top of page

DANDO ACABAMENTO: bancadas

Como você leu no It post da semana 5 ERROS NA DECORAÇÃO DA COZINHA QUE VOCÊ PRECISA EVITAR, para muitos a cozinha é a alma da casa.


Desse ambiente tão importante, armários e bancadas são os grandes protagonistas quando o assunto é decoração funcional.


Quer saber um pouco mais sobre armários? Leia o nosso post MUDANDO da semana passada e entenda melhor se o ideal para você é o planejado x sob medida.


O DANDO ACABAMENTO de hoje vai abordar sobre bancadas de cozinha, afinal a escolha da bancada da cozinha é primeira e talvez mais importante decisão no projeto desse cômodo.


Além do formato, que vai definir o posicionamento de eletrodomésticos e armários, o material escolhido para a abancada, sua resistência, durabilidade e instalação são algo a se considerar desde o início.


O mesmo acontece com a cuba da pia! Tamanho, formato, material e instalação devem ser escolhidos pensando na funcionalidade e estética do projeto de interiores. Mas isso falaremos no próximo post prático do DANDO ACABAMENTO. Não perca!



Mas, afinal... o que você precisa saber antes de escolher a bancada da sua cozinha?


O essencial
  • Material de fácil limpeza e higienização;

  • Material com boa durabilidade e baixa porosidade;

  • Formato e dimensões apropriados para o espaço e para o uso;

  • Beleza e design, para compor uma boa decoração;


Partindo para a prática


A altura de cada bancada depende sempre do uso!


A bancada da pia e área de cocção, por exemplo, deve ter em média 90cm, podendo variar segundo a altura de quem vai usa-la.

O que não é o caso das bancadas altas usadas para as refeições, que costumam ter 105cm e são ideais para o uso de banquetas.

Também para essa finalidade temos as bancadas baixas que são usadas como mesas. Elas tem uma altura “padrão” de 75cm e geralmente fazem parte de uma composição de bancadas para cozinha.

“Cada qual com seu cada um”


É difícil falar sobre qual o melhor formato de bancada, pois isso sempre dependerá muito do uso e do espaço disponível. Atente-se às imagens selecionadas para ilustrar os diversos tipos de materiais que podem ser usados e nos modelos de pia. Se tiver alguma dúvida, fale com a nossa equipe! Estamos sempre à disposição para ajudar.


MATERIAIS

Granito

Está dentre as mais populares pedras escolhidas para o revestimento da bancada da cozinha. Conhecida pelo bom custo-benefício e durabilidade, pode ser usada em áreas internas e externas.

Devidamente finalizado, tem o aspecto liso e uniforme. Ainda assim, deve se ter cuidado com manchas causadas por líquidos acumulados por muito tempo. Aconselha-se polir de tempos em tempos para manter conservado.



Mármore

Conhecido por ser um material extremamente nobre, o mármore quando usado em bancadas costuma elevar o custo da obra. O diferencial da beleza natural dessa pedra fica por conta das manchas únicas que variam totalmente de acordo com a peça escolhida.


Silestone

Mais caro, o silestone é super resistente e durável. Conhecido como mármore composto, pode ser encontrado em muitas cores, inclusive azul, laranja e outras bem diferentes das disponíveis em materiais naturais.


Quartzo

É um similar ao Silestone, porém mais acessível.


Madeira

Desde que instalada com os devidos cuidados e tratamentos adequados, a madeira pode ser usada como revestimento da cozinha, mas evitando o contato direto com a água.


Porcelanato

Menos convencional, o porcelanato é uma ótima opção para revestimento de bancadas. É resistente a umidade e dificilmente mancha.


Nanoglass

Nobre e super tecnológico, o nanoglass produzido a partir de resina e pó de vidro, o que o faz durável e resistente a manchas e riscos.


Cimento

Bancadas de cimento queimado ou polido são opções atuais como material de revestimento para a cozinha. Esteticamente moderno e funcional, tem boa durabilidade e é de fácil higienização, desde que corretamente tratado para ter contato com a água.

Corian

Muitos podem não lembrar de imediato o que é Corian, ao lerem. Mas tenho certeza que você já viu pelo menos uma imagem desse material incrível! “Primo” do Silestone, tem uma estética semelhante, mais fosco, com cara de resina e encontra-se disponível em várias cores.

ATENÇÃO! Acabamento é coisa séria! Antes de contratar esse serviço, conheça as opções que fazem toda a diferença no resultado final da sua bancada!



Gostou? Então fiquem ligados!


Depois de tantos materiais para bancada e lindas imagens ilustrativas que selecionamos no Pinterest do HOC, fiquem ligados para o próximo post prático do DANDO ACABAMENTO: pias!


Gostou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e não deixe nos seguir nas redes sociais!


HOC Arquitetura e você, vamos fazer juntos!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page