top of page

REFORMA FÁCIL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PASTILHAS ADESIVAS

Algumas vezes, uma reforma pesada é necessária para você ter o ambiente dos sonhos. Porém, em muitos outros casos, não!! Pode-se transformar ambientes inteiros sem ou com muito pouco quebra-quebra e de forma bastante acessível!


E como isso é possível?


Muitas vezes uma cor numa parede estratégica, uma mudança de móveis ou de layout, aquisição de objetos de decoração diferente já fazem toda a diferença!! E nós temos vários aliados disponíveis no mercado para facilitar a nossa vida quando o assunto é reforma.



Um deles é a pastilha adesiva, ideal para quem quer mudar a cara das áreas molhadas. Ela é uma placa adesiva com pequenas pastilhas de vidro ou resina que é autocolante, podendo ser facilmente aplicáveis sobre os revestimentos já existentes!


Elas estão disponíveis a algum tempo no mercado, mas recentemente estão se tornando mais populares. Para quem tem interesse nesse tipo de revestimento, trouxemos muita informação e respondemos suas perguntas para uma reforma mais fácil!


Pastilhas adesivas x Adesivo de azulejo


Apesar de muitos parecidos, eles não são a mesma coisa! Os adesivos de azulejo, como o nome já diz, são adesivos próprios para as áreas molhadas que podem ser aplicados por cima dos azulejos, porém, diferentemente das pastilhas, eles não têm relevo, sendo apenas uma cobertura.


Adesivo de azulejo


Já as pastilhas adesivas também são próprias para as áreas molhadas, porém elas possuem relevo e são bem menores que os adesivos.


E por que isso é importante?


Os azulejos possuem reentrâncias (rejunte) e os adesivos de azulejo podem deixar esse rejunte em evidência. Já com as pastilhas essas reentrâncias não ficam tão visíveis devido ao seu relevo. Preste atenção na superfície que você for aplicar qual o mais indicado.


Pastilhas


Onde posso usar?


E por falar em superfície, uma dúvida comum seria onde essas pastilhas podem ser aplicadas.


Elas são mais indicadas em banheiros, cozinhas, áreas de serviço ou áreas externas (você pode usar até mesmo na piscina!), mas não há nenhuma restrição se você quiser usar no resto da casa!


Pastilhas na varanda


Elas têm uma grande resistência à umidade e às intempéries e geralmente são utilizadas em paredes, mas você pode usar a criatividade. É possível aplica-las sobre azulejos, fibra de vidro, fórmica, madeira, MDF, metal, massa fina, tinta látex, tintas acrílicas, tintas à óleo e até mesmo vidros e vinil!


Um porém que você precisa prestar atenção é caso você queira instala-las perto de fogão, fornos ou áreas quentes. Não são todos os modelos que são resistentes ao calor, por essa razão, procure por modelos que resistem a pelo menos 60ºC.



Tipos de pastilhas


Hoje em dia há uma infinidade de tamanhos, formatos e cores de pastilhas! Há até mesmo algumas com efeito 3D e geometrias, atendendo a todas as necessidades!


Você pode encontrar também pastilhas metálicas em diferentes formatos e tons para ambientes mais despojados ou elegantes. Assim como as pastilhas de vidro ou resina, elas são autocolantes e podem ser aplicadas em qualquer superfície.



Também é possível encontrar pastilhas um pouco maiores, imitando o famoso “tijolinho de metro”. E para aqueles que desenham algo um pouco mais diferente, há também pastilhas hexagonais ou geométricas que deixam o ambiente muito interessante.


Se você utilizar essas pastilhas como detalhes também é possível com a utilização de meias placas disponíveis no mercado.



Em vários locais de venda ainda é possível que o cliente faça sua placa sob medida, com o tamanho, formato e cores desejadas. Você pode escolher até mesmo a cor do “rejunte” que será usado!


Aplicação


O fator mais interessante desse tipo de pastilhas é a aplicação!


Não é necessário quebra-quebra, materiais de construção, sujeira e todos os outros elementos que algumas pessoas tem pavor quando se fala em obra! Elas são autoadesivas, ou seja, são apenas coladas como adesivos nas superfícies.


Geralmente vem em placas de 28x30 cm ou em faixas de 09x30 cm (podendo ter variações dependendo do formato e tamanho das pastilhas) e podem ser aplicadas até mesmo pelo cliente!


Porém, é importante que você se atente a alguns fatores: certifique-se que a superfície a ser colocada está limpa e seca; e tome cuidado com a continuação das pastilhas, as junções das placas devem passar despercebidas. Lembre-se de ter um estilete a mão também para cortar as placas que não couberem em superfícies menores.


Para aqueles que não querem se arriscar, as lojas costumam também oferecer um serviço de aplicação a parte.


Cuidados e durabilidade


Esses adesivos costumam durar cerca de 5 anos sem perder o brilho, dependendo do material, mas exigem alguns cuidados. Elas são fáceis de limpar, então não é necessário que se utilize produtos agressivos para limpeza, que apenas irão prejudicar a durabilidade da peça.



Outra dica é utilizar a parte macia da esponja, evitando a superfície mais dura e esponjas de aço. Para pastilhas com mais frestas e saliências, uma escova de dentes macia é suficiente para limpeza.


Preço


Um dos fatores mais importantes para as pessoas na hora da reforma é o orçamento, afinal, você se planejou para isso durante algum tempo, não é mesmo?


A boa notícia é que essas placas costumam ter um custo muito inferior aos azulejos e demais revestimentos destinados a áreas molhadas. As placas costumam entre R$10,00 a R$80,00, podendo algumas mais personalizadas serem mais caras do que isso. Essa variação de preço depende do material utilizado, tamanho, formato, etc.



Entretanto, para uma troca de revestimentos você teria que colocar na balança não apenas o preço do revestimento, mas também o rejunte e a mão de obra (sem falar na dor de cabeça!), enquanto os adesivos não exigem esses fatores.


Para uma obra rápida e barata, eles são seus melhores aliados!







Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest! Para mais dicas, informações e inspirações, siga-nos no Instagram e curta nossa página no Facebook!

Posts Relacionados

Ver tudo
POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page