top of page

FAÇA SUA PRÓPRIA COMPOSIÇÃO DE QUADRINHOS!


Assim como o “pretinho básico“ é para o guarda-roupas, os quadrinhos são talvez os maiores curingas da decoração de qualquer ambiente.


Muito mais acessíveis que os grande quadros, um conjunto de quadrinhos também traz personalidade e vida às paredes lisas e sem graça. E uma das maiores qualidades desse artifício decorativo é:


QUASE NÃO DÁ PARA ERRAR! (Você pode deixar lindo, não se subestime!!!)


Mas se ainda assim você tem receio de colocar toda sua expressão criativa nas paredes e não gostar, aqui vão algumas DICAS MUITO PRÁTICAS de como distribuir seus quadrinhos em uma composição!



01 .TEMA


Apesar de parecer meio clichê, um dos maiores segredos para acertar nos quadros é respeitar o tema da sua decoração e a personalidade dos membros da casa. Pode até não parecer, mas é muito simples!



Basta você entender o que te motiva e inspira, pois se você parar para observar, é isso o que você expressa a todo momento na escolha dos elementos do design da sua casa. Isso acontece a todo momento, inclusive quando você seleciona as referências para compor seu espaço.


(Quer visualizar como ficará a decoração da sua casa a partir das referências que você mais gosta? Aqui no HOC Arquitetura temos o Mude+, onde você vê tudinho em um projeto 3D. Saiba mais!)



Os quadros tem que transmitir a mesma ideia do restante do ambiente, por exemplo:

- Num quarto jovem ou numa “man cave” com a temática “geek”, nada mais justo que usar quadrinhos do mesmo tema;

- Se a temática é de humor, use as ilustrações e frases nos quadrinhos para expressar isso de forma mais clara e evidente;

- Em espaços mais "clean", prefira as imagens mais simples e conceituais, substitua frases elaboradas por uma única palavra carregada de significado.



02 .CORES


A cores são outro aspecto que fazem uma diferença enorme na composição.Obviamente é importante respeitar o estilo do ambiente no que diz respeito às cores.


Em espaços monocromáticos você tem duas opções: usar os quadros como toques de cor complementares ou mesmo análogas, criando contraste, ou optar pelo uso das mesmas cores em tons diferentes, reforçando essa predominância cromática.



Outra coisa que precisa de atenção quanto às cores é o equilíbrio na própria composição. O ideal é que na hora de montar a posição dos quadros é preciso pensar no equilíbrio de tamanhos e cores, ou seja, distribuir os itens semelhantes em lados opostos, por exemplo.



03 .MOLDURA E PASPATUR


Outra forma de facilitar na hora compor quadros usar a moldura da mesma cor, espessura e estilo para todos. Não com isso que composições com molduras diferentes sejam erradas ou ruins! Algumas das mais bonitas que já vi, aliás, tem uma diversidade enorme de molduras. A questão apenas é que esse é um passo a mais, então vamos dominar o básico primeiro.


Mas como escolher a moldura? Bem, a moldura e o “paspatur” dependem inteiramente das gravuras que você tem e da intenção que você quer colocar nos quadros.


(Sim! Paspatur!!! Sabe aquele contorno entre a gravura e a moldura? Esse é o nome! Para saber mais, clique aqui)


Se com ilustrações preto e branca ou frases, por exemplo:

- Neutralidade: Moldura escura e paspatur branco/claro;

- Intensidade: Moldura escura e paspatur escuro/no mesmo tom;

- Leveza: Moldura clara e paspatur mais claro/no mesmo tom/branco;


Se com ilustrações coloridas ou com uma cor predominante, por exemplo:

- Neutralidade: Moldura mais escura sem paspatur;

- Destaque: Moldura e paspatur no mesmo tom predominante do quadro;

- Intensidade: Moldura e paspatur da mesma cor, de preferência mais claros;

- Leveza: Moldura escura e paspatur branco/claro;




04 .DISPOSIÇÃO


Decidir uma distância padrão entre os quadros ajuda a hora de montar! Veja alguns exemplos de distribuição entre eles:


-CENTRO

Um quadro principal (geralmente maior) no centro e os outros ao seu redor, numa mesma distância!


-GEOMETRIA

Combinar vários quadros de diferentes tamanhos , montando uma geometria maior na parede. Para facilitar na hora de respeitar a distância padrão entre eles, uma dica é começar com os quadros maiores no centro!


-EIXOS

Respeitar eixos fixos na horizontal ou vertical, cria um desenho diferente e muito harmônico. É uma das formas mais fáceis de fazer uma composição equilibrada!


-SENTIDO

Ótimo para escadas! Componha no sentido diagonal.


-ALEATÓRIO E DIVERSIFICADO

Combinar vários quadros e também outros objetos, para criar uma composição mais rica em detalhes!



05 .DICA MEGA IMPORTANTE ANTES DE COMEÇAR:


Faça a montagem da disposição dos quadrinhos no chão da sua casa! Assim você pode ter mais segurança na hora de decidir as distâncias entre eles e posições mais adequadas para que sua composição fique mais harmônica!




Há também outras inspirações com dicas de composição que funcionam:


Todas as nossas imagens estão disponível no Pinterest! Para mais informação, dicas e inspirações, não deixe de curtir nossa página no face e nos seguir no Instagram!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page