DANDO ACABAMENTO: bancadas
Como você leu no It post da semana 5 ERROS NA DECORAÇÃO DA COZINHA QUE VOCÊ PRECISA EVITAR, para muitos a cozinha é a alma da casa.
Desse ambiente tão importante, armários e bancadas são os grandes protagonistas quando o assunto é decoração funcional.
Quer saber um pouco mais sobre armários? Leia o nosso post MUDANDO da semana passada e entenda melhor se o ideal para você é o planejado x sob medida.
(Tem dúvidas sobre seus armários? Fale com a gente! Vamos fazer juntos!)

O DANDO ACABAMENTO de hoje vai abordar sobre bancadas de cozinha, afinal a escolha da bancada da cozinha é primeira e talvez mais importante decisão no projeto desse cômodo.
Além do formato, que vai definir o posicionamento de eletrodomésticos e armários, o material escolhido para a abancada, sua resistência, durabilidade e instalação são algo a se considerar desde o início.
O mesmo acontece com a cuba da pia! Tamanho, formato, material e instalação devem ser escolhidos pensando na funcionalidade e estética do projeto de interiores. Mas isso falaremos no próximo post prático do DANDO ACABAMENTO. Não perca!
Mas, afinal... o que você precisa saber antes de escolher a bancada da sua cozinha?
O essencial
Material de fácil limpeza e higienização;
Material com boa durabilidade e baixa porosidade;
Formato e dimensões apropriados para o espaço e para o uso;
Beleza e design, para compor uma boa decoração;
Partindo para a prática
A altura de cada bancada depende sempre do uso!
A bancada da pia e área de cocção, por exemplo, deve ter em média 90cm, podendo variar segundo a altura de quem vai usa-la.

O que não é o caso das bancadas altas usadas para as refeições, que costumam ter 105cm e são ideais para o uso de banquetas.

Também para essa finalidade temos as bancadas baixas que são usadas como mesas. Elas tem uma altura “padrão” de 75cm e geralmente fazem parte de uma composição de bancadas para cozinha.

“Cada qual com seu cada um”
É difícil falar sobre qual o melhor formato de bancada, pois isso sempre dependerá muito do uso e do espaço disponível. Atente-se às imagens selecionadas para ilustrar os diversos tipos de materiais que podem ser usados e nos modelos de pia. Se tiver alguma dúvida, fale com a nossa equipe! Estamos sempre à disposição para ajudar.
(Você sabia que o HOC tem um serviço de consultoria para sua casa?
MATERIAIS
Granito
Está dentre as mais populares pedras escolhidas para o revestimento da bancada da cozinha. Conhecida pelo bom custo-benefício e durabilidade, pode ser usada em áreas internas e externas.

Devidamente finalizado, tem o aspecto liso e uniforme. Ainda assim, deve se ter cuidado com manchas causadas por líquidos acumulados por muito tempo. Aconselha-se polir de tempos em tempos para manter conservado.

Mármore
Conhecido por ser um material extremamente nobre, o mármore quando usado em bancadas costuma elevar o custo da obra. O diferencial da beleza natural dessa pedra fica por conta das manchas únicas que variam totalmente de acordo com a peça escolhida.

Silestone
Mais caro, o silestone é super resistente e durável. Conhecido como mármore composto, pode ser encontrado em muitas cores, inclusive azul, laranja e outras bem diferentes das disponíveis em materiais naturais.

Quartzo
É um similar ao Silestone, porém mais acessível.
