top of page

REFORMANDO SEU BANHEIRO  - ANTES DE REFORMAR

Somos todos vítimas do Pinterest! Dramas a parte, essa e outras fontes de inspirações fazem com que a vontade de mudar tudo em casa não saia da sua cabeça!


Quem não quer a casa ideal, certo?


Mas nenhum espaço está pronto para ser o seu ideal de morar e, muitas vezes, uma reforma é necessária expressar sua personalidade no espaço, seja num imóvel novo ou no que você já mora.


Infelizmente a palavra “reforma” é temida por novos e antigos proprietários, devido às chances de se tornarem um problemão com atrasos e mais atrasos, sujeira, rombo no orçamento, mão-de-obra mal qualificada, reclamações... isso e muito mais!


E quando o assunto é reforma do banheiro, o desconforto é ainda maior...




Por esse motivo, o HOC BLOG decidiu fazer essa semana a série especial de posts REFORMANDO SEU BANHEIRO!


Hoje, no primeiro, falaremos sobre algumas coisas que você precisa saber antes de começar sua reforma.




“Quando devo reformar?”


Não existe uma resposta certa para essa pergunta, mas na maioria dos casos, ou a motivação vem da sua vontade de mudar ou da necessidade de reformar.


Cada caso é um caso... mas como falaremos ao longo da semana, apartamentos e casa antigos tem mais chances de apresentarem problemas na parte hidráulica, por exemplo, o que leva esses tipos de imóvel a apresentarem mais chances de termos a necessidade de reformar.


Já para os apartamentos novos, a motivação para reformar geralmente vem do desejo de deixar tudo do seu gosto, num investimento de tempo e dinheiro que trará também tranquilidade por mais tempo.




“Quanto eu vou gastar?”


Seria impossível fazer um cálculo padrão para isso, pois são muitas variáveis!


A verdade é que a reforma de áreas molhadas como banheiro, cozinha e lavanderia são sim mais caras do que outros cômodos. Afinal, além dos componentes hidráulicos, louças, metais e revestimentos apresentam um valor elevado em comparação à outros itens de reforma no restante da casa.


Uma dica importante: programe-se! Está inspirado e quer reformar o seu banheiro? Comece a se organizar financeiramente para fazer acontecer conforme suas possibilidades.


Outra dica importante: cuidado com o “Já que...”! A melhor reforma é aquela que atende o que foi proposto cumprindo com os prazos e com o orçamento esperados. Cuidado para não transformar a reforma do seu banheiro na reforma da casa toda! Organização é essencial.





“Preciso reformar e não posso gastar! E agora?”


Não está fazendo isso por prazer e sim por necessidade?


Como arquitetas, sabemos bem que uma reforma pode significar uma alta quantia de dinheiro, e quando feita por necessidade é provável precisa ser feita às pressas e não há uma reserva no seu orçamento para isso. Nesses casos, nossa dica é: guarde para quando precisar!


Acidentes acontecem, as coisas quebram ou terminam e a sua casa também precisa de uma poupança! Estipule um valor confortável dentro do seu orçamento mensal para uma reserva destinada à sua casa e esteja mais preparado.





“Preciso contratar arquiteto/engenheiro?”


Sim! Facilite a sua obra!


Principalmente para a reforma de áreas molhadas, aconselha-se sim a contratação de um arquiteto ou engenheiro e, no caso de alguns condomínios, é necessário contratar esses profissionais para que eles se responsabilizem tecnicamente pela reforma.


Além de projetar seu banheiro como você deseja, usando das melhores soluções para resolver o espaço usando de conhecimento técnico, esse serviço pode ajudar a agilizar a sua obra e fazer com que você economize dinheiro no processo.









“Como é o banheiro ideal?”


O seu banheiro ideal é tudo o que você quer de um banheiro no espaço que você tem disponível para ele, com os elementos que você gosta e dentro do seu orçamento!


Dá pra fazer? Claro que sim! Ele é mais do que possível se você seguir alguns passos básicos:


- Inspire-se com imagens de banheiros que sejam do seu gosto, sempre organizando suas inspirações para entender melhor o que você gosta em cada uma delas;

- Pesquise sobre os elementos que você gosta, aqueles que descobriu nas inspirações;

- Organize-se e programe-se financeiramente para uma reforma;

- Considere contratar um arquiteto/engenheiro para auxiliar em tudo isso;

- Tenha certeza do seu projeto e de cada detalhe dele (revestimentos, louças, etapas, custo, tempo, colaboradores) e do efeito de tudo isso na sua vida e rotina;

- Entenda que por mais organizado que você esteja, problemas podem surgir e reformas levam tempo;

Pronto! Desfrute do seu investimento no banheiro ideal todos os dias!






Gostou do post?

ENTÃO FIQUE LIGADO NOS PRÓXIMOS DESSA SEMANA!


Nossas imagens estão no Pinterest do HOC Arquitetura e você pode acompanhar nossas novidades nas redes sociais do Facebook e Instagram!



POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page