ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS: Ideias para quartos infantis e a Filosofia Montessori

Em homenagem ao dia das crianças nessa semana, o tema de hoje é quarto infantil!!


O quarto das crianças pode ser um dos lugares mais divertidos de se decorar e também um desafio. O ambiente deve ser pensado para ser o mundo deles, com elementos lúdicos que desenvolvam suas habilidades ao mesmo tempo que deve ajudar a organização dos pais.



Existem alguns fatores que se deve levar em consideração como boa iluminação, ou seja, é necessário tomar cuidado com móveis e objetos de decoração que interfiram na luminosidade proveniente das janelas.


A segurança da criança é um aspecto primordial em qualquer quarto. Quanto mais nova a criança, mais ela vai necessitar de atenção para pontas, materiais que possam machucar, peças que possam cair ou ser engolidas.


Os móveis estão dispostos de modo a não interferirem na iluminação do comodo.


Outra dica importante é separar um espaço destinado a uma pequena mesa para estudos ou atividades. Estimular as crianças a estudar e descobrirem as coisas é essencial em qualquer idade! Por esta razão, objetos lúdicos como lousas, mapas, tintas e luminárias diferenciadas também são itens importantes no quarto.


É importante que a criança esteja cercada de estímulos, mas tome cuidado com a escolha de cores! Cores muito vibrantes podem deixar a criança agitada e interferir nas suas horas de sono.


Cama suspensa que cria uma área de lazer embaixo é uma ótima ideia para seu filho ter um ambiente para explorar.


E por falar em cores, como escolher a cor ideal?


É comum usar rosa para as meninas e azul para os meninos, mas o ponto mais importante de qualquer ambiente é primeiramente conhecer os gostos da criança se ela já tiver idade para escolher.


Temas diferenciados como dinossauros, piratas, espaço, selva e fazenda tem sido muito utilizado, se apropriando de tons terrosos, verdes e azuis, para criar ambiente sem distinção de gênero para a criança. Experimente apresentar a criança para cores e temas variados.


Tema mais voltado a natureza e tons de terra.


Decoração com tema naval.


Padrões e formas geométricas também são boas opções para decoração. Podem ter cores mais suaves pois já são estimulantes por si só, e estar presente nos papéis de paredes, almofadas, tapetes, cortinas e até mesmo mobiliário. As opções de cores variadas também são interessantes para crianças que dividam o quarto.



Existem vários papéis de parede com figuras geométricas em tons pastéis disponíveis no mercado.



E quanto ás crianças que dividem o espaço, existem várias opções de beliches temáticas que compõem o ambiente com escrivaninhas, pequenos playgrounds e balanços, maximizando o espaço e estimulando os pequenos.


Existem várias opções de beliches e camas suspensas diferenciadas no mercado, mas é preciso ficar atento à altura delas em relação à idade da criança e ao tipo de escada que elas oferecem.


E por falar em móveis, tenho certeza que muitas pessoas já ouviram falar da cama montessoriana. Para explicar um pouco mais sobre essa cama, é preciso explicar mais sobre a teoria de Montessori.


A filosofia Montessoriana de educação infantil foi criada por Maria Montessori por volta de 1907. Ela se baseia na criação de um ambiente voltado completamente para crianças, priorizando a autoeducação, ou seja, a independência da criança.


Essa independência seria atingida com elementos que instiguem a curiosidade e a investigação, sem deixar de fornecer a segurança necessária.


Um dos elementos mais importantes, e que também preocupam os pais, são as camas. Elas devem ser posicionadas no chão, com estrutura que lembre uma “casinha”, inclusive para bebês.



Cama montessoriana com estrado para proteger do frio.



A principal razão desse posicionamento seria para que a criança tivesse maior autonomia na hora de deitar e levantar, uma vez que o berço a torna dependente de um adulto para acessa-lo. A ideia aqui seria evitar restringir o movimento das crianças.


Entretanto, para evitar que o bebê muito pequeno role para fora do colchão, é possível colocar almofadas de proteção. Para evitar que o colchão seja atingido pelo frio do chão, é possível colocar um pequeno estrado de madeira embaixo, ou mesmo tapetes de EVA.


Proteção com pequenas grades e almofadas.


Como o principal objetivo é a estimulação infantil, todos os móveis e brinquedos devem estar na altura da criança e de fácil acesso, com exceção daqueles que oferecem algum tipo de risco.


Os espelhos são outro elemento importante para o quarto montessoriano. Eles devem ser posicionados na vertical perto da cama dos pequenos para que eles se acostumem com o reflexo e aprendam a se reconhecer.


Cama com espelho para criança se reconhecer.


Usa-se barras fixadas à parede também para auxiliar crianças menores na sua locomoção independente, sem a ajuda de um adulto. Esse item pode ser descartado à medida que a criança cresce.




Elementos de estimulação sensorial são muito importantes. A utilização de tapetes, texturas nas paredes e nos tecidos, além de luzes diferenciadas são muito bem-vindas e instigam os pequenos a explorar o seu mundo.


Para os mais crescidinhos, pode dispensar armários grandes no quarto e substitui-los por araras e roupas a mostra. O intuito seria que as roupas ficassem visíveis e de fácil acesso para as crianças escolherem sozinhas e vestirem.




Especialistas afirmam que a disposição do quarto deve ser modificada a cada 15 dias para que os pequenos sempre tenham coisas novas a explorar. As mudanças também devem ser feitas de acordo com a idade, adicionando e removendo itens.


O intuito dessa filosofia é que a criança desenvolva autoconfiança, habilidades motoras e independência para lidar com situações ao longo da vida.


Gostaram do quarto montessoriano? Trouxemos para vocês mais alguns exemplos de quartos diferenciados para vocês se inspirarem mais!



Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Gostaram do post de hoje? Não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar com os amigos!


Nos deixem um like no Facebook e nos sigam no Instagram para ficar sabendo de todas as nossas novidades e inspirações!


Está inspirado? Vamos fazer juntos? Acesse aqui e saiba como podemos te ajudar!



POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle