5 DICAS PARA DEIXAR SUA COZINHA MAIS FUNCIONAL

Para muitas pessoas, a cozinha é o coração da casa! É onde a família se reúne muitas vezes para preparar ou partilhar uma refeição ou mesmo tomar um cafezinho. E essa relação com a cozinha é ainda maior quando o ambiente é integrado às salas!


Por ser um local onde a maior parte das pessoas irá passar muito tempo, há duas características que toda cozinha tem que ter: aconchego e funcionalidade! Ela deve ser convidativa para a família e amigos passarem tempo lá e fazer com que vocês se sintam bem no espaço.




Porém, ela também deve ser funcional e organizada de forma prática para que você consiga otimizar o seu tempo de preparo dos alimentos. Afinal, quem não gosta de economizar tempo, não é mesmo?

Além disso, a funcionalidade também está relacionada ao tamanho certo para os eletrodomésticos, as distâncias mínimas para que você tenha uma cozinha confortável e a disposição do layout para que você consiga utiliza-la da melhor forma possível.



Pensando nisso, vamos dar para você 5 super dicas para te ajudar a deixar a sua cozinha como a dos seus sonhos, de forma mais funcional e aconchegante!


(Vamos fazer juntos? Marque um café com o HOC Arquitetura! Vamos fazer do seu sonho realidade!!)


Layout


Uma das questões mais importantes para se ter uma cozinha funcional é a disposição das estações e as distâncias necessárias para que se possa usa-las de forma confortável.


Em outras palavras, é necessário lembrar que, com exceção de cozinhas corredor, a disposição da geladeira, pia e fogão deve formar um triângulo para melhor funcionamento da cozinha, mesmo que ela for usada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.


(Quer saber mais sobre cozinhas? Veja aqui em 5 erros na decoração de cozinhas!)



Outra coisa importante para se lembrar é que existem distâncias mínimas entre os aparelhos, a pia e demais componentes da cozinha para que ela seja utilizada de forma mais confortável, ou seja, sem que as pessoas esbarrem na cozinha enquanto cozinham, ou com mais de uma pessoa cozinhando.


(Está com dúvidas quanto à disposição da sua cozinha? Fale com o HOC Arquitetura!!)


Utensílios


Alguns elementos pontuais podem salvar a sua vida quando se tratam de organização! Na cozinha, esses elementos seriam ganchos e suportes que geralmente são colocados abaixo dos armários superiores.



Eles oferecem suporte para espátulas, facas, mexedores, luvas e os mais diferentes aparatos da cozinha para que você consiga ter os elementos que mais utiliza a mão na hora de cozinhar! Alguns mais elaborados oferecem até mesmo suporte para escorredor de louças para cozinhas menores.


E esses elementos de apoio não param por ai! Você ainda pode coloca-los dentro dos armários para pendurar panelas de forma mais organizada, tampas ou até mesmo usar separadores no armário para saber exatamente onde está cada coisa. A organização é parte essencial de uma cozinha mais funcional!



Utilize bem os cantos


Um dos maiores desafios das pessoas na hora de pensarem nas cozinhas são os cantos que pode acabar sendo mal utilizados e se tornando um espaço perdido. Muitas vezes um armário de canto ou um pedaço de bancada acaba sendo inutilizado por ser mal pensado.


E o que fazer nesses casos?


Primeiramente certifique-se de que você poderá acessar àquele espaço se for considera-lo para bancada. Muitas vezes posicionar uma geladeira ao lado de uma quina acaba inutilizando aquele espaço de bancada. Se esse for o caso, opte por armários! Há várias opções que permitem que você tenha acesso ao interior dos armários mesmo posicionados em cantos.


Você pode fazer armários em chanfro para aproveitar melhor o espaço, optar por armários giratórios no interior ou até mesmo gavetas que abram em ângulo, sem prejudicar o desenho da cozinha como um todo!


(Vamos aproveitar melhor seus espaços? Consulte o HOC Arquitetura!!)


Nichos e prateleiras


Principalmente em cozinhas pequenas, é importante tirar proveito de todo o espaço disponível. Em alguns casos o espaço não é suficiente para se ter um armário convencional. Então qual a solução?


Você pode projetar a sua cozinha pensando nos pequenos espaços residuais para criar nichos, ou então prateleiras móveis que podem ser abertas ou fechadas.


No caso de grandes espaços, você pode optar por prateleiras, principalmente as ajustáveis, para você deixar os objetos que mais usa a mão e expostos. Mas lembre-se: os objetos deixados a mostra tendem a ser mais expostos a poeira e outros fatores.



Uma dica muito importante para ter sua cozinha mais funcional é organizar seus armários de acordo com a facilidade de acesso durante o processo de cozinhar com os itens que você mais utiliza. Por exemplo, deixe aquelas panelas que você não usa sempre nos armários mais altos.


(Para deixar sua cozinha o mais funcional possível, consulte sempre um profissional!)


Iluminação


A cozinha pode ser considerada um local de trabalho, devido ao processo de preparo dos alimentos, e por essa razão a iluminação é essencial! Além da temperatura da luz, uma vez que a luz amarela tende a distorcer a cor real dos objetos, é importante prestar atenção aonde uma luz mais focal é necessária.


Uma boa ideia é colocar luzes secundárias nas áreas embaixo dos armários, na região da bancada, afinal, essa região costuma ficar bastante escura devido à sombra dos armários.






Espero que tenham gostado das nossas dicas! Estamos sempre trabalhando para trazer mais informação e inspiração para vocês, então comente o que vocês acharam para a gente!! Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Para mais inspirações e informação, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS