REFORMANDO SEU BANHEIRO - APARTAMENTOS ANTIGOS

Continuando a nossa série especial de posts REFORMANDO SEU BANHEIRO dessa semana, hoje falaremos sobre a reforma de banheiros em apartamentos antigos!



Quando dizemos apartamentos antigos não estamos falando de alguns poucos anos de existência não!!!!


Apartamentos construídos há muuuuuitos anos são conhecidos como caixinhas de surpresas na hora de reformar.


A primeira dificuldade está no mistério: infelizmente muitos desses apês não tem plantas e desenhos técnicos disponíveis no condomínio.


Como assim? É... Pode parecer estranho para você que está acostumado com os lançamentos das construtoras que vem com tudo documentado em textos e desenhos impressos e digitais, mas esses registros muitas vezes se perdem com os anos e isso infelizmente é normal.



Há salvação?


LÓGICO! Você pode fazer o requerimento desse material na prefeitura da sua cidade, porém, isso leva tempo e recursos, o que faz com que muitos proprietários escolham começar a obra às cegas.


Indicado?


NÃO! Mas é nesses momentos que a contratação de um profissional de engenharia e arquitetura para te orientar se mostra essencial para qualquer reforma que queria fazer, especialmente do banheiro e outras áreas molhadas.


Porquê?


Uma das dificuldades que podem existir em um apartamento antigo é que o encanamento ainda pode ser de ferro. O ferro é um material que reage à água, também por isso a maior ocorrência de vazamentos em prédios mais velhos. Quando esse é o caso, não adianta tentar tapar o sol com a peneira, ok? Programe-se para fazer uma reforma hidráulica geral e evite dor de cabeça no futuro.



Além disso, não é estranho encontrar azulejos fora de moda e eventualmente rachados ou quebrados, rejunte carcomido, metais desgastados, entre outros desastres.


(Vamos fazer juntos? Vamos falar sobre o que o HOC pode fazer pelo seu banheiro!)


Se você tem um apartamento antigo com um banheiro que precisa de reforma e pretende vende-lo, há duas opções: você pode vende-lo como está, para que o futuro proprietário reforme e deixe do seu gosto, ou pode reforma-lo e valorizar seu imóvel para venda.


Se essa última opção for sua escolha, a dica é: junto ao profissional responsável pelo seu projeto focar nas questões hidráulicas, de impermeabilização e na escolha de revestimentos, louças e metais que agradem às pessoas de diversos gostos. Outra questão, é sempre se atentar ao orçamento. Desse modo: custo-benefício é o mais importante, qualidade com um bom preço!



Agora, se você pretende comprar um apartamento antigo para reformar...


Como é?

Nunca pensou em apartamento antigo reformado como a casa dos sonhos?


Reformar um apê para que ele fique exatamente como você deseja pode ser uma ótima opção! Não descarte essa possibilidade por medo da obra. Pesquise, informe-se e avalie o custo-benefício de ter uma casa feita para você, para toda a vida. Para isso, conte com o trabalho de um profissional habilitado para ajuda-lo a realizar sua reforma, principalmente ao se tratar de uma área molhada, como o banheiro!


No caso da reforma do banheiro em um apartamento antigo recém adquirido, aproveite para tirar o máximo do seu projeto: mudar a disposição dos pontos de hidráulica, acrescentar pontos de elétrica, aumentar ou diminuir o tamanho do seu banheiro e escolher revestimentos que sejam a sua cara, tudo o que for possível para transformar esse espaço no seu espaço!



(O HOC Arquitetura pode ajudar na sua reforma. Informe-se sobre os valores e invista na opção que melhor atende a você!)



Agora...


RESUMÃO DE DICAS PARA REFORMAR O BANHEIRO DE UM APÊ ANTIGO:


- Contrate um arquiteto ou engenheiro para fazer o projeto e acompanhar a obra, assim terá ajuda profissional para solucionar melhor todos os detalhes da sua reforma;

- Verifique no seu condomínio as regras para esse tipo de reforma, o que é ou não permitido ser feito, qual a documentação a ser entregue e em que horários pode ser executado;

- Programe-se e comece a se organizar financeiramente para fazer acontecer, conforme suas possibilidades;

- Cuidado com o “Já que...”, atenha-se aos prazos e orçamentos definidos no projeto;

- Mudanças de pontos de hidráulica nem sempre são possíveis devido às questões estruturais, nesses casos mantenha-se aberto às sugestões do seu arquiteto;

- Manta impermeabilizante é provavelmente o item mais indispensável em uma obra como essa;

- Banheiras podem ser incríveis, mas nem sempre dá pra fazer acontecer no seu banheiro, seja por espaço ou pela estrutura que talvez não seja suficiente para sustenta-la. Lembre-se: segurança em primeiro lugar;




Quer mais dicas sobre reforma de banheiro em apês novos e em casas? Se liga no BLOG do HOC toda essa semana!



Nossas imagens estão no Pinterest do HOC Arquitetura e você pode acompanhar nossas novidades nas redes sociais do Facebook e Instagram!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle