top of page

6 ERROS COMUNS NA DECORAÇÃO DE BANHEIROS QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

O banheiro é um dos cômodos mais íntimos da sua casa e, ainda que não seja visitado regularmente por pessoas de fora, ele vai ser utilizado todos os dias para os rituais de higiene e beleza.



Portanto, o banheiro costuma ser um desafio: ele deve ser um espaço de relaxamento e bem-estar e também deve ser muito funcional para auxiliar nos rituais diários. Além disso, uma reforma no banheiro costuma ser o pesadelo de muita gente, afinal, qualquer erro na hidráulica pode se tornar uma dor de cabeça enorme com infiltrações e vazamentos!


E como resolver tudo isso??


O ideal é que a reforma ou a construção do banheiro seja muito bem pensada e planejada de forma a minimizar qualquer problema que possa ocorrer. E a melhor forma de se fazer é através da contratação de profissionais especializados tanto na hora do projeto, quanto para acompanhar a obra.



Como nosso compromisso é sempre inspirar e informar vocês, fizemos um apanhado geral de alguns erros na estrutura e decoração dos banheiros que vão facilitar muito na hora de pensar o de vocês! Espero que seja de grande ajuda!!


Layout


Com o tamanho dos banheiros cada vez menores, é essencial considerar o espaço disponível. Todos queremos grandes banheiras, com pias longas e várias cubas, porém, nem sempre isso é possível, não é mesmo?


Sem planejamento e estudo, o resultado costuma ser um banheiro com peças muito grandes para seu tamanho, o que o torna muito pouco funcional, com pouco espaço de circulação e para realização das atividades básicas.


Também é importante se atentar às proporções. Nada de vasos sanitários ou cubas muitos grandes que não se adequem ao espaço! Assim como móveis desproporcionais dão a impressão do ambiente ser menor, o mesmo acontece com os equipamentos do banheiro.



Se você pretende reformar ou construir o banheiro, certifique-se de medir todo o espaço disponível para os equipamentos hidrossanitários e medir, principalmente as louças, disponíveis na loja para ter certeza de que não ficará muito grande ou muito pequena.


Quer ter certeza que vocês estão aproveitando bem o espaço? Contrate um arquiteto! Ter o projeto do banheiro evita muitas dores de cabeça, principalmente se as instalações hidráulicas forem modificadas, além de te trazer mais segurança em relação ao resultado final do espaço.




Armazenamento


Um problema comum em todo banheiro é locais de armazenamento, ou a falta deles. Seja na região da pia ou dentro do box, é difícil manter o banheiro sem parecer “bagunçado” com produtos para cabelo e de beleza, sem falar em espaço para as toalhas!


E com um banheiro pequeno, tem solução?


Tem sim! Procure armários de banheiro com vários compartimentos, para conseguir organizar os produtos e outros elementos adequadamente. Uma dica importante para banheiros muito pequenos é contar com armários que tenham opções para pendurar toalhas ou papel higiênico, por exemplo, assim integrando o espaço e economizando espaço.



Se ainda faltar espaço, conte os nichos! Pequenos nichos suspensos na parede, sejam eles abertos ou fechados, podem ser realmente um salva-vidas na hora de guardar os produtos que não são sempre utilizados, além de servirem como decoração.



Os nichos também são ótimos opções par organizar produtos dentro do box de forma mais harmônica e integrada à decoração. Nesses casos, eles costumam ser embutidos na parede a uma altura confortável para utilização.


(Consulte um profissional antes de embutir o nicho para certificar-se de que não há tubulação que poderão ser danificadas na parede em questão!!)



Revestimentos


Muitas vezes as pessoas escolhem o revestimento pela estética e deixam outros fatores essenciais de lado na escolha dos revestimentos. É importante lembrar que o banheiro é uma área molhada e, como diz o nome, sempre estará em contato com a água, então é necessário a escolha de revestimentos adequados para essas condições.


Também é necessário lembrar que alguns revestimentos como a madeira podem ser tratados e impermeabilizados para a utilização em banheiro, porém, este é um processo um tanto caro que pode não ter a durabilidade que o seu ambiente precisa. Outros revestimentos como a cerâmica imitando a madeira podem substituir esse revestimento e ter um resultado muito similar sem dor de cabeça.



Iluminação


A iluminação costuma ser um dos itens mais deixados de lado em todos os cômodos. No banheiro não é diferente, onde as pessoas costumam ter apenas uma iluminação central para todo o cômodo.


Mesmo sendo pequeno, o banheiro necessita também de uma luz secundária, principalmente na área da pia, onde será aplicada a maquiagem e outras rotinas relacionadas a pele, barba, etc. Para realização dessas rotinas, principalmente no período da noite, é necessário uma luz mais focal e de preferência mais fria, para dar mais clareza.



Box


A funcionalidade também deve ser levada em conta quando se trata dos boxes. Se você está construindo um banheiro, ou reformando, se atente às medidas mínimas para ter um box realmente confortável (consulte sempre um profissional).


Outro ponto a ser considerado é a abertura da porta. Um erro comum é a colocação de uma porta de abrir em espaços reduzidos, comprometendo a funcionalidade e a circulação do ambiente. O ideal em banheiros pequenos (como são a maioria nos dias de hoje) é a utilização de portas de correr fixadas em dois pontos para uma maior segurança.


Portas camarão além de serem mais frágeis, tendem a ocupar o espaço do box e da abertura da porta.


Objetos de decoração


Um erro comum das pessoas é exagerar na decoração do banheiro! Por ser um ambiente pequeno, uma grande quantidade de objetos de decoração, cores e padrões deixam o ambiente parecendo ainda menor e tumultuado.


E como resolver isso?


É necessário ter critério na hora de escolher os revestimentos e objetos de decoração. Sempre defendemos que qualquer estilo de decoração ou cor é possível de ser aplicada em qualquer ambiente, desde que seja feito da maneira certa! Às vezes é preferível aplicar azulejos com padrões em um pedaço da parede, ou no box, do que em uma parede toda.



Outra dica importante é em relação aos espelhos! No caso de lavabos que são utilizados socialmente, espelhos redondos, com molduras trabalhadas ou divertidas podem ser um charme a mais, porém, no caso de banheiros utilizados no dia a dia, o ideal é ter um espelho maior, que ocupe toda a largura da bancada.


Um espelho grande ajuda não somente a ampliar o espaço, mas também é útil durante as rotinas do dia a dia como aplicar a maquiagem ou fazer a barba!




A funcionalidade e o bem-estar devem estar presentes em todos os cômodos da casa, porém, deve-se prestar ainda mais atenção nos ambientes mais íntimos, afinal, eles interferem diretamente no seu bem-estar diário.


Esperamos que as dicas tenham sido de grande valia para a reforma ou a construção do seu banheiro! Lembre-se sempre de consultar um profissional qualificado para o melhor resultado!!




Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Para mais dicas e inspirações, nos sigam nas nossas redes sociais!!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page