top of page

REFORMA FÁCIL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBE PAPEL DE PAREDE

A decoração com papel de parede está cada vez mais presente na casa das pessoas! E as vantagens desse tipo de material são muitas: são baratos, fáceis de aplicar, tem uma enorme variedade de padrões e cores, entre outras características.


Entretanto, para você fazer a melhor escolha para o seu caso, é necessário que você saiba de todas as vantagens, desvantagens e opções existentes para você, não é mesmo? E é aí que entra o trabalho do arquiteto: te apresentar opções e tirar todas as suas dúvidas!!


Afinal, nosso trabalho não é escolher por você, mas te ajudar a fazer a melhor escolha possível para o seu lar dos sonhos!!



Pensando nisso, reunimos todas as informações que você precisa ter na hora de escolher se o papel de parede é a escolha certa para você!


Tipos de papel de parede


Existem diversos materiais com os quais são feitos os papéis de paredes e cada um deles é ideal para um tipo de situação. Vamos conhecer eles:


-Vinílico: Feito de PVC, é a melhor opção para locais externos, úmidos e/ou com alta incidência de luz natural. Pode ser aplicado sobre paredes irregulares, tem alta durabilidade e pode ser lavado com detergente neutro e esponjas macias.


-TNT: o famoso papel de parede em tecido! Na realidade, o TNT não é exatamente um tecido, mas sim uma composição de fibras de poliéster e celulose. Ele é resistente à incidência de luz e pode ser aplicado em paredes regulares ou não apenas com cola branca. É indicado para todas as áreas e sua limpeza pode ser feita também com pano úmido.




-Acetinado: Não é tão resistente quanto as opções anteriores, mas tem uma ótima vantagem: ele é antialérgico! Além de ter um toque suave, a textura desse papel de parede não acumula poeira e é ideal para quarto de crianças.


-Mica: Provavelmente a opção mais diferente entre as existentes no mercado, essa opção é composta por uma seleção de pedras e é bastante delicado. Sua limpeza deve ser feita por espanador de pó apenas.



-Tradicional: O papel tradicional é realmente papel: feito de celulose. Ele é uma das opções mais sensíveis, porém, tem o menor custo. Por conta de sua fragilidade, deve ser aplicado apenas a superfícies lisas e limpo com panos secos e espanadores.


-Alto-relevo: Este modelo está super em alta! O papel de parede em alto-relevo possui uma espuma interna que cria as formas em relevo. Por ser um material um pouco mais delicado, evite aplica-lo em áreas úmidas e utilize panos secos e aspirador de pó para sua limpeza.



-Veludo: O papel de parede de veludo é muito sensível, apesar de muito rico. Ele é ideal para trazer elegância para os seus ambientes, mas deve ser colocado em locais secos, com pouca circulação e longe da incidência solar. Sua limpeza deve ser feita apenas por espanador de pó.


-Poliéster: Outra opção interessante para ser aplicado em áreas de grande circulação e áreas molhadas. Muito resistente, o papel de parede de poliéster pode ser limpado com um pano úmido.



-Emborrachado: Por ter uma camada de EVA na sua composição, ele é muito resistente e ideal para áreas úmidas. Pode ser limpado com detergente neutro e uma esponja macia.


-Adesivo: A vantagem dessa opção é clara: ele é autoadesivo! Feito de material resistente, esse papel de parede pode ser aplicado em qualquer ambiente sem a ajuda de cola, o que diminui o custo do processo.


Como aplicar


Existem várias formas de se aplicar o papel de parede com diferentes níveis de dificuldade. É importante lembrar que a maior parte dos papéis exigem que a superfície de aplicação esteja lisa, então não esquecer de dar aquela lixadinha, ok?


Listamos aqui as formas mais comuns de aplicação:


-Autoadesivo: a forma mais prática de aplicação! O papel já vem com uma cola própria (como se fosse um adesivo). Sua preocupação nesses casos é a junção entre as folhas para não desencontrar o desenho e a utilização de uma espátula para que não se criem bolhas de ar.



-Cola em pó: Essa tarefa deve ser utilizada por mais de uma pessoa! A cola em pó deve ser diluída em água por pelo menos 30 minutos e permanecer no papel de parede cerca de 5 minutos antes de ir a parede. É uma das técnicas mais demoradas de aplicação.




-Cola ativada pela água: Alguns modelos de papel de parede vêm com um tipo de cola especifico que é ativado pela água. Você deve aplicar a cola na parede, porém, na distância da borda do papel de parede (não se esqueça de medir bem!) e borrifar um pouco de água para ativar a cola. Em seguida, cole o papel de parede.


-Cola branca: para alguns papéis como o de TNT e o tradicional, a cola branca normal já resolve o problema da aplicação! Espalhe bem a cola com um pincel nas bordas do papel de cole-o na parede. Tome cuidado na hora de juntar os desenhos!


Padrões


A quantidade de padrões de papéis de parede existente no mercado é enorme! Você vai encontrar desde listras e padrões geométricos a arabescos e folhagens. Você ainda pode encontrar revestimentos imitando materiais como tijolinho, madeira e linho.



Mas atenção: tem uma diferença entre padrões de papel de parede e gravuras. O papel de parede tem um padrão que pode ser repetido infinitamente, já a gravura, é um desenho com tamanho certo (começo e fim), sem a possibilidade de ser aumentado. Outra diferença é o material com que as gravuras são feitas, geralmente tem uma quantidade menor de variedade de materiais.



Onde aplicar


Os papéis de parede podem ser aplicados em todos os ambientes e, dependendo da sua composição, podem até mesmo ser aplicados em áreas externas (Vinílico). Tome cuidado na hora de escolher e não esqueça de preparar a superfície que vai receber o papel: quanto mais lisa, melhor!



Ambientes


Esse revestimento pode ser aplicado em todas as paredes ou apenas em uma parede de destaque. Em questões de decoração, ele pode ser utilizado em todos os ambientes de diversas formas:


-Sala: Tanto na sala de estar, como na sala de jantar, ele pode ser aplicado em todas as paredes ou em apenas uma. Não há padrões ideais nesse caso, podendo ser utilizados desde formas geométricas a flores, folhagens e formas mais divertidas.



-Cozinha: O ideal é a escolha de materiais mais resistentes nesses casos para serem usados na área de bancada. Os padrões a serem usados nesse ambiente também são livres.



-Quarto: O uso mais comum é a utilização de papel de parede atrás da cama, para dar destaque a esse móvel, mas nada impede que ele seja utilizado pelo cômodo todo. Por ser um local de relaxamento, escolha padrões mais suaves. No quarto dos pequenos, procure por temas infantis ou geométricos suaves e dê preferência a papéis antialérgicos.




-Banheiro: É necessário tomar cuidado com seu uso no banheiro. Por mais que alguns papéis sejam resistentes às áreas molhadas, eles não ideais para colocar em áreas de box e/ou em contato com água frequente. O ideal é que este seja usado em lavabos e no local da pia e bancada.



-Outros: Você pode dar asas à sua imaginação! Os papéis de parede podem ser usados para dividir ambientes e são o elemento certo para dar vida a qualquer parede que você ache meio sem graça! Você ainda pode apostar na utilização de papel de parede em portas lisas para ser mais um elemento de decoração!





Espero que nossas dicas ajudem vocês na hora de escolher o papel de parede! Se você estiver precisando de uma ajudinha a mais, venha tomar um café com a gente!!



Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


E não se esqueçam: para mais dicas, informação e inspirações, curta nossa página no face e nos sigam no Instagram.

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page