a área externa, já o exaustor/depurador é aquele que filtra o ar, apenas.



NÃO MAIS UTENSÍLIOS ALEATÓRIOS


Pode chamar de detalhismo e até de chatice, mas quando a sua cozinha faz parte da sua sala é sim importante pensar bem na escolha dos utensílios e equipamentos que você terá a mostra.


Escorredores de louça podem ser tornar os maiores vilões da história da sua decoração se você não pensar bem ao escolhe-lo ou onde esconde-lo.


Mas não exagere! Não precisa ser tuuuuudo de uma cor só ou tuuuudo cromado nem nada do tipo. O segredo é só um: pense na hora de escolher! E se precisar, peça ajuda!




AUMENTANDO E DIMINUINDO


Ambientes integrados fazem com que todo o espaço pareça maior! Será?


Há uma intensa discussão sobre se integrar sala e cozinha realmente deixa sua casa mais ampla, funcional e espaçosa. Sempre temos os que concordam e os que discordam, mas a verdade é que depende. Depende da forma dos espaços, das dimensões e, principalmente, da decoração!


E não é uma questão de minimalismo, nem de usar apenas cores claras, não. Você pode ter um projeto cheio de texturas, tons escuros e vários elementos de mobiliário, e ainda assim obter um resultado incrível, como é o caso da família Crem.


Quer saber mais sobre arquitetura e decoração? Siga o HOC no Facebook e Instagram!


Todas as imagens no nosso Pinterest!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page