top of page

ESTILO MEDITERRÂNEO: Frescor clean para seus ambientes

O ano está quase acabando e as férias chegando, então, por que não mudar seus ambientes para um estilo que tem tudo a ver com essa época do ano??


Estamos falando do estilo Mediterrâneo! Presente nas regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo como as zonas costeiras da Itália, Grécia, Turquia e do norte da África, esse estilo tem tudo a ver com o verão e o frescor sem perder o ar de cidade grande.




Começando pela arquitetura, pode-se notar que são construções ecléticas, com grandes pés direito em conjunto com grandes janelas para entrada de muita luz natural. Em algumas construções há a presença de elementos curvilíneos, porém irregulares, conferidos pelo método artesanal empregado no passado.


Hotel Raya na ilha de Panarea, Itália.

Como as casas são características de regiões quentes e litorâneas, há a presença de muitas varandas e áreas externas, porém, acompanhadas de pilares e uma cobertura para proteção dos raios solares diretos.


O paisagismo e a integração com a natureza são essenciais para essas regiões, podendo aparecer até na escolha de materiais para revestimento. Pode-se notar muros e revestimentos em pedras em várias dessas construções, juntamente com a madeira crua, ou seja, sem pintura (porém tratada uma vez que está em contato com a maresia).


A cor branca, tanto dos interiores quanto dos exteriores, é uma das características mais marcantes do estilo. Afinal, quando as pessoas pensam na Grécia, por exemplo, uma das primeiras imagens que passam pela cabeça são aquelas várias casinhas brancas em morros a beira do mar, não é mesmo?


Mykonos, Grécia

Porto de Amasra, província de Bartin, Turquia

O interior dos ambientes também tem características próprias, sendo semelhante ao estilo navy da costa dos Estados Unidos.



Primeiramente, vamos falar de cores! Já sabemos que temos a presença do branco, mas podemos ter beges e amarelos em cores claras como base para potencializar a luz natural. Para complementação em móveis e objetos de decoração usa-se bastante tons quentes e terrosos como o marrom, o ocre e o amarelo girassol. Também estão presentes azuis e o verde oliva.


Residência em Mykonos. Os tons terrosos são muito explorados, assim como os materiais naturais.

Temos a presença do branco e do off-white com toques em azul para dar vida ao ambiente


As paredes também podem ser revestidas por pedras nos interiores.


Para o piso costuma-se usar pisos em madeiras claras ou ladrilhos hidráulicos com padrões tradicionais ou terracota com acabamento rústico, e azulejos.


No interior dos ambientes é comum observar a presença de madeira nos tetos, seja como forro ou nas vigas aparentes. A madeira aparece também em caixilhos, móveis e objetos de decoração, sempre a mostra e em tons claros.


Piso em ladrilho hidráulico



Piso em azulejos terracota



Os móveis, por sua vez, são simples e pequenos, sem carregar muito o ambiente. Podemos encontrar madeira, vime e outros materiais naturais. Para os tecidos, a mesma premissa é utilizada, com bastante linho e algodão presentes.


É comum termos sofás compostos por alvenaria ou madeira para estruturação e algumas almofadas na parte superior para formar o assento ao invés de um móvel propriamente dito.


São utilizadas estampas, porém, não muito chamativas e em tons de azul e verde. Elementos em xadrez, listras e até mesmo alguns florais podem ser avistados.



Uma das principais características do estilo é o aspecto limpo proveniente do uso de cores claras e do uso de poucos objetos de decoração, uma vez que a vista das grandes e diversas janelas presentes devem ter atenção dos residentes. Por esse motivo também, não costumam usar muito cortinas e, quando usadas, não devem bloquear a visão das janelas.


O ferro forjado é utilizado para molduras, tanto de quadros quanto de espelhos, lustres e detalhes de móveis e peças de decoração.


Pode-se notar que não há muitos objetos de decoração presentes na cena, fazendo com que o clima do ambiente seja dado pelos móveis e revestimentos naturais. A cortina é simples e não interfere na entrada de luz natural.


A natureza é muito valorizada em espaços exteriores com a presença de plantas, trepadeiras e vasos de flores em diferentes tons para decoração e jardineiras nas janelas.



Nos quartos é comum utilizar o dossel ou mosquiteiro. Nas regiões mediterrâneas, ele é utilizado para afastar os insetos e proteger os residentes, mas também confere muito charme e romantismo ao ambiente!



É importante lembrar que esse estilo está presente em diferentes regiões e, por esse motivo, ele pode ter algumas variações como elementos marroquinos de decoração, padrões turcos, cobogós, entre outros elementos de decoração.


Gostaram do estilo?? Ele é super indicado para criar um clima de alegria e relaxamento nos espaços através de espaços claros, com muita luz natural e com aspecto clean! Temos mais imagens para vocês se inspirarem!!


Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!!

Gostaram? Curtam, comentem e compartilhem com os amigos!! Temos ainda mais informações nas nossas redes sociais!! Curtam nossa página no Facebook ou nos sigam no Instagram!! Está inspirado? Acesse aqui e saiba como podemos te ajudar!!





Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page