top of page

MUDANDO: Móveis de palete / pallet

Para ter a casa que desejamos, muitas vezes é preciso mudar!


Às vezes mudar de casa, outras vezes simplesmente mudar a SUA CASA.


Por mais assustador que possa parecer, mudar o seu espaço não significa necessariamente jogar o que voê tem fora e comprar tudo novo. Quando a proposta é economizar, nada melhor do que investir em soluções criativas para repaginar seus ambientes.



Se como a lídia, cliente do MUDE + do HOC Arquitetura, você não tem muito dinheiro para investir na redecoração da sua casa, os móveis de pallet podem ser uma opção maravilhosa para você.


Falando nisso, você já conhece o MUDE + da sala da Lídia? Clique aqui e descubra!


Vamos decorar com PALLETS!

Para quem ainda não associou de onde vem os pallets, eles são pricipalmente usados no ramo da logística e transporte de volumes de cargas, equipamentos, entre outras mercadorias diversas. Talvez você já tenha visto em algum depósito ou em algum mercado atacadista, sendo movido por empilhadeiras.


Nesses casos eles podem parecer peças sem nenhum valor estético, mas a possibilidade de reciclagem desse objeto vai surpreender você!


Fáceis de serem encontrados, os pallets são super versáteis quando reciclados e transformados em móveis para a casa toda. Afinal de contas, se trata de um material base muito resistente, uma vez que auxilia no transporte de cargas consideravelmente pesadas!


Existem empresas especializadas nesse tipo de produção, mas você pode customizá-los você mesmo de muitas maneiras ao estilo DIY com a ajuda de tutoriais da internet e pode ser mais simples do que parece!


Foi pensando nessa tendência e nas pessoas que procuram alternativas mais acessíveis para mobiliar suas casas que o HOC Arquitetura elaborou esse post com muitas inspirações e dicas práticas. Tem para a casa toda!


PARA SALA


Mesa de café/centro: Aplicação mais simples. Basta empilhar dois pallets grandes, fixar e instalar pés ou rodinhas com trava. Colocar um vidro pode deixar o conjunto mais sofisticado e prático de usar.

Sofá: Também de aplicação simples, após empilhar e fixar os pallets, basta colocar grandes almofadas de assento do tecido de sua preferência e encher de almofadas menores decorativas para encosto. Como o HOC fez na sala da Lídia.

Painel de TV: O pallet é muito prático quando usado para essa finalidade, pois ajuda a esconder os fios por trás do painel. A fixação é o ponto mais importante para a segurança e boa execução desse móvel.

Mesa de jantar: Nesses dois modelos acima, podemos ver também dois modos de fazer. O retangular é mais estável, mas o quadrado comporta mais pessoas.


PARA COZINHA


Ilha para cozinha: Muito similar à estrutura da mesa retangular acima, essa ilha é prática, porém não acrescenta espaço de armazenamento à cozinha, o que pode ser um problema para espaços pequenos.

PARA TODO CANTO

Painel de divisória de ambientes: O efeito do pallet nesse caso lembra muito o efeito dos cobogós tradicionais de cerâmica ou cimento. Muito bonito.


Estante estreita de livros: Muito útil e resistente, ideal para espaços pequenos e estreitos como corredores longos.

Escrivaninha: Nesse formato estreito é ideal para espaços pequenos e pode funcionar com uma mesa multiuso.

Base/estrado para cama: Muito mais resistentedo que as convêncionais camas de compensado.

Bar: Bom mobiliário de apoio para áreas externas, internas e até para as varandas gourmet. Montagem um pouco mais complexa, pois exige desmontagem de algumas partes do pallet. PARA FORA

Móveis para área externa: Apesar de não ser muito aconselhado o uso de madeira em áreas externas, após o devido tratamento, móveis em pallet são muito práticos pois são grandes e resistentes.


PARA DECORAR


Quadro decorativo suporte de xícaras: O pallet pode ser usado dessa maneira quando a decoração é de estilo Rústico, Country Cottage e até Provençal, principalmente se for patinado!


Gostou das referências e inspirações? Com apenas poucos materiais e criatividade você pode customizar e criar um móvel para sua decoração.


Todas as imagens no Pinterest do HOC.


Assim como fizemos com o sofá de pallets do MUDE + da Lídia, o HOC Arquitetura tem ótimas ideias para mudar a sua casa usando alternativas acessíveis!


POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page