5 ERROS COMUNS NA DECORAÇÃO DE VARANDAS QUE VOCÊ PRECISA EVITAR!

As varandas dos edifícios costumam ser utilizadas como um pequeno espaço ao ar livre, para as pessoas se sentirem mais próximas à natureza com pequenos jardins, ou relaxar com os amigos e familiares com áreas gourmets.


Não importa se a sua varanda é pequena ou uma grande área gourmet, ela é um espaço ideal para você complementar com qualquer ambiente que você sinta falta dentro da sua casa!



E todas essas possibilidades muitas vezes deixam as pessoas verdadeiramente perdidas! E elas acabam cometendo alguns erros comuns na hora de fazer a decoração da varanda. Afinal, a varanda pode ter tantas peculiaridades que sem uma ajuda profissional fica difícil conciliar todas as nossas vontades com o espaço disponível!


Pensando nisso, o HOC Arquitetura decidiu terminar a sequência de erros comuns com a varanda, sempre pensando em auxiliar vocês durante o processo de reforma e decoração de casa!


(Precisa de uma ajuda? Estamos aqui para ajudar vocês! Vamos tomar um café!!)



Funcionalidade


A varanda costuma ser um espaço coringa: cheia de possibilidades!! Como ela não tem uma funcionalidade muito bem definida, você pode abrigar ali aquele cantinho que você sente que faltava no seu apartamento, seja ele uma horta, um lugar para receber os amigos, ou até mesmo um home office!



A primeira análise que deve ser feita é em relação ao tamanho da sua varanda e que funções ela pode ter. Afinal, não adianta querer que a sua varanda abrigue uma churrasqueira com espaço gourmet se não há espaço apropriado nem para um jardim, não é mesmo?


Depois de analisar as suas possibilidades, é a hora de pensar no melhor espaço para você e a sua família! Assim como todos os demais espaços da casa, a varanda deve ser funcional e atender as suas necessidades, portanto, é necessário ponderar se vocês realmente têm o hábito de cultivar um jardim ou de receber a família e os amigos para um grande churrasco, por exemplo.



O mais importante nessa etapa é ser sincero em relação aos seus hábitos e aos dos seus familiares para a criação de um espaço que seja realmente utilizado por vocês.



Projeto


O projeto para ter o espaço ideal é essencial para qualquer parte da casa, porém, ainda mais no caso das varandas!!


E por que isso?


Primeiramente porque geralmente nos edifícios existem várias regras em relação a varanda que devem ser seguidas por todos os moradores, correndo o risco de pagar multas. Do contrário, haveriam muitas modificações na fachada do edifício e ele deixaria de dar a impressão de um conjunto, perdendo sua estética inicial.


Um projeto auxiliaria você a conciliar os seus gostos e necessidades com as regras do condomínio de forma harmônica, alcançando o máximo de resultado possível!


Além disso, um projeto é muito importante tecnicamente já que as varandas costumam ser estruturas em balanço (sem apoio de pilares nas extremidades) destinadas a cargas mais leves. Por essa razão, é muito importante se certificar se a varanda aguenta as cargas que você pretende colocar nela. Muitas vezes, até mesmo um vaso muito grande pode ser um risco para a estrutura do prédio.


Certifique-se de que a laje aguenta a carga antes de colocar um balanço.



E essas coisas devem ser lavadas a sério! Uma varanda mal pensada pode realmente derrubar um prédio (lembrando que a estrutura pode levar alguns minutos ou alguns anos para apresentar deformidade).


(Vamos fazer juntos? O HOC Arquitetura pode fornecer as melhores soluções para você!! Venha fazer um orçamento gratuito!!)



Proporção dos móveis


Assim como devemos ter em mente o tamanho da varanda na hora de definir a sua função, também temos que considerar o tamanho na hora de escolher os móveis! Muitas vezes queremos grandes mesas de vários lugares para comportar toda a nossa família, mas nem sempre isso é possível!



Uma dica importante é prestar atenção no espaço disponível para circulação e para as cadeiras (se houverem). Às vezes as pessoas não levam em consideração que se deve pensar não apenas na largura da mesa, mas também no espaço necessário para que uma pessoa fique confortável sentada em uma cadeira.


Deve-se prestar atenção às mesmas considerações na hora de fazer uma churrasqueira. Uma área de grelha grande pode ser interessante na hora de assar para bastante gente, mas é importante lembrar que também é necessária uma área de bancada para apoio.



(Precisa de ajuda para montar o espaço ideal? O HOC Arquitetura pode te ajudar aqui!)



Materiais


A varanda, ainda que coberta, está exposta ao sol e às intempéries. E, mesmo que a varanda seja fechada em vidro e tenha cortinas, elas não vão permanecer fechadas o tempo todo, afinal, a entrada de um pouco de sol é sempre bom!


Porém, essas condições exigem que você procure móveis e objetos de decoração mais resistentes. Certifique-se de comprar móveis próprios para varanda e áreas externas e tome cuidado com os tecidos! Existem tecidos próprios para áreas externas, impermeabilizados e resistentes ao contato intenso com o sol.



Também é importante prestar atenção em relação aos revestimentos. A área da churrasqueira ainda é uma área molhada e que acumula gordura, então deve ser pensada da mesma forma que a cozinha, com revestimentos impermeáveis e facilmente laváveis.


(Falamos mais sobre revestimentos de cozinha aqui. Fique de olho também nos nossos textos sobre pisos aqui!)



Plantas


Todo mundo gosta de ter um pouco de verde em casa, não é? Para muitos, cuidar do jardim é uma verdadeira terapia!


Mas nem todo mundo tem a mesma disponibilidade de tempo para cuidar de um jardim. E isso deve ser levado em consideração na hora de montar o seu! O ideal para você seria uma planta que precisa de cuidados diários e ser regada mais de uma vez ao dia? Ou uma planta que só precisa de cuidados uma vez ao mês?


Outro fator importante na hora de montar o jardim é a quantidade de sol e luminosidade que a sua varanda recebe durante o dia. Alguns tipos de plantas precisam de sol o dia todo e não irão prosperar se a sua varanda não oferece essas condições. É preciso fazer uma boa pesquisa e análise do espaço que você e que condições ele apresenta par montar o jardim dos sonhos!!




Gostaram das dicas? Não esqueçam de curtir e comentar o post!! Estamos sempre querendo inspirar e informar vocês!!



Sente que precisa de uma ajudinha a mais? Não se preocupe!! O HOC Arquitetura pode auxiliar vocês em projetos de arquitetura e decoração a preços acessíveis!! Vamos tomar um café!!



Todas as nossas imagens estão disponíveis no Pinterest!


Curtam nossa página no Facebook e nos sigam no Instagram para mais dicas e inspirações!!

POSTS RELACIONADOS