6 ERROS NA DECORAÇÃO DA SALA QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

Decorar um ambiente não é tarefa fácil! Em um mundo de referências, gostos e ideias, ainda temos que levar em consideração o espaço disponível, a circulação, a disposição das janelas e mais uma série de fatores para termos o ambiente ideal.


É por esse motivo que as pessoas costumam cometer alguns erros quando estão decorando. Afinal, a referência pode ser muito bonita, mas nem sempre ela é a solução ideal para o seu ambiente! Cada caso tem suas particularidades que devem ser consideradas para melhor aproveitamento do espaço que você tem disponível.



É por essa razão que muitas pessoas recorrem a escritórios de arquitetura para ter sempre o melhor ambiente possível! O trabalho do arquiteto é levar em consideração tudo o que você gosta e o que você quer juntamente com o que é possível fazer no seu espaço e o que ele precisa para que o resultado seja ideal para cada caso.


(Quer saber uma forma fácil de decorar seus ambientes sem erros? Vem saber mais sobre o Mude + aqui!)


Como sempre visamos informar e inspirar vocês, escolhemos alguns pontos que nossos clientes têm dúvidas na decoração da sala, sendo ela a primeira impressão que os seus convidados terão da sua casa. Vamos começar?


Proporção


Esse é um dos erros mais comuns! Muitas vezes as pessoas escolhem sofás bastante volumosos para compor a sala com pouco espaço disponível. O sofá acaba ocupando muito espaço e ficando muito pesado dentro daquele ambiente.


O conforto é fundamental e super bem-vindo, porém, conforto não é sinônimo de tamanho. Existem opções de sofás muito confortáveis que tem um design mais minimalista e são ideais para quem não dispõem de muito espaço.


O sofá muito volumoso faz esta sala parecer ainda menor.



O mesmo é valido para os demais móveis. Estantes, hacks, poltronas e mesinhas de centro devem ser proporcionais ao tamanho do seu espaço, podendo até mesmo eliminar alguns elementos como a mesa de centro caso você não tenha espaço disponível.


O sofá mais minimalista e a estante em aço trazem leveza e faz com que esta sala pareça maior.



(Vamos aproveitar melhor o seu espaço e tirar todas as suas dúvidas? Tome um café com a gente!!)


O inverso também deve ser considerado. Se você tem muito espaço, procure móveis que ocupem uniformemente o espaço. Outra dica importante para quem tem bastante espaço é não encostar todos os móveis na parede, principalmente o sofá.


O ideal é deixar o sofá alguns centímetros desencostado da parede, mas sabemos que com as salas cada vez menores, isso muitas vezes não é possível. Porém, se você tem o tamanho do ambiente ao seu favor, não hesite em deixa-lo um pouco mais solto. Muitos móveis nas extremidades da sala fazem com que seu espaço pareça estar “no limite”. Com o sofá desencostado, sua sala ganha mais profundidade e da sensação de ser maior.


Neste caso, os móveis tem uma pequena distância das extremidades fazendo com que o ambiente pareça maior.



Tapetes


Para trazer mais aconchego para sua sala, o tapete é essencial! Seja ele de fibras naturais ou com mais pelos, é um elemento que se deve ter em toda sala.


Entretanto, o tapete do tamanho errado tende a desequilibrar muito a sala, podendo faze-la parecer muito menor ou muito mais abarrotada do que ela realmente está.


E qual o tamanho ideal de tapete?


Ele deve avançar de 15 a 20 cm embaixo do sofá e das poltronas ou avançar toda a extensão do sofá. Ter esse cuidado é importante pois a principal função do tapete é setorizar os ambientes, então ele deve abrigar os móveis que fazem parte daquela setorização.


O tapete abrange todos os móveis do conjunto.





Decorado de revista


O apartamento decorado da construtora e muitas vezes os de revista mostram ambientes com cores neutras, sem grandes contrastes ou elementos que chamem a atenção. Eles são ideais para vender o apartamento, porém, não dizem nada sobre quem estaria morando naquele local.


Como já havíamos ditos em posts anteriores, é uma necessidade humana se expressar no espaço em que vive. Ter um toque de quem você é com objetos de coração, quadros, almofadas e outros elementos é essencial para dar aconchego ao espaço.


(Vamos fazer um ambiente com a sua cara? Saiba como aqui!)


Os toques de azul fazem toda a diferença!


Outra dica é não ter medo de cores e contrastes! Você pode usa-las em almofadas, mantas e objetos de decoração que podem ser facilmente trocados. Um ambiente sem contrastes se torna monótono e é muito mais provável que você “enjoe” do que aquele com pequenos toques de cor.



Se você definitivamente não gosta de cor, ainda é possível criar contrastes com cores neutras usando tons escuros e claros da mesma variação de cores.


(Quer mais dicas sobre cores? Acesse nosso post com 5 dicas para usar cores nos espaços aqui)


Cortinas


É necessário prestar atenção no tamanho das cortinas em qualquer ambiente. No caso das salas, elas devem encostar no chão, mesmo que a janela seja pequena. Cortinas muito curtas dão a impressão de que o pé direito do local é pequeno e poderá fazer com que o ambiente pareça pesado e desordenado.


O material da cortina também deve ser levado em consideração. Em ambientes pequenos, opte por tecidos mais leves e esvoaçantes para não pesar no espaço. Para salas grandes, o material da cortina é mais livre de acordo com a decoração.



Objetos de decoração


Foi dito anteriormente que a falta de objetos de decoração que remetam à sua personalidade e da sua família é um erro decorativo, porém, o excesso também é!


Salas muito cheias de bibelôs e objetos de decoração tendem a ter muita informação e fazer com que o ambiente pareça menor. Um equilíbrio para esses elementos é muito importante para que o espaço não pareça muito vazio ou muito cheio.


Muitas cores também podem fazer com que o espaço pareça desconexo. Uma dica para vocês: escolham uma ou duas cores base (complementares ou análogas) e trabalhem os objetos de decoração em cima dessas cores, juntamente com elementos neutros, para dar a impressão de unidade.


Iluminação


Um dos erros mais comuns é apostar apenas na luz direta com um ou dois pontos de luz na sala. A iluminação é um fator muito importante para qualquer decoração, sendo ela quem vai climatizar o local.


Sala com spots, iluminação indireta e luminárias secundárias.


Luzes indiretas e secundárias não apenas garantem que todo o ambiente será iluminado de forma impecável, mas também trazem aconchego e podem ser utilizadas para variação de usos e cenários. Afinal, quem não gosta de uma meia luz durante uma noite romântica ou para aquela maratona de filmes?


(Para saber mais sobre sancas e iluminação, vejam o post da semana passada aqui!!)



Querem mais dicas? Curtam nossa página no Facebook e nos sigam no Instagram, sempre temos novidades!!


Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest

POSTS RELACIONADOS
Posts Recentes
Arquivo

Contato:

E-mail: hoc.arq@gmail.com

Tel: (11) 94151-8933

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle