ESPECIAL DE NATAL: Um pouco de história

Entramos em dezembro e a primeira coisa que pensamos é no Natal! Para muitas famílias, é a comemoração mais importante do ano, quando você se reúne com todas as pessoas que você ama e partilha de momentos de alegria.


O Natal possuí várias tradições que são repetidas durante milhares de anos como as decorações de natal, a montagem da árvore, a ceia e a troca de presentes e o HOC Arquitetura vai passar o mês todo falando sobre cada uma dessas tradições e te dando super dicas e inspirações!!



Mas hoje, como é tradição também no HOC Arquitetura, começaremos contando um pouquinho de história!


Todos conhecem o Natal como um feriado cristão, que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Entretanto, não se sabe ao certo a data que Jesus nasceu, uma vez que no começo da Igreja Católica eram comemoradas muitas passagens da vida de Cristo, porém, não era comum comemorar o nascimento das pessoas, assim como o aniversário.


A comemoração do nascimento de seu Senhor pelos adeptos da Igreja acabou sendo uma necessidade por volta do século IV e, como não haviam muitos registros de datas, o Papa Libério adotou dia 25 de dezembro como data comemorativa no ano 354 d.C.


Presépio decorativo artesanal


E por que essa data?


No hemisfério norte, dia 25 de dezembro corresponde ao solstício de inverno, ou seja, a noite mais longa do ano. Em algumas culturas, essa data já era comemorada a cerca de 7 mil anos antes e era celebrado o renascimento do sol depois de uma longa noite, em outras palavras, o renascimento da luz depois da escuridão.


Por essa razão, simbolicamente não havia melhor data para o nascimento daquele que seria considerado por sua Igreja como seu Salvador. O nascimento Dele seria a luz após um período de escuridão.



A data já era comemorada pelo mundo todo através de diversas culturas como os persas, os romanos e até mesmo na China, onde até hoje é celebrado o yin-yang, que representa a harmonia da natureza.


As comemorações com banquetes e trocas de presentes também estavam presentes em várias culturas. Hoje é uma data que traz esperança de tempos melhores e comemora a harmonia, a paz e o amor entre os homens.


E o nosso querido Papai Noel??


Essa figura foi inspirada em uma pessoa de carne e osso! No ano de 221 d.C. havia na cidade de Myra (hoje conhecida como a Turquia) havia um bispo muito rico e bondoso chamado de Nicolau de Myra. Ele costumava ajudar as pessoas mais pobres deixando saquinhos com moedas de ouro próximas às chaminés das casas.



Ele foi transformado em santo (São Nicolau) e teve vários milagres atribuídos a ele. O seu dia de comemoração foi determinado a ser dia 6 de dezembro e era tradição as crianças esperarem a visita do bondoso velhinho para ganhar presentes. Na Alemanha, a lenda de São Nicolau foi associada a troca de presentes no Natal e difundida pelo mundo.


A lenda do Papai Noel tem tudo a ver com a data comemorativa, sendo um tempo de solidariedade e compaixão pelas pessoas. Ele recebe diversos nomes ao redor do mundo, mas sua aparência começou a ser formada por um desenhista alemão chamado Thomas Nast.


Nast publicou na revista norte-americana “Harper’s Weekly” um desenho do Papai Noel assemelhando-o a um gnomo na floresta. Nos anos seguintes, o desenhista foi aperfeiçoando a imagem do bom velhinho, com um desenho novo por ano.



Papai Noel de Thomas Nast


O desenhista também é responsável pela roupa vermelha e branca com um cinto na região da barriga. Até o século XIX, o Papai Noel era representado com roupas de inverno nas cores marrom ou verde escuro.


No ano de 1931, a Coca-Cola utilizou o bom velhinho de Nast como símbolo de uma campanha publicitária, já que as cores do desenho eram as mesmas da marca. A campanha foi um sucesso tremendo e difundiu a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje, sendo um dos símbolos mais importantes do Natal.


Papai Noel da Coca-Cola em 1931.



Ainda temos muito mais para contar para vocês sobre o Natal! Traremos o mês inteiro dicas sobre presentes, decoração, mesa e muito mais! Sempre com muita informação e inspirações para vocês!




Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest.


Gostaram do post? Não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar com os amigos!


Trazemos sempre muita inspiração e informação nas nossas redes sociais, então nos sigam no Instagram ou deixem um like no Facebook!


Está inspirado? Podemos ajudar! Acesse aqui e descubra como.

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS